Vinicius Novaes   |   01/08/2020 10:15

Espírito Santo lança concurso para guias de Turismo

Inscrições vão até o dia 14 de setembro

O Governo do Espírito Santo lançou um edital para um concurso voltado especialmente para os guias de Turismo. Para concorrer, os guias capixabas deverão apresentar até cinco vídeos de guiamento de pontos turísticos do Espírito Santo. O secretário de Turismo do Estado, Dorval Uliana, tinha comentado sobre esse incentivo na live Check Point, realizada nesta quinta-feira (30).

A ação é parte do Plano de Retomada da Economia do Turismo e o investimento é de R$ 100 mil. O produto final do concurso será utilizado na promoção do destino Espírito Santo. O prazo para as inscrições termina no dia 14 de setembro.

Serão premiados até 500 vídeos inscritos e aprovados pela Comissão de Seleção. Cada vídeo aprovado receberá o valor de R$ 200 e cada participante poderá apresentar para aprovação, no máximo, cinco vídeos de três a cinco minutos, podendo ser premiado por mais de um vídeo (veja abaixo o regulamento).

Divulgação
Farol Santa Luzia, em Vila Velha: um dos pontos turísticos do Espírito Santo
Farol Santa Luzia, em Vila Velha: um dos pontos turísticos do Espírito Santo
De acordo com o edital do concurso, as inscrições para a seleção poderão ser feitas até o dia 14 de setembro de 2020, exclusivamente, por meio da internet, através do envio de documentos via sistema e-Docs. Poderão participar guias de Turismo capixabas, ou radicados no Espírito Santo há pelo menos um ano e ter cadastro regular como Guia de Turismo Regional ES no Cadastur.

Os vídeos serão avaliados por uma comissão formada por cinco servidores do Governo do Estado: três representantes da Setur, um servidor da Rádio e Televisão do Espírito Santo (RTV/ES) e um servidor do Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho.

Condições para participar:

1. O guia de Turismo deverá estar portando, obrigatoriamente, a credencial de Guia de Turismo, válida e visível;

2. Poderá ser gravado, inclusive, com a câmera do celular;

3. Cada vídeo deverá ter duração mínima de 3 (três) minutos e máxima de 5 (cinco) minutos;

4. O conteúdo deve ter sido gravado especificamente para este edital;

5.O conteúdo deve ser gravado na horizontal;

6. A gravação deve ser, preferencialmente, única e sem cortes;

7. Deve ser observado o cuidado ao filmar o atrativo para que não haja captura de imagem e voz de terceiros;

8. Os vídeos deverão ser entregues em qualidade Full HD, nos formatos .avi, .mov, MPG4 e etc, com resolução mínima de 1.920 x 1.080 megapixels;

9. O guia de Turismo deverá aparecer e se apresentar no vídeo, discorrendo de forma breve o seu nome, não havendo necessidade de aparecer durante todo o período de filmagem;

10. Deverá ter observância às regras de comportamento pertinentes à realização do serviço de Guia de Turismo, conforme disposto na Portaria MTur N° 27/2014;

11. É terminantemente proibida a apresentação que tenha posicionamento cujo teor tenha cunho racista, xenófobo, sexista ou qualquer forma de preconceitos ou estimulem a violência;

12. É vedado o uso de imagem e voz de menores de 18 (dezoito) anos nos materiais produzidos, em atenção ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

Tópicos relacionados