Costa anuncia navios Smeralda e Fascinosa no lugar do Toscana e Favolosa

|

Divulgação/Costa
Costa Smeralda, inaugurado em dezembro de 2019, é da classe XL e tem 180 mil toneladas
Costa Smeralda, inaugurado em dezembro de 2019, é da classe XL e tem 180 mil toneladas
Para a temporada da América do Sul este ano, de novembro próