Da Redação   |   07/05/2025 13:00
Atualizada em 07/05/2025 13:19

O que vem por aí na hotelaria de luxo? Veja panorama global completo

Para desenhar este novo mapa da hotelaria, ouvimos players do mercado e consultamos dezenas de listas


PANROTAS / Divulgação
Aman Rosa Alpina, nas Dolomitas, abre para os Jogos de Inverno
Aman Rosa Alpina, nas Dolomitas, abre para os Jogos de Inverno

A hotelaria de alto padrão está em constante evolução para atender a hóspedes cada vez mais bem informados e exigentes em busca de experiências memoráveis.

De destinos glamourosos na Itália ao improvável Timor-Leste, passando pelo Mar Vermelho na Arábia Saudita, uma nova leva de hotéis sempre reimagina e reinventa a hospedagem de luxo. Seja refúgio urbano em uma metrópole como Londres ou resort com localização privilegiada nas Ilhas Gregas.

Para desenhar este novo mapa da hotelaria, ouvimos players do mercado e consultamos mais de uma dezena de listas internacionais de hot openings. Qual destes novos hotéis da nossa curadoria será é o mais inspirador para sonhar, planejar uma viagem e fazer o check-in? Façam suas apostas.

Europa - Itália

Ano passado, a Itália recebeu 65 milhões de visitantes internacionais, que gastaram mais de € 55 bilhões, superando os níveis pré-pandemia. As perspectivas para 2025 são de novos recordes. Além de todos os muitos atributos turísticos do país, é Jubileu na Igreja Católica, evento celebrado em Roma a cada 25 anos e que atrai milhares de peregrinos. A morte do papa Francisco e a eleição de um novo pontífice aumentam os olhares em direção a Roma e à Itália em geral.

Outro número que chama a atenção no Turismo italiano é o de inaugurações de hotéis de luxo de Norte a Sul do país. Na capital, em abril, aconteceu um dos openings mais aguardados do ano, o do Orient Express La Minerva. Outras aberturas esperadíssimas são o Edition no Lago Como, o Aman nas Dolomitas e o Collegio alla Querce, da Auberge Collection, em Florença.

A seguir, selecionamos algumas das muitas novas razões para voltar à Itália. Vale ressaltar que quem não é peregrino talvez deva evitar Roma durante os grandes eventos do Jubileu.

PANROTAS / Divulgação
Vista aérea do Lake Como Edition, um dos hotéis mais esperados de 2025
Vista aérea do Lake Como Edition, um dos hotéis mais esperados de 2025

Roma

Na Piazza della Minerva, no Centro Histórico, o recém-inaugurado Orient Express La Minerva reúne 93 acomodações em um prédio histórico do século 17. Alguns dos quartos e suítes oferecem vistas para o Pantheon, a passos do hotel, e para a praça, também endereço do elefante de Bernini, aquele que carrega nas costas um obelisco, uma das obras mais conhecidas do escultor. A experiência Orient Express fica completa se a hospedagem no primeiro hotel nesta nova fase da lendária e glamourosa marca, agora parte do grupo Accor, for combinada com uma viagem sobre trilhos no La Dolce Vita. O novo trem começou a circular em abril e percorrerá oito diferentes itinerários pelo país a partir de Roma.

Outro hotel recém-aberto na capital é o Romeo Roma. Membro da Small Luxury Hotels (SLH), fica perto da Piazza del Popolo e tem gastronomia assinada por Alain Ducasse. São 74 quartos e suítes em um palácio do século 16 renovado pela star architect Zaha Hadid.

Para o final do verão europeu, está prevista a inauguração do Corinthia Rome, na Piazza del Parlamento. As 60 acomodações ocuparão uma construção neoclássica do início do século 20 que abrigou a sede do Banco Central da Itália. Mais para o fim do ano, deve ser a vez do Thompson Rome, do grupo Hyatt, com 60 quartos e suítes nos arredores da Piazza Venezia.

Milão

O grupo Rocco Forte, com seis hotéis na Itália e outros seis em quatro di ferentes países, finalmente chega a Milão. The Carlton Milan está previsto para abrir no final do verão europeu, no prédio onde funcionava o Baglioni, na Via della Spiga. Totalmente renovado, terá 71 acomoda ções. A hotelaria de luxo da cidade ganha rá outra adição de peso em 2026, quando deve ser inaugurado o Six Senses Milan, em Brera, com 68 quartos e suítes.

