Vinicius Novaes   |   01/11/2019 13:30

MTur credenciará agências que querem receber chineses no Brasil

O processo de seleção é uma exigência do governo chinês para que as empresas brasileiras tenham autorização para receber turistas do país asiático


Embratur/ Divulgação
Inscrições começam na próxima terça-feira (05) e vão até o dia 13 de dezembro
Inscrições começam na próxima terça-feira (05) e vão até o dia 13 de dezembro
O Ministério do Turismo divulgou nesta sexta-feira (1º) uma chamada pública para o credenciamento de agências de viagens interessadas em recepcionar turistas chineses no Brasil. O processo de seleção é uma exigência do governo chinês para que as empresas brasileiras tenham autorização para receber turistas do país asiático.

As inscrições começam na próxima terça-feira (05) e vão até o dia 13 de dezembro.

Para concorrer ao processo, as agências deverão estar regularizadas junto ao cadastro nacional do MTur que reúne pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do Turismo. Entre as exigências para habilitação estão a regularização junto ao Cadastur, a declaração de ciência dos termos do acordo assinado entre as duas nações e o aceite do Termo de Responsabilidade contido no edital.

No Brasil, o Ministério do Turismo é o único órgão responsável por esta seleção e somente empresas autorizadas pela órgão poderão atender turistas chineses. Só em 2018, 59 agências de turismo e receptivos foram habilitadas.

A inscrição pode ser feita na página do MTur.

ACORDO
Em setembro de 2017, a China firmou um acordo para a facilitação de vistos com o Brasil. O acerto definiu um prazo de validade de cinco anos às autorizações de Turismo, permitindo múltiplas entradas e um período de estada de 90 dias, renováveis por até outros 90, a cada 12 meses. Antes do acordo, cujas regras começaram a valer no dia 1º de outubro do ano passado, o visto geralmente era aceito por três meses.

Já em maio de 2018, o governo brasileiro e a China Travel Service, maior operadora de turismo daquele país, acertaram uma parceria para a estruturação de roteiros customizados, que ampliem a presença dos asiáticos no Brasil.

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