Accor apresenta Phil, seu robô concierge no Brasil
Phil Welcome já aprendeu mais de 300 interações e responde a perguntas dos hóspedes por comando de voz no Pullman Vila Olímpia, em São Paulo
![Álvaro Manzione, da Pluginbot, com Jorge Della Via Júnior, Emily Lima e Erwan Le Goff, da Accor Hotels, com o robô Phil Welcome](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/258560/e380d1a2a714541207e8f2cda40e768edsc1302/0,72,1280,764/670,400,0.39/0/default.jpg)
Por comando de voz, Phil já aprendeu mais de 300 interações e responde a perguntas sobre horários de funcionamento de espaços como restaurante e academia, serviços do hotel, atrações nos arredores e até mesmo consegue dançar para os hóspedes. Agora, são realizados testes pontuais no Pullman Vila Olímpia e, daqui a seis meses, Phil será membro fixo da equipe de atendimento.
“É uma experiência inédita no Brasil e a inovação está na estratégia de todos os negócios, sendo atrelada à inteligência artificial. A hotelaria será um dos mercados mais impactados e na Accor estamos nos posicionando como pioneiros. O robô quando chega é uma caixa vazia e temos que desenvolver o perfil dele”, explica o vice-presidente de Tecnologia da Informação da Accor Hotels na América do Sul, Erwan Le Goff.
![Phil dança para os visitantes no lobby do Pullman Vila Olímpia](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/258562/1b2039b70a54422c38592e0b27eae28bdsc1287/0,74,1280,764/670,400,0.25/0/default.jpg)
“Começamos a avaliar a robotização no início do ano, mas na época os modelos disponíveis do mercado não atendiam às nossas necessidades operacionais. Com isso, testamos algumas funcionalidades separadamente, como o reconhecimento facial e lançamos o quarto 360. Em breve, o Phil conseguirá reconhecer as pessoas pelo rosto, será garçom, com capacidade de registrar os pedidos dos clientes, e realizará check-in e check-out. As funcionalidades para essa tecnologia não têm limites”, finaliza.
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