Florença

Divulgação
Bar no lobby do Orient Express La Minerva, recém aberto em Roma
Bar no lobby do Orient Express La Minerva, recém aberto em Roma

Depois de anos em obras e muitos adiamentos de data, foi aberto em março o Collegio alla Querce, da Auberge Resorts Collection. No topo de uma colina, reúne 83 acomodações em três construções do século 16, e tem piscina ao ar livre, spa e sala de degustações de vinho. No passado, o conjunto de prédios renascentistas funcionou como instituição cultural e colégio interno. Afrescos originais pintados à mão e tetos com painéis em madeira foram preservados. Duas marcas escolheram Florença para sua segunda propriedade na Itália, depois de Roma. The Hoxton, recém-inaugurado, tem 158 quartos e suítes distribuídos em dois edifícios, e restaurante e bar de vinhos. E, nos próximos meses, a cidade deve ver ainda a abertura do W Florence, da Marriott, com 119 acomodações.

Norte

A 80 km de Milão, às margens do Lago di Como, The Lake Como Edition é um dos openings italianos mais importantes previstos para 2025. Terá 145 quartos e suítes, e uma piscina sobre o lago. Nas Dolomitas, há duas inaugurações de peso para antes dos próximos Jogos de Olímpicos de Inverno, em março de 2026 em Milão e Cortina d’Ampezzo: Aman Rosa Alpina e Mandarin Oriental Cristallo. Aberto em 1939, o Rosa Alpina está passando por uma renovação completa para integrar o portfólio Aman. O Cristallo, em Cortina, era um resort da Luxury Collection, da Marriott, e, também, está em obras para se tornar um MO. Já o Airelles Venezia, previsto para 2026, marca a estreia internacional do grupo francês. A propriedade na ilha de Giudecca terá 45 acomodações em um conjunto histórico.

Sul

Divulgação
Cala di Volpe, clássico da década de 1960 na Sardenha, reabriu repaginado
Cala di Volpe, clássico da década de 1960 na Sardenha, reabriu repaginado

A porção ao sul de Roma também traz novidades na hotelaria de luxo. Em Matera, um hotel boutique com selo da associação Relais & Châteaux está previsto ainda para esta primavera europeia. O Vetera Matera terá apenas 23 quartos, spa e restaurante gourmet.

Já o Cala di Volpe, membro da Luxury Collection, é um clássico da Costa Esmeralda, na Sardenha, desde a década de 1960. Foi reaberto em abril repaginado para a temporada deste ano. A nova identidade visual leva a assinatura da grife Dolce&Gabbana. A piscina, considerada uma das maiores de água salgada em toda a Europa, terá intervenções artísticas.

Espanha - Madri

Divulgação
Suíte no Binidufà, hotel da Vestige Collection em Menorca
Suíte no Binidufà, hotel da Vestige Collection em Menorca

Inaugurado no final do ano passado, o Brach Madrid, do grupo francês Evok Collection, é mais uma adição à extensa lista de hotéis de luxo abertos nos últimos anos na capital espanhola. São 57 acomodações em um prédio de sete andares do início do século 20, em plena Gran Vía. Philippe Starck, um dos criadores do conceito de hotel boutique, assina o design.

Madri também tem novidade para quem prefere se hospedar em palácios. Ao lado do Museu Thyssen-Bornemisza, The Palace, hotel de 1912 ex-Westin e agora membro da Luxury Collection, foi reaberto em março depois de dois anos de obras de restauração. É o maior hotel de luxo da cidade, com 470 quartos e suítes totalmente renovados.

Andaluza e Valência

Na Costa Sul da Espanha, o Oku Andalusia tem inauguração marcada para julho. A 120 km de Málaga, o resort de verão terá 255 quartos, quatros restaurantes, bares, spa de 2 mil metros quadrados, kids club e um beach club para adultos. É a segunda propriedade espanhola da marca de lifestyle, depois do Oku Ibiza.

Outro ponto do litoral da Espanha vê surgir um representante da crescente popularidade do Turismo de saúde, com resorts voltados para bem-estar e longevidade. Foi aberta no início do ano a Zem Wellness Clinic, em Altea, entre Valência e Alicante. São 95 suítes, restaurante de cozinha mediterrânea e spa de 4 mil metros quadrados, em meio a uma fazenda orgânica de 75 mil metros quadrados com mais de 60 tipos de frutas e vegetais.

