Artur Luiz Andrade   |   08/09/2020 13:38   |   Atualizada em 08/09/2020 13:46

Autoridades já analisam protocolos para volta dos cruzeiros no Brasil

Cruzeiros marítimos terão protocolos especiais no Brasil, já sob análise da Anvisa e autoridades, diz Clia

Emerson Souza
Marco Ferraz, presidente Clia Brasil
Marco Ferraz, presidente Clia Brasil

Pedimos à Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia Brasil) que comentasse a decisão de uma de suas associadas, a Costa Cruzeiros, que cancelou a temporada sul-americana pela América do Sul, devido ao cenário de incertezas na região, e a entidade, presidida por Marco Ferraz, nos enviou um comunicado, onde afirma que está trabalhando para que a temporada de verão aconteça, e que não interfere nas políticas comerciais e estratégicas de seus membros. Outra associada, a MSC Cruzeiros afirmou que mantém seus planos de ter até quatro navios navegando nos mares brasileiros e argentinos neste final de ano.

“A Clia não interfere nas decisões de seus associados e reforça que está trabalhando para a concretização da temporada 2020/2021, com previsão para acontecer entre novembro deste ano e abril de 2021, e também com foco na temporada 2021/2022, tanto para os navios dedicados ao País, quanto para os que podem fazer suas viagens de longo curso passando por aqui”, diz o comunicado.

Ainda de acordo com a Clia Brasil, os novos protocolos para a volta de operação dos navios no País já estão sob avaliação da Anvisa, do Ministério da Saúde e do Grupo Executivo Interministerial – GEI, composto também por Antaq, Ministério da Justiça, Ministério da Infraestrutura, Desenvolvimento Regional, além do Ministério do Turismo, citado como grande aliado pela associação de cruzeiros.

“Estes protocolos foram desenvolvidos por painéis de especialistas contratados pelas companhias marítimas, com base na ciência, na medicina, últimas tecnologias, inovações, e nas diretrizes de autoridades locais e globais de saúde, incluindo a Anvisa, a Organização Mundial da Saúde, os Centros de Controle de Doenças dos EUA, entre outras. A entidade ressalta que já possui associados operando, ou com datas próximas de operação, em outros países como Noruega, Alemanha, França, Itália, Grécia, Croácia, Taiti e Taiwan, com os mesmos protocolos que foram aqui encaminhados.”. Dois associados que já voltaram com cruzeiros são a própria Costa, com o Costa Deliziosa, e a MSC, com o MSC Grandiosa.

A Clia ressalta ainda que “o compliance, o meio ambiente e as pessoas estão sempre em primeiro lugar”. “Por isso, estamos melhorando o que já tem sido feito com rigor e iremos adicionar tecnologias e inovações para ir ainda mais longe nos esforços para proteger a saúde e o bem-estar dos hóspedes, da tripulação e das comunidades visitadas. A Clia Brasil também salienta seu compromisso com o desenvolvimento do Turismo no Brasil”, finaliza a associação, que divulga nas próximas semanas o estudo que mostra o impacto da atividade de cruzeiros no País na última temporada (2019/20), que precisou ser interrompida em março por causa da declaração de pandemia de covid-19.

Tópicos relacionados