Artur Luiz Andrade   |   03/06/2021 08:45
Atualizada em 03/06/2021 09:34

Costa anuncia navios Smeralda e Fascinosa no lugar do Toscana e Favolosa

Navios substituem o Costa Toscana e Costa Favolosa, em um realinhamento global da Costa

Divulgação/Costa
Costa Smeralda, inaugurado em dezembro de 2019, é da classe XL e tem 180 mil toneladas
Costa Smeralda, inaugurado em dezembro de 2019, é da classe XL e tem 180 mil toneladas
Para a temporada da América do Sul este ano, de novembro próximo a abril de 2022, a Costa Cruzeiros acaba de anunciar duas novidades: o Costa Smeralda assume os itinerários de seu navio gêmeo Costa Toscana. E o Costa Fascinosa retornará à região assumindo os embarques do Costa Favolosa.

Os dois novos navios, Smeralda e Fascinosa, são gêmeos, em tamanho, capacidade e categoria, do Toscana, que será inaugurado em dezembro, e do Favolosa.

Trata-se, segundo a empresa, de uma reacomodação global de navios e todas as regiões tiveram ganho de capacidade com o redesenho, inclusive o Brasil, já que o Costa Smeralda chega uma semana antes a Santos, o que possibilitará a saída de Natal, muito pedida pelos agentes de viagens e passageiros.

O mantra da Costa ao mercado deve ser o mesmo para os agentes de viagens repassarem a seus clientes: mudaram os nomes dos navios, mas as categorias, configurações, inovações e qualidade continuam as mesmas. Outra mudança, para melhor, além da saída de Natal, é o embarque às segundas-feiras, em Santos, para o Costa Smeralda. Segundo a companhia, por ser o maior navio a já ter navegado na temporada brasileira na história, a empresa entendeu ser melhor tê-lo sozinho nos portos de Santos, lhéus e Salvador nos dias de embarque e paradas. Mais conforto e tranquilidade para todos.

Conversamos com o presidente da Costa Cruzeiros na América do Sul, Dario Rustico, que, além do mantra “nada muda, e quando muda é para melhor”, explicou os planos da companhia, de onde retiramos alguns argumentos de venda para os agentes de viagens apostarem na temporada 2021/22 na costa brasileira.

10 pontos positivos das novidades anunciadas pela Costa Cruzeiros:

1 – Uma semana a mais do Costa Smeralda no País, com a realização do Cruzeiro de Natal, muito pedido pelas famílias brasileiras;

2 – O Costa Smeralda é um navio da categoria XL, gêmeo do Costa Toscana e também novíssimo, pois foi lançado em dezembro de 2019. Ou seja, só navegou menos de três meses e apenas retornou agora, na Europa. Assim a Costa Cruzeiros mantém o compromisso de trazer o maior navio da temporada, com 180 mil toneladas e 2,6 mil cabines, e repleto de inovações;

3 – O Costa Smeralda tem todas as inovações do Costa Toscana, como uso de combustível GNL, mais sustentável, além das novidades em gastronomia, hospedagem e entretenimento. A qualidade do produto e da experiência a bordo, portanto, está garantida;

4 – O Costa Smeralda é um navio que já existe e que está operando neste momento na Europa, portanto, os agentes de viagens podem mostrar fotos reais, vídeos e ler a experiência de quem já esteve a bordo. Isso tira qualquer possível incerteza em relação ao Costa Toscana, que, garante a Costa, não está atrasado e será lançado em dezembro, como previsto;

5 – O Costa Smeralda terá embarques às segundas-feiras, para ser o único nos portos de Santos, Ilhéus e Salvador, dando mais conforto aos clientes;

6 – O Costa Fascinosa, que assume os roteiros do Favolosa, é um ano mais novo e passou por uma reforma nas áreas externas em 2019, pouco antes da pandemia;

7 – Trata-se de um realinhamento global da frota da Costa Cruzeiros, sempre mantendo ou ampliando a qualidade e capacidade dos navios e roteiros. Ou seja, não é algo exclusivo do Brasil ou da América do Sul;

8 – Ah, mas o Costa Toscana seria inaugurado mundialmente no Brasil. Verdade, mas o Smeralda também estreia no País e já testado e conhecido por tripulantes e outros clientes. Portanto, será uma estreia sem soft opening, já com tudo testado e com o título de maior navio em uma temporada brasileira;