Ilhas Baleares

Em Mallorca, na Costa d’en Blanes, a menos de 10 km de Cavià, o Mandarin Oriental Punta Negra tem uma pouco provável inauguração prevista para o verão europeu. O resort terá mais de 130 acomodações, incluindo bangalôs. Na vizinha Menorca, Vestige Son Ermità & Binidufà também está previsto para a mesma época. São duas propriedades irmãs da rede espanhola Vestige Collection. Os hotéis boutique estão instalados em casas de fazendas do século 18, com 11 quartos e um restaurante cada uma.

Grécia - Ilhas

PANROTAS / Divulgação
Four Seasons Mykonos terá 94 acomodações, todas com vista para o Mar Egeu
Four Seasons Mykonos terá 94 acomodações, todas com vista para o Mar Egeu

O JW Marriott Crete Resort & Spa tem abertura marcada para 2 de junho, com 160 quartos, suítes e villas a 20 km de Chania. Será a estreia da marca no país. Também perto de Chania, mas na direção oposta, assim como a proposta, o Télla Théra abre em 14 de julho, ainda em tempo para a alta temporada de verão. O hotel boutique, com foco em sustentabilidade, oferece 20 suítes com piscina privativa e vista para o Mar Egeu.

Em outra região da maior ilha grega, o Minos Palace Resort, voltado somente para adultos, está inaugurando um centro voltado para bem-estar e longevidade. Ainda sem data marcada, Mykonos, a mais animada ilha grega no arquipélago das Cíclades, terá um Four Seasons, com 94 quartos, suítes e villas com vista para o Egeu. A abertura está anunciada para o verão deste ano, mas não há nenhuma previsão de data.

Atenas

A capital também promete novidade em breve. O Conrad Athens, The Ilisian, com 280 acomodações, no edifício onde, desde a década de 1960, funcionava o Hilton. O grupo está anunciando a inauguração para novembro, mas as reservas ainda não estão abertas.

Portugal

Divulgação
Bar de vinhos no Tivoli Kopke
Bar de vinhos no Tivoli Kopke

Inaugurado em março, o Tivoli Kopke Porto Gaia oferece 150 quartos, sendo dez suítes, e vistas para o rio Douro. O hotel leva o nome de uma das mais tradicionais casas de vinho do Porto, fundada no século 17, e os hóspedes têm acesso a uma adega exclusiva. A gastronomia é assinada pelo chef Nacho Manzano, chef de restaurante com três estrelas Michelin na região das Astúrias, no norte da Espanha.

Em Lisboa, o mês de março também viu surgir um hotel de luxo. É o Macam Museum + Hotel, em um prédio histórico na Ribeira. Macam é a sigla para o Museu de Arte Contemporânea Armando Martins. São 64 quartos, decorados com obras do acervo do museu, em um palácio do século 18.

Inglaterra - Londres

PANROTAS / Divulgação
The Whiteley, prédio que vai abrigar o Six Senses em Londres
The Whiteley, prédio que vai abrigar o Six Senses em Londres

O opening mais esperado este ano na capital britânica é o Six Senses at the Whiteley, no edifício art déco da antiga loja de departamentos, no West London. Serão 109 quartos em um projeto do prestigioso escritório Foster+Partners com previsão de abertura para o segundo semestre.

Outro hotel para o mesmo período é The Chancery, o segundo Rosewood na cidade. Fica em um prédio de Mayfair da década de 1960 projetado pelo arquiteto finlandês Eero Saarinen, que até 2017 abrigava a embaixada americana, e terá 144 suítes. Reservas abertas para a partir de 1º de setembro. Também em Mayfair, no final do ano deve ser inaugurada a Cambridge House, propriedade da Auberge Resorts Collections. Serão 102 quartos, alguns com vista para o Green Park, em um conjunto de prédios históricos.

Para outubro, está previsto o hotel boutique The Zetter Bloomsbury, com 68 quartos. Será a terceira propriedade londrina do pequeno grupo independente.

Américas - EUA

Divulgação
Ícone da hotelaria mundial, o Waldfor Astoria reabre em Nova York
Ícone da hotelaria mundial, o Waldfor Astoria reabre em Nova York

Uma das reaberturas mais aguardadas de todos os tempos, já há alguns anos, é a do Waldorf Astoria, New York, fechado desde 2017. A data exata ainda não foi anunciada, mas este ícone da hotelaria na Park Avenue está aceitando reservas para setembro.

