Movida

Filip Calixto   |   11/05/2022 13:28

Airbnb muda modelo de pesquisa para apresentar novas possibilidades

Plataforma de hospedagem quer apresentar novos destinos por meio de um novo método de pesquisa

O Airbnb acaba de anunciar uma mudança que deve impactar diretamente na forma como os turistas fazem suas buscas por locais para conhecer. Ao acessar as opções da empresa, seja por site ou aplicativo, os turistas serão apresentadas a 56 categorias que organizam as acomodações com base em estilo, localização ou proximidade de uma atração de viagem. Ao pesquisar um destino, os resultados também são organizados por categorias relevantes.

Pixabay
As mudanças anunciadas pelo Airbnb estão baseadas na identificação de um novo jeito de viajar
As mudanças anunciadas pelo Airbnb estão baseadas na identificação de um novo jeito de viajar
A ideia é que, com a nova forma de apresentar as opções, a empresa incentive os viajantes a conhecer novos lugares. As 56 categorias incluem mais de quatro milhões de acomodações únicas, o que só é possível graças aos anfitriões em todo o mundo. As Categorias Airbnb, conforme informam os dirigentes da companhia, organizam as acomodações de acordo com o que as torna únicas, o que ajuda as pessoas a descobrir lugares que não encontrariam de outra forma. Isso, segundo eles, pode ajudar a aliviar a concentração de Turismo em um só destino, distribuindo as viagens para novos locais além dos mais tradicionais.

O apelo por novos destinos e opções de viagens do turista contemporâneo foi identificado pelo Airbnb por meio da observação do consumo das reservas que são realizadas atualmente na plataforma. As noites reservadas no primeiro trimestre de 2022 para viagens de junho a agosto, para estadas únicas, estão crescendo 80% em relação a 2019. Com alta distribuída da seguinte maneira: microcasas (+173%), celeiros (+160%), casas de cúpulas (+134 %) e casas na árvore (+116%). Todos esses tipos de oferta tiveram crescimento de interesse particularmente forte.

Ainda segundo apontam dados apurados neste início de ano, as viagens domésticas seguem fortes e representam mais da metade das noites reservadas no primeiro trimestre para estadas de junho a agosto e superam os níveis do mesmo período de 2019 com destinos em tendência no Brasil, como Armação dos Búzios (RJ), Japaratinga (AL), Brotas (SP) e Cumbuco (CE).

Já as viagens internacionais recuperaram os níveis pré-pandemia e continuam crescendo, com mais noites reservadas para estadas internacionais de junho a agosto em comparação com o primeiro trimestre de 2021 (melhor ano da história da companhia), com Santiago, no Chile, San Martín de los Andes e Neuquén, na Argentina, Lima, no Peru, Ibiza, na Espanha e Leira, em Portugal, como destinos em tendência para os brasileiros.

ESTADAS COMBINADAS
Em 2022, mais pessoas estão fazendo viagens mais longas. As estadas de longa duração atingiram um recorde histórico no primeiro trimestre de 2022, mais que o dobro em relação ao primeiro trimestre de 2019, e continuam representando cerca de uma em cada cinco noites reservadas.

Além disso, 21% dos hóspedes que viajaram para o Brasil em 2021 relataram viajar e trabalhar remotamente enquanto estavam no País. Por isso, o Airbnb criou um outro produto, também com essa característica sob demanda. O Estadias Combinadas – que será lançado entre maio e junho – é um recurso que divide a estada entre duas acomodações.

Divulgação/Airbnb
Com novidade, a plataforma quer apresentar opções de hospedagem e viagem que fogem do convencional
Com novidade, a plataforma quer apresentar opções de hospedagem e viagem que fogem do convencional
Com o recurso, os hóspedes podem encontrar cerca de 40% a mais de anúncios ao buscar por estadas mais longas. Ao pesquisar um destino específico, as Estadias Combinadas aparecem automaticamente nos resultados da pesquisa. Elas também aparecem em 14 categorias – incluindo Acampamentos, Parques Nacionais, Esqui e Surfe – para inspirar o hóspede a ficar em dois destinos como parte de uma viagem mais longa.


AIRCOVER (PARA HÓSPEDES)
A plataforma criou ainda o AirCover para hóspedes, que é uma proteção mais ampla para estadas. O AirCover, que fica disponível esta semana, está sempre incluso, é sempre gratuito e representa a maior atualização do Airbnb em atendimento ao cliente em uma década.

Com o AirCover, o hóspede pode contar com quatro proteções sempre que se hospeda em uma acomodação escolhida na Plataforma Airbnb: Garantia de Proteção da Reserva, Garantia de Check-in, Garantia de Veracidade do Anúncio, e Atendimento de segurança 24h.

"A forma como as pessoas viajam mudou para sempre. É por isso que estamos introduzindo a maior mudança no Airbnb em uma década. Primeiro, as pessoas estão mais flexíveis sobre onde moram e trabalham, por isso criamos uma nova maneira de pesquisar com as Categorias Airbnb. Em segundo lugar, as pessoas estão fazendo viagens mais longas, por isso criamos as Estadias Combinadas para oferecer mais opções ao dividir sua estadia entre duas acomodações. E em terceiro lugar, estamos apresentando o AirCover para os hóspedes, dando a você a confiança de reservar sabendo que o Airbnb preserva a sua proteção", diz o pontua o CEO e confundador do Airbnb, Brian Chesky.

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