9 – Para os agentes de viagens não haverá o retrabalho da remarcação, garante a Costa. A central de reservas da companhia fará as mudanças automaticamente para cada navio e enviará as alterações das reservas para os agentes. Como os navios são idênticos, mantêm-se as cabines e categorias. E também os mesmos roteiros e datas, com a ressalva que o embarque no Costa Smeralda agora é às segundas-feiras. Se o passageiro quiser remarcar ou pedir reembolso, os processos são de acordo com as regras vigentes.

10 – Por fim, os exemplos da Europa e dos Estados Unidos, além do avanço da vacinação, trazem otimismo para o setor, que poderá retornar com protocolos melhores, com segurança e tudo o que esses destinos já aprenderam. Em quatro ou cinco semanas, as autoridades brasileiras, como a Anvisa e o Ministério da Infraestrutura, em parceria com a Clia e as companhias marítimas, irão apresentar os protocolos para a retomada dos cruzeiros no Brasil, a partir do último trimestre do ano.

PANROTAS / Emerson Souza
Dario Rustico, presidente da Costa Cruzeiros na América do Sul
Dario Rustico, presidente da Costa Cruzeiros na América do Sul

ENTREVISTA

Entrevistamos o presidente da Costa Cruzeiros na América do Sul, Dario Rustico, e a gerente de Marketing, Cintia Carlotti, sobre esses anúncios. Confira abaixo trechos do bate papo exclusivo e ao final as mudanças mundiais desse realinhamento que a Costa promoveu.

PORTAL PANROTAS – Como a Costa Cruzeiros analisa o impacto das mudanças no Brasil e na América do Sul?
DARIO RUSTICO – Estamos muito felizes em poder aumentar a capacidade no Brasil, já que o Costa Fascinosa e o Costa Smeralda têm o mesmo tamanho e configuração do Favolosa e do Toscana, sendo que agora o Costa Smeralda chegará ao Brasil uma semana antes, em 20 de dezembro, e poderá fazer o Cruzeiro de Natal. Ou seja, além de mantermos o compromisso com a categoria dos navios, trazendo dois outros das mesmas classes, aumentamos a oferta do Costa Smeralda em uma semana. Tínhamos compromisso com o mercado brasileiro de ter o maior navio, com as inovações de produto e sustentabilidade, e com os embarques também em Salvador e Itajaí (SC), e isso será cumprido.

PANROTAS – Por que houve esse realinhamento da frota?
RUSTICO – Estamos fazendo um retorno gradual dos cruzeiros. Hoje temos dois navios navegando no Mediterrâneo, em algumas semanas mais dois e a frota vai voltando gradualmente, de olho nas restrições dos países, que estão diminuindo quanto mais avança a vacinação. A situação da Itália há um ou dois meses era outra. O mesmo na Inglaterra e nos Estados Unidos. Dois meses de vacinação fazem a diferença e mudam os protocolos. Estamos acompanhando e vendo as oportunidades. Nesse realinhamento, tivemos a oportunidade de ter o Costa Smeralda por aqui. Achamos que seria melhor e agarramos a oportunidade.

PANROTAS – Por que melhor?
RUSTICO – Por que queremos tirar da frente qualquer tipo de incerteza. E indiretamente ouvimos o mercado fazer perguntas sobre o Costa Toscana. A inauguração do Costa Toscana está dentro dos prazos, ele será entregue em dezembro, mas se temos um navio gêmeo, que pode chegar uma semana antes no Brasil e ainda fazer o Cruzeiro de Natal... O agente de viagens e os clientes podem ver como é o navio em fotos e vídeos reais, e não com projeções, e isso traz mais segurança. As vendas no Brasil estão em linha com o que desenhamos, então acreditamos que nada muda, e o desenho agora é melhor, com mais capacidade, saídas às segundas-feiras e navios da mesma categoria que prometemos e que o Brasil merece.

CINTIA CARLOTTI – O brasileiro ama o Cruzeiro de Natal e nos pedia isso. Agora os agentes de viagens têm mais uma semana de vendas, podem atender esse desejo dos clientes e gerar mais receita. As famílias querem muito estar juntas no próximo Natal e o que um cruzeiro proporciona é o ideal depois desse período difícil que passamos.