Antes disso, Nova York, mais precisamente Chelsea, deve ver a inauguração do Faena, que brasileiros conhecem de Buenos Aires e Miami. Falando em Flórida, na região de Palm Beaches, destino no qual o Brasil foi o segundo mercado internacional em 2024, está prevista a abertura, adiada algumas vezes, do The Vineta, primeira propriedade da Oetker Collection nos Estados Unidos. São 41 quartos em uma construção centenária na ilha de Palm Beach.

Costa Rica

PANROTAS / Divulgação
Waldorf Astoria Costa Punta Cacique, recém-inaugurado na Costa Rica
Waldorf Astoria Costa Punta Cacique, recém-inaugurado na Costa Rica

Na América Central, o espera do Nekajui, a Ritz-Carlton Reserve abriu no início do ano na Península Papagayo, na costa do Pacífico. São 107 quartos com vista para o oceano. O Waldford Astoria Punta Cacique também chega agora ao país, na mesma região.

América do Sul - Colômbia e Chile

Outra abertura esperada que parece que desta vez sai: o Four Seasons Cartagena, na Colômbia. Serão 131 acomodações em Getsamaní, bem perto de uma das entradas da Ciudad Amurallada. Para a temporada 2025/2026 na Antártica, o Chile provavelmente verá a abertura do primeiro hotel da companhia de cruzeiros Silversea.

Se marcas hoteleiras de luxo como Ritz-Carlton, Four Seasons e Aman estão indo ao mar, por que não o caminho inverso? Em Puerto Williams, no extremo sul das América, The Cormorant at 55 South, terá 150 quartos (com vistas para o Canal Beagle ou para a floresta) e servirá de base para as expedições à Antártica. O nome da propriedade na Patagônia chilena homenageia o cormorão, uma ave aquática, e a localização do hotel

África e Oriente Médio - Arabia Saudita

PANROTAS / Divulgação
Projeto do Four Seasons Amaala, em Triple Bay, no Mar Vermelho
Projeto do Four Seasons Amaala, em Triple Bay, no Mar Vermelho

O país do Oriente Médio segue empenhado em se transformar em uma Maldivas do Mar Vermelho. E investe também no filão de saúde e bem-estar. No complexo de Amaala, no Mar Vermelho, estão previstos para este ano o Four Seasons at Triple Bay, com 202 acomodações, e o Jayasom Wellness Resort, com 153. Para 2026, há o Six Senses Triple Bay, com 100 quartos, suítes e villas, e a Clinique La Prairie, com 74 quartos e suítes. Também na lista está o Red Sea Edition, com 240 quartos em Shura Island.

Com 14 suítes, o &Beyond Suyian Lodge, safari camp no Quênia, tem abertura prevista para julho. Para o final do ano, com viés de 2026, será a vez do Anantara Kafue River Tented Camp, na Zâmbia, com 12 suítes.

Ásia - Japão

Divulgação
A Peacock Alley do Waldorf Astoria, aberto para a World Expo Osaka 2025
A Peacock Alley do Waldorf Astoria, aberto para a World Expo Osaka 2025

As novidades estão fora da capital. Este é ano de Exposição Mundial em Osaka. Com 252 quartos, o Waldorf Astoria, o primeiro no país, foi inaugurado no início de abril, poucos dias antes da abertura da World Expo 2025, que vai até outubro. Para o final do ano, em Kyoto, está prevista a inauguração de um Capella, com 92 acomodações.

Timor-leste

Este não é um país que costume aparecer em lista de hot openings. Mas o Nihi Rote, previsto para o final do ano, é um dos hotéis mais aguardados de 2025. Vai dar para combinar com o premiado Nihi Sumba, em uma das ilhas da vizinha Indonésia.

Filipinas

PANROTAS / Divulgação
Lagen Island, nas Filipinas, vai reabrir totalmente repaginado
Lagen Island, nas Filipinas, vai reabrir totalmente repaginado

Em uma ilha privativa, o Lagen Island está passando por extensas obras de renovação. O número de acomodações será reduzido para 42 suítes e o artesanato filipino ganhará mais destaque. A previsão de reabertura do resort tropical é no segundo semestre.

Mais insights no Especial de Luxo PANROTAS 2025

Este conteúdo é parte integrante do Especial de Luxo PANROTAS 2025, onde você encontra vários outros insights e tendências para o seu negócio.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados