Marcel Buono   |   03/03/2020 10:00   |   Atualizada em 04/03/2020 18:27

April reforça importância de seguro durante surto viral

Superintendente de Operações da April Brasil, Juçara Serrano conversou com a PANROTAS sobre cenários

Enquanto o mundo tenta descobrir qual a real ameaça do novo coronavírus (Covid-19) originado na China, as empresas de seguros viagem veem com atenção o desenrolar da situação internacional, assim como os posicionamentos oficiais da Organização Mundial da Saúde (OMS). Superintendente de Operações da April Brasil, Juçara Serrano conversou com a PANROTAS sobre como a companhia está lidando com o cenário e deu dicas aos turistas. Confira a seguir:

Divulgação
Juçara Serrano, da April Brasil
Juçara Serrano, da April Brasil
PORTAL PANROTAS – Quais as recomendações para quem tem viagem marcada para países considerados mais arriscados?
JUÇARA SERRANO – As autoridades médicas têm sido unânimes em afirmar que não é necessário pânico ou medidas extremas com relação ao coronavírus. De qualquer forma, se a viagem tiver como destino um local que é, declaradamente, foco desta doença, como a China, é muito importante que seja feita uma avaliação, tanto pelas famílias quanto pelas empresas, sobre a real necessidade de se manter a viagem, levando em conta os impactos de seu adiamento, cancelamento ou a possibilidade de troca do destino.

Se o adiamento ou cancelamento não forem opções viáveis aos viajantes, é imprescindível tomar os cuidados de higiene recomendados para evitar o contágio. Lavar mãos e punhos constantemente, por cerca de 20 segundos, ou utilizar álcool gel, evitar levar as mãos ao rosto e ambientes fechados. No caso de máscaras, a indicação é apenas para quem possui os sintomas, já que pode evitar o contágio de outras pessoas.

LEIA TAMBÉM
Coronavírus e viagens: o que fazer? Líderes analisam
Coronavírus: veja comunicados de companhias aéreas

PP - No caso de um cliente ter contraído a doença fora do Brasil, a April cobre o tratamento e uma possível quarentena no Exterior?
JS - Os passageiros que necessitarem de atendimento médico emergencial serão prontamente atendidos, sempre dentro dos limites dos planos contratados, como em qualquer caso de doença ou acidente em viagem. A April prestará o atendimento até o reestabelecimento do passageiro para continuar a viagem ou retornar para sua residência no Brasil.

Caso a OMS ou outro órgão de saúde local declare oficialmente que a infecção causada pelo coronavírus seja uma endemia, epidemia ou pandemia, o viajante será atendido seguindo os protocolos internacionais, ou seja, o paciente será tratado pelas regras do governo local.

Sendo assim, é importante que o viajante não embarque sem seguro viagem, pois ele cobre inúmeros imprevistos de doenças, acidentes, extravios de bagagem e repatriações. É imprescindível que o passageiro tenha conhecimento e saiba que existem regras que valem para todos os seguros. Assim, é importante que os viajantes não se deixem enganar por falsas promessas e que leiam com atenção as condições gerais para saberem sobre suas garantias e que optem por um produto que lhes dê segurança.

LEIA TAMBÉM
Momento não exige interrupção de viagens e eventos, diz infectologista
É hora de manter a calma sobre o coronavírus, diz Varella

PP – Se um cliente quiser cancelar uma viagem, assim como o seguro já contratado, há devolução do valor pago?
JS – O seguro poderá ser cancelado desde que antes do início da viagem. No entanto, se o viajante já tiver comprado os demais itens de viagem, como as passagens aéreas, por exemplo, e desejar utilizar a cobertura de cancelamento de viagem do seguro, não será possível cancelar o seguro.

Para o cancelamento da viagem motivado pelo diagnóstico do coronavírus, o seguro oferece cobertura no produto Plus Reason, incluído nos planos Max e Vip. Caso o cancelamento seja decorrente do receio de viajar por conta da infecção ou cancelamento de evento em decorrência do surto, somente haverá cobertura no produto Any Reason. Neste caso, haverá a indenização até o limite do capital contratado com aplicação de franquia.

Portanto, reforçamos que nossa recomendação é que o turista contrate o seguro viagem. Este item pode oferecer o atendimento para as situações mencionadas, que é primordial para o bem-estar. Também é importante que fiquem alertas sobre as orientações para os destinos que já registram surto da doença.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias