Juliana Monaco   |   20/12/2019 12:28

Costa Smeralda tem sua estreia oficial em Savona

A primeira parada no porto de Savona, realizada hoje (20), marca oficialmente o início da operação do Costa Smeralda, o primeiro navio da Costa movido a GNL.


Divulgação
O Costa Smeralda parte amanhã (21) de Savona para seu primeiro cruzeiro pelo Mediterrâneo
O Costa Smeralda parte amanhã (21) de Savona para seu primeiro cruzeiro pelo Mediterrâneo
A primeira parada no porto de Savona, realizada hoje (20), marca oficialmente o início da operação do Costa Smeralda, o primeiro navio da Costa Cruzeiros movido a Gás Natural Liquefeto (GNL) - combustível fóssil de baixo impacto ambiental. A inauguração do flagship faz parte do plano de expansão de frota da companhia, que abrange um total de sete navios com entrega prevista para 2023 e um investimento de mais de 6 bilhões de euros.

Com o uso de GNL, o Grupo Costa pretende alcançar uma redução de 40% nas emissões de CO2 em sua frota até 2020, cerca de dez anos antes da meta estabelecida pela Organização Marítima Internacional (OMI). Devido ao seu desempenho ambiental, o Costa Smeralda já recebeu o Green Plus, a mais alta certificação atribuída pelo RINA - Organismo Internacional de Certificação - a navios que respeitam o meio ambiente.

“O Costa Smeralda é um projeto sem precedentes, porque combina inovação ambiental com inovação de produto, oferecendo experiências de férias como nunca antes vistas e, ao mesmo tempo, mantendo a hospitalidade italiana, característica básica de nossa marca”, ressalta o presidente da Costa Cruzeiros, Neil Palomba.

Além do abastecimento sustentável, o novo flagship conta com diversos recursos tecnológicos projetados para reduzir ainda mais o impacto ambiental. Entre as ações está a redução gradual dos itens compostos por plásticos descartáveis e sua substituição por materiais alternativos nos bares e restaurantes, além de 100% de coleta seletiva de resíduos a bordo com reciclagem de plástico, papel, vidro e alumínio.

O Costa Smeralda parte amanhã (21) de Savona para seu primeiro cruzeiro pelo Mediterrâneo, incluindo paradas em Marselha (França), Barcelona, Palma de Maiorca (Espanha), Civitavecchia e La Spezia, na Itália. A chegada do navio aumenta para 29 o número de embarcações do Grupo Costa atualmente em serviço, todos sob a bandeira italiana.

Tópicos relacionados