PANROTAS – A decisão foi difícil?
RUSTICO – Não. A oportunidade era muito boa. Não tem teoria da conspiração (nesse anúncio). Tudo é muito simples e alinhado com os planos de longo prazo da Costa Cruzeiros para o Brasil. Fizemos algumas pesquisas com alguns parceiros e a resposta foi excelente.

PANROTAS – O que os agentes de viagens precisam fazer a partir de agora?
CINTIA – Nada. Toda a parte operacional é com a Costa. Vamos fazer as alterações, por navio, e enviar a eles. Nossa equipe está à disposição para dúvidas, mas os navios são idênticos, então tudo será mantido.

PANROTAS – Quando as vendas retornam já com os nomes dos navios atualizados?
RUSTICO – Nos próximos dias. É um processo tranquilo. E que traz mais segurança para todos, assim como temos visto no retorno na Europa, nos Estados Unidos. Todos estão mais otimistas e em breve o mundo estará muito mais estável.

PANROTAS – Em termos de produtos os dois navios que virão se equiparam aos outros?
CINTIA – São da mesma categoria. Temos dois na frota na categoria XL, o Costa Smeralda, que virá ao Brasil, e o Costa Toscana, que será inaugurado em dezembro. E o Costa Fascinosa ainda é um ano mais novo que o Costa Favolosa, e teve as áreas públicas reformadas em 2019, antes da pandemia.

PANROTAS – Então muda mais a parte temática de cada navio?
CINTIA – Sim, a configuração é igual. Mas a tematização é diferente. O Costa Smeralda tem design que homenageia a Itália e navegou poucos meses antes da pandemia. Agora retornou e os brasileiros vão amar o navio, que tem um museu em homenagem à Itália, duas sorveterias italianas, Bar de Nutella, Bar Campari, com drinques sensacionais, outro dedicado ao espumante Ferrari. Restaurantes maravilhosos, incluindo um em que o hóspede prepara as refeições com os chefs, e outro para as famílias.

PANROTAS / Jhonatan Soares
Dario Rustico
Dario Rustico

PANROTAS –
Também houve a transferência do Grand Cruise para 2023, o que houve?
RUSTICO – Com esse realinhamento global, sentimos falta de mais um navio no Mediterrâneo. Como o Grand Cruise é um produto vendido com antecedência, e tinha como foco o público europeu visitando América do Sul, com alguma oferta para embarque por aqui, decidimos adiar para 2023, quando tudo aqui na região estará mais seguro e certo. Veja que a Argentina teve de fechar de novo esta semana.

PANROTAS – Por falar em segurança, como vão as conversas e negociações com as autoridades brasileiras para a temporada?
RUSTICO – O clima é de colaboração. As autoridades, como o Ministério da Infraestrutura ou a Anvisa, querem nos apoiar. Estamos finalizando, com coordenação da Clia, o protocolo de operação para o Brasil, que devemos apresentar a todos em quatro ou cinco semanas. Mas repito o que disse, dois meses de vacinação fazem muita diferença e os protocolos vão avançando. Há um mês eram proibidos os cruzeiros nos Estados Unidos e agora o CDC fala em dispensar máscara para os vacinados a bordo. Na Europa, mais da metade da população adulta foi vacinada. Por aqui, a vacinação também avança e o fim da temporada em abril de 2022 com certeza terá outro cenário do que agora, um ano antes.

PANROTAS – O compromisso da Costa com o mercado brasileira continua a ser de longo prazo então...
RUSTICO – A Costa Cruzeiros tem o compromisso de oferecer sempre o melhor aos seus clientes brasileiros. Por uma questão estratégica mundial faremos esta mudança sem nenhum prejuízo de qualidade, conforto e segurança aos brasileiros que poderão viajar em um navio da categoria XL, a mais nova e moderna da companhia, idêntico ao Costa Toscana. Temos orgulho do grupo Costa ser o primeiro a adotar o Gás Natural Liquefeito (GNL). O Costa Smeralda foi desenvolvido com foco no cliente e na sustentabilidade, sendo desenhado como uma “cidade inteligente” itinerante, tendo a opção de operar com o combustível mais limpo do mundo, o GNL. E essa categoria inovadora de navio, como prometido, estará na temporada do Brasil e da América do Sul este ano.

MUDANÇA GLOBAL
Com o intuito de fortalecer sua presença no Mediterrâneo, a companhia redesenhou a sua oferta. O Costa Toscana, que viria ao Brasil e estreará em dezembro de 2021, ficará dedicado a cruzeiros de sete dias no Mediterrâneo Ocidental. O roteiro inclui a possibilidade de visitar duas cidades espanholas: Barcelona e Valência, bem como Savona, Marselha, Palermo, Civitavecchia no mesmo itinerário. Durante o verão europeu de 2022, a Espanha voltará a ser protagonista dos cruzeiros da Costa Toscana, com Ibiza e Valência, juntamente com Savona, Civitavecchia, Nápoles e Marselha.

O Costa Firenze, o mais recente acréscimo à frota, iniciará suas operações no próximo dia 4 de julho a partir de Savona, continuará a operar no Mediterrâneo até o final de novembro de 2021. De 17 de dezembro de 2021 a meados de março de 2022, a Costa posicionará no Golfo Pérsico seu novo navio Costa Firenze, construído por Fincantieri em Marghera e dedicado ao Renascimento florentino. Os cruzeiros de uma semana visitarão os Emirados Árabes Unidos, Catar e Omã, com escalas em Abu Dhabi, Doha, Muscat e uma escala de vários dias em Dubai. Pacotes específicos para permitir visitas ao Pavilhão da Itália e à Expo serão disponibilizados para que os hóspedes possam oferecer a melhor experiência possível. A partir de abril de 2022, a Costa Firenze voltará a oferecer cruzeiros de uma semana na Itália, França e Espanha.

Os programas da Costa para o inverno europeu 2021/2022 serão complementados por quatro navios adicionais. O Costa Diadema retornará suas atividades em 26 de setembro de Savona, oferecendo longos cruzeiros pela Turquia e Grécia ou Espanha e Portugal. A partir de dezembro o navio será posicionado no Caribe, com três roteiros diferentes para descobrir as mais belas ilhas do Caribe.

O Costa Fascinosa retornará suas atividades em 23 de setembro, novamente de Savona, para cruzeiros de 10 dias a Lisboa e depois virá para a temporada brasileira. Já o Costa Deliziosa continuará com seu programa de cruzeiros no Mediterrâneo Oriental até 8 de janeiro de 2022, quando partirá para o cruzeiro Volta ao Mundo

Durante a temporada de verão de 2022, além do Costa Firenze, Costa Smeralda e Costa Toscana, posicionados no Mediterrâneo Ocidental, três navios - Costa Deliziosa, Costa Luminosa e Costa Pacifica - estarão disponíveis na parte oriental do Mediterrâneo. Outros quatro navios - Costa Diadema, Costa Fascinosa, Costa Favolosa e Costa Fortuna - vão operar no Norte da Europa, oferecendo cruzeiros para cidades bálticas e fiordes noruegueses.

LUMINOSA
Durante o inverno europeu, o Costa Luminosa continuará operando no Mediterrâneo Oriental, oferecerá cruzeiros de duas semanas para as Ilhas Canárias ou Israel. Dessa forma, por uma estratégia global, o Grand Cruise do Costa Luminosa não será realizado nesta temporada. Os hóspedes do Grand Cruise de 2022 impactados pelo cancelamento, terão a remarcação para o ano 2023, que está confirmado a bordo do Costa Luminosa.

As atualizações dos programas estarão disponíveis nos próximos dias sistemas de reservas da Costa Cruzeiros, depois da transferência das reservas para o Costa Smeralda e Costa Fascinosa. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.costacruzeiros.com.br e no portal exclusivo para agências de viagens Costa Extra (www.costaextra.com.br).

SOBRE O COSTA SMERALDA


Divulgação/Costa
Navio tem cabines com varanda e terraço, uma das inovações
Navio tem cabines com varanda e terraço, uma das inovações
Flagship da Costa Cruzeiros, o Costa Smeralda foi lançado em dezembro de 2019 e será o maior navio da companhiana temporada brasileira. Com mais de 180 mil toneladas e mais de 2.600 cabines, o Costa Smeralda tem como destaque o Coliseu - uma área aberta em três decks no centro do navio que oferece tecnologia audiovisual de última geração para os hóspedes desfrutarem de shows e performances excepcionais previstos na programação.

Todos os móveis, iluminação, tecidos e acessórios foram fabricados na Itália, alguns produzidos especificamente para o navio. O design italiano é também a grande estrela no CoDe - Costa Design Museum, o primeiro museu instalado em um navio de cruzeiro. O Costa Smeralda traz ainda como destaque o Solemio Spa; espaços de entretenimento; bares temáticos e restaurantes, incluindo um ambiente pensado exclusivamente para famílias com crianças.

O Costa Smeralda é considerado uma “cidade inteligente” itinerante. Além da inovação de ter como opção de combustível o Gás Natural Liquefeito (GNL), com baixos níveis de emissões, o navio incorpora uma série de novidades tecnológicas de ponta e projetadas para reduzir ainda mais o impacto ambiental, entre elas: a necessidade diária de água, que é alcançada diretamente do mar, por meio dos sistemas de dessalinização; o consumo de energia, reduzido ao mínimo com luzes de LED; o projeto do casco do navio, que diminui significativamente o arrasto na água, os elevadores de última geração que recuperam a energia ao reintroduzi-la no sistema de eletricidade; e a coleta e a reciclagem de 100% dos materiais como plástico, papel, vidro e alumínio, que fazem parte de uma abordagem integrada para apoiar projetos de economia circular.

SOBRE O COSTA FASCINOSA


Divulgação/Costa

O Costa Fascinosa iniciará a temporada brasileira da companhia em 20 de novembro com opções de mini-cruzeiros e itinerário rumo à Bahia, com embarque e desembarque em Santos. Em dezembro o navio será reposicionado para os itinerários do Prata, com opções de embarque no Rio de Janeiro e em Itajaí.

Em abril de 2022, o transatlântico Brasil-Itália oferecerá embarque em Itajaí, pela primeira vez com itinerário de 19 noites; além da opção de embarque no Rio de Janeiro, em um roteiro de 17 noites.

Com a temática dos filmes clássicos e seus protagonistas, o Costa Fascinosa apresenta já na entrada principal do navio, o chamado de Amarcord Atrium, no qual os hóspedes se deliciam com um cenário inspirado no clássico de Federico Fellini, decorado com cores quentes e lustres em forma de diamantes. O navio conta com 1.508 cabines, 4 piscinas, 5 jacuzzis, 290 m de comprimento e 35,5 de largura.

A área externa é dedicada ao filme “E o Vento Levou”. Com mais de 1.000 m², traz opções de relaxamento e entretenimento, como banheiras de hidromassagem com vista para o oceano, cachoeiras e outras atrações. A outra área no deck principal é a “Blue Moon”, que possui um teto de vidro deslizante para o hóspede contemplar o céu nas mais diversas estações do ano. No local, há também uma tela de cinema de 18 m², onde passam filmes e vídeos.

No navio o hóspede pode aproveitar o “Nuovomondo 4D Cinema”, cinema em quatro dimensões que desperta os cinco sentidos e agrada adultos e crianças. Destinado às crianças, o Acqua Park é um playground com um navio pirata, um castelo e um toboágua.

Os hóspedes poderão ver shows dignos da Belle Époque na "Bel Ami", um teatro com uma iluminação futurista e sistema de som. Socializar em qualquer um dos 13 bares, se divertir no "Babilônia" Disco, acompanhar shows de música ao vivo no "Blue Velvet" piano bar ou tentar a sua sorte no "The Millionaire" Casino, em homenagem ao filme “Quem Quer Ser um Milionário”.

Possui um dos maiores centros de bem-estar a bordo, o Samsara Spa, com 6 mil m² de área com o que há de mais moderno em tratamentos de beleza e bem-estar.

Outro ponto alto do Costa Fascinosa é a sua excelência em gastronomia e em variada carta de vinhos, com o melhor da cozinha italiana tradicional e internacional em cinco restaurantes.

CONFIRA ABAIXO FOTOS DO COSTA SMERALDA E DO COSTA FASCINOSA

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.