Juliana Monaco   |   08/12/2020 16:24

Abav-RJ quer organizar bagunça no entorno do Pão de Açúcar e Corcovado

A reunião discutiu ações para resolver a desordem urbana no entorno do Corcovado e do Pão de Açúcar


Divulgação
As entidades participantes da reunião se comprometeram a desenvolver ações efetivas
As entidades participantes da reunião se comprometeram a desenvolver ações efetivas
A desordem urbana no entorno dos dois principais pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro - Corcovado e Pão de Açúcar - foi tema de reunião promovida pela Abav-RJ, na tarde da última segunda-feira (7), envolvendo a iniciativa privada e o poder público. Os problemas incluem a falta de um local para embarque e desembarque dos veículos de Turismo, com estacionamentos irregulares, e a atuação de flanelinhas e táxis irregulares nos locais.

"Temos problemas crônicos na porta de entrada dos locais mais visitados pelos turistas na nossa cidade. E a imagem que eles levam é de total desordem e insegurança. Precisamos resolver esses entraves que já duram anos", ressaltou o presidente da Abav-RJ, Luiz Strauss.

O encontro contou com a participação da diretora de Turismo Especializado da Abav-RJ, Cristina Fritsch; do CEO do Bondinho Pão de Açúcar, Sandro Fernandes; do gerente de Operações da atração, Leandro Lacerda; do presidente do Trem do Corcovado, Savio Neves, acompanhado pelo diretor de Operações, Riccardo Pina; do secretário municipal de Transportes do Rio de Janeiro (SMTR), Paulo Jobim Filho, junto com o subsecretário Allan Borges Nogueira; do comandante da Guarda Municipal, José Ricardo Soares da Silva; da delegada titular da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT), Patricia Alemany; e dos coordenadores técnicos de Tráfego da CET Rio, Bruno Mendes Marques, Renato Teixeira e Luiz Gustavo.

Na reunião, os participantes ressaltaram a necessidade de atuação mais efetiva das entidades envolvidas no ordenamento urbano para que seja possível um choque de ordem nos locais. A SMTR se comprometeu a realizar ações de fiscalização dos táxis que ali operam e a desenvolver um plano de intervenção com um calendário fixo, de forma que a nova prática seja adotada pela nova gestão municipal.

A CET Rio revelou que já existe um estudo para transformar a praça São Judas Tadeu, que fica ao lado da entrada da estação do Trem do Corcovado, em uma grande área de embarque e desembarque para os veículos de Turismo. Já a DEAT, junto com a Guarda Municipal e com o apoio do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), se prontificaram a realizar operações surpresas para coibir a atuação dos flanelinhas, ambulantes e taxistas ilegais.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS