Marcos Martins   |   26/04/2019 18:37

5 dicas para o agente de viagens melhorar o seu atendimento

O turismólogo Felipe Montanari, que acumula passagens pela Walt Disney World e Costa Cruzeiros, montou uma lista com dicas para profissionais do Turismo


Marcos Martins
Felipe Montanari durante palestra em convenção da BWT
Felipe Montanari durante palestra em convenção da BWT
CABO DE SANTO AGOSTINHO (PE) – A consultoria do agente de viagens é uma carta na manga para competir com as OTAs, mas como melhorar o atendimento e aumentar a fidelidade dos clientes? O turismólogo Felipe Montanari, que acumula passagens pela Walt Disney World e Costa Cruzeiros, reuniu dicas para os profissionais do Turismo durante convenção da BWT Operadora. A base de tudo é a comunicação e vale a pena investir em conhecimento.

Confira abaixo as cinco dicas:

1 - Comunicação sem ruídos
De maneira técnica, o agente de viagens deve considerar uma tríade: informação, explicação e justificativa. É necessário sempre ter uma resposta para possíveis dúvidas em relação a serviços inclusos (ou não) nos pacotes.

Isso ajuda a rebater questionamentos de algo que faltou ou que o cliente deduziu que estava incluso. “É preciso entender melhor o outro e saber como chegou a mensagem que enviamos. Às vezes, o cliente lê tudo e não entende o que foi falado, e isso se transforma em ruído.”

2 – Ouvir o cliente
Antes de oferecer qualquer produto, é necessário perguntar o que o cliente deseja, e não oferecer algo pronto ou de sua preferência. “Se o cliente deseja montanha, o agente não pode oferecer praia, por exemplo. Tem pessoas que planejam uma viagem por 20 anos e vira uma responsabilidade do agente garantir que a experiência seja positiva.”

3 - Linguagem corporal
Ao se comunicar com o cliente, a expressão corporal é uma aliada para demonstrar proximidade. É importante também olhar nos olhos. “O corpo fala e, neste sentido, precisamos ser carinhosos. Não no sentido de ser bobos, mas de lembrar que aquela pessoa deseja atenção.”

4 - Feedback pós-viagem
Ao invés de comemorar que o cliente “parou de dar trabalho” após uma viagem, a recomendação é enviar um e-mail ou mensagem dias após o retorno dos passageiros, perguntando se a experiência foi boa. “As pessoas gostam de ser lembradas pelo nome e esse follow up é essencial. Isso faz bem para a autoestima”, explica Montanari.

5 - Ampliar os horizontes
Este aspecto envolve o lado pessoal dos agentes e trata-se de aumentar a bagagem de vida. Uma pessoa com repertório maior consegue entender melhor quem está a sua volta. “Estude mais, faça caminhos diferentes para casa e converse com pessoas que você não conhece", recomenda o palestrante.

O Portal PANROTAS viaja a convite da BWT Operadora

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