Victor Fernandes   |   03/08/2022 11:10
Atualizada em 03/08/2022 11:11

Airbnb registra lucro de US$ 379 milhões no 2T22

Trimestre foi o segundo trimestre mais lucrativo da história da Airbnb

Pixabay
Trimestre foi o segundo trimestre mais lucrativo da história da Airbnb
Trimestre foi o segundo trimestre mais lucrativo da história da Airbnb
Ontem (2), a Airbnb divulgou os resultados financeiros do segundo trimestre de 2022, revelando o segundo trimestre mais lucrativo de sua história. A empresa registrou lucro líquido de US$ 379 milhões, uma melhoria de quase US$ 700 milhões em relação ao segundo trimestre de 2019. A receita no trimestre foi de US$ 2,1 bilhões, um aumento de 58% em comparação com o mesmo período do ano anterior e de 73% em comparação com o segundo trimestre de 2019 (pré-pandemia).

“O segundo trimestre de 2022 demonstra que alcançamos crescimento e lucratividade em escala. No ano passado, geramos US$ 2,9 bilhões em fluxo de caixa livre e nossa receita no segundo trimestre aumentou mais de 70% desde o segundo trimestre de 2019. Nossa força neste trimestre é o resultado de nossa capacidade de manter o foco e a disciplina enquanto continuamos a inovar incansavelmente”, afirmou o cofundador e CEO do Airbnb, Brian Chesky.

RESULTADOS FINANCEIROS
Em uma perspectiva de crescimento, a Airbnb ultrapassou os 103 milhões de noites e experiências reservadas, o maior número trimestral de sempre. "Geramos US$ 2,1 bilhões em receita, crescendo 58% ano a ano (ou 64% excluindo câmbio). Nossa receita e GBV são 73% maiores do que no segundo trimestre de 2019. Desde o início da pandemia, o Airbnb superou significativamente o restante do setor de viagens", comunicou a empresa.

Do ponto de vista da lucratividade, este é o segundo trimestre mais lucrativo de todos os tempos da Airbnb, com lucro líquido de US$ 379 milhões - uma melhoria de quase US$ 700 milhões em relação ao segundo trimestre de 2019. Foi registrado US$ 795 milhões de FCF no trimestre - uma melhoria de quase US$ 1,1 bilhão em relação aos US$ (263) milhões FCF da pandemia há dois anos. Mais importante, nos últimos doze meses, geramos US$ 2,9 bilhões em FCF, elevando nosso saldo total de caixa para quase US$ 10 bilhões.

Confira abaixo destaques dos resultados da Airbnb do segundo trimestre de 2022:

  • A receita do segundo trimestre de US$ 2,1 bilhões cresceu 58% ano a ano. Também superou significativamente a receita do segundo trimestre de 2019 em 73%. O crescimento da receita foi impulsionado pela combinação de crescimento em Noites e Experiências Reservadas e força contínua em ADR.
  • O lucro líquido do segundo trimestre de US$ 379 milhões foi o segundo trimestre mais lucrativo. O lucro líquido melhorou em US$ 676 milhões em comparação com o segundo trimestre de 2019, principalmente devido ao crescimento de receita e disciplina de despesas. No segundo trimestre de 2022, foi registrada uma margem de lucro líquido de 18%, acima de 5% no segundo trimestre de 2021 e 25% em 2019, e US$ 1,2 bilhão de lucro líquido nos últimos doze meses.
  • O EBITDA ajustado do segundo trimestre de US$ 711 milhões foi mais que o triplo do segundo trimestre de 2021. O EBITDA ajustado no segundo trimestre de 2022 foi uma melhora significativa em relação ao prejuízo no segundo trimestre de 2019. A margem EBITDA ajustada foi de 34% no segundo trimestre de 2022, acima dos 16% no segundo trimestre de 2021 e 4% no segundo trimestre de 2019.
  • O Fluxo de Caixa Livre do 2º trimestre de US$ 795 milhões foi o nosso maior Q2 de todos os tempos. O caixa líquido do segundo trimestre de 2022 fornecido pelas atividades operacionais foi de US$ 800 milhões, acima dos US$ 152 milhões no segundo trimestre de 2019. O aumento no fluxo de caixa foi impulsionado pelo crescimento da receita e pela expansão da margem, bem como pelo crescimento das reservas sazonais, impulsionando o aumento das taxas não recebidas.

DESTAQUES
De acordo com o Airbnb, o forte desempenho no segundo trimestre de 2022 foi impulsionado por várias tendências positivas de negócios. Confira abaixo.

  • A demanda de hóspedes no Airbnb está mais alta do que nunca. As reservas de 103,7 milhões de diárias e experiências no segundo trimestre de 2022 marcaram o maior número trimestral de todos os tempos, um aumento de 24% em relação ao segundo trimestre de 2019, apesar das incertezas macroeconômicas.
  • Os hóspedes continuam a retornar às cidades e cruzar fronteiras. As noites brutas reservadas para áreas urbanas de alta densidade no segundo trimestre de 2022 aceleraram em relação ao primeiro trimestre de 2022 e mais uma vez excederam os níveis pré-pandemia. Além disso, noites brutas reservadas para viagens internacionais não apenas superarem os níveis pré-pandemia, mas dobrarem em comparação com o segundo trimestre de 2021.
  • Os hóspedes continuam a ficar mais tempo no Airbnb. No segundo trimestre de 2022, as estadias de longa duração de 28 dias ou mais permaneceram como a categoria de crescimento mais rápido por duração da viagem em comparação com 2019. As estadias de longa duração aumentaram quase 25% em relação ao ano anterior e quase 90% em relação ao segundo trimestre de 2019.

"A demanda de hóspedes está impulsionando o crescimento de nossa comunidade de anfitriões. As listagens ativas para destinos não urbanos aumentaram quase 50% em comparação com o segundo trimestre de 2019, impulsionadas pela demanda contínua por noites não urbanas. E à medida que a demanda retorna às cidades, também estamos vendo um crescimento na oferta urbana total. No geral, as diárias e experiências reservadas cresceram 24% em relação ao segundo trimestre de 2019, enquanto as listagens ativas cresceram 23% no mesmo período, demonstrando como o crescimento da oferta continua atendendo à demanda", concluiu o comunicado da Airbnb.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS