10 tendências que devem moldar a hotelaria em 2022

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Considerando o impacto que a pandemia de covid-19 trouxe para a indústria hoteleira em todo o mundo, a Ecole hôtelière de Lausanne (EHL), universidade conhecida por seu trabalho de gestão de hospitalidade, fez uma previsão para as tendências em ascensão que devem moldar a hospitalidade em 2022. À medida que a indústria global se adapta aos protocolos contra o novo coronavírus, dois professores da EHL, Dr. Weisskopf e Dr. Masset, investigaram o que o próximo ano trará para o setor em constante evolução.

"Na EHL acreditamos que um aumento na conscientização do consumidor trará novas oportunidades e tendências à tona, particularmente para a sustentabilidade, saúde e bem-estar. A indústria deve evoluir para se manter relevante para as novas demandas e necessidades dos viajantes em um mundo pós-pandemia", afirma o Jean-Philippe Weisskopf, professor associado da EHL

Unsplash/Marten Bjork
A Ecole hôtelière de Lausanne fez uma previsão para as tendências em ascensão que devem moldar a hospitalidade em 2022
A Ecole hôtelière de Lausanne fez uma previsão para as tendências em ascensão que devem moldar a hospitalidade em 2022
A EHL previu as seguintes tendências de hospitalidade para 2022:

1. Viajantes bleisure (lazer e negócios) e espaços de trabalho em hotéis

Com um modelo híbrido de trabalho, espera-se que o bleisure aumente a popularidade ao longo de 2022. Definido como a prática de estender viagens de negócios para fins de lazer, ou de outra maneira de combinar trabalho e lazer durante uma viagem de negócios, os hotéis precisarão atender a essas demandas e necessidades.

2. Hospitalidade holística, saúde e bem-estar

À medida em que a pandemia de covid-19 permanece, é evidente que as indústrias de saúde e bem-estar continuarão presentes em 2022. Ao lado de medidas de saúde rigorosas para proteger os indivíduos do vírus, o setor de bem-estar continuará a ver alta demanda para curar a mente, corpo e alma por meio da hospitalidade holística.

3. Experiências digitalizadas dos hóspedes

Ao longo dos últimos dois anos, os serviços tradicionais voltados ao cliente tornaram-se contactless (sem contato), com check-in móvel ou check-out e pagamentos sem contato a fim de reduzir a transmissão do vírus. À medida em que a inovação tecnológica continua a evoluir, as instituições de hospitalidade precisarão se adaptar para permanecer à frente da curva, por exemplo, o reconhecimento de impressões digitais ou facial em breve se tornará uma conveniência esperada para os hóspedes que acessam seus quartos de hotel, assim como é esperado com smartphones.

4. Personalização

Como forma de melhorar a experiência dos clientes, a personalização é uma tendência que continua a crescer a cada ano em todo o setor hoteleiro. Ao aproveitar os dados dos clientes através do uso da tecnologia, os estabelecimentos poderão criar ofertas personalizadas para torná-los relevantes e atraentes para os hóspedes existentes e potenciais.

5. Experiência: economia & essencialismo

Em 2022, especialistas preveem um aumento de viajantes que procuram gastar seu dinheiro sabiamente, propositalmente, fazendo um impacto positivo no planeta. Não só os hóspedes considerarão escolher passar férias com operadores de viagens conscientes, mas também procurarão experiências únicas que contribuam com a comunidade local ou economia circular.

6. Estratégia de gestão de ativos

A prática de gestão de ativos dentro da indústria hoteleira continua integrante, mas hoje evoluiu para um processo mais complexo de análise de dados e resultados operacionais. A separação entre gestão de operações hoteleiras e ativos imobiliários permite que as empresas se concentrem em seu modelo de negócio e melhorem a eficiência em todo o quadro.

7. Viagem solo

Após vários bloqueios, 2022 está programado para ver um aumento nas viagens solo, à medida que os indivíduos buscam liberdade e aventura à sua maneira. Estabelecimentos precisarão adaptar suas ofertas, quebrando barreiras entre funcionários do hotel e hóspedes, considerando opções de design de interiores para evocar o acolhimento e criar uma atmosfera informal.

8. Sustentabilidade

Os hóspedes considerarão a reserva através de operadores de viagens responsáveis ou estabelecimentos que visam manter e proteger o planeta. Além de participar de iniciativas comunitárias durante as férias - éticas e ambientais - considerações ecoconscientes são definidas para moldar as decisões tomadas no nível de gestão da hospitalidade.

9. Realidade virtual e aumentada

Tendo visto o sucesso de usar tanto realidade virtual quanto realidade aumentada, as empresas estão transformando suas experiências de viagem. A indústria hoteleira precisará capitalizar recursos para promover passeios virtuais e criar um ambiente digital para os consumidores se imaginarem antes de reservar suas férias - uma tendência que só deve aumentar.

10. Viajando menos (Staycations)

Apesar da retomada das viagens internacionais, os requisitos de teste de covid, protocolos de quarentena, aumentos nos preços das companhias aéreas e burocracia complicada fizeram com que alguns viajantes optassem por estadas por períodos mais longos ou os obrigassem a considerar viajar menos do que no período pré pandemia. Além dessas razões, os turistas também podem optar por se aventurar por uma viagem mais perto de casa por razões orçamentárias ou ambientais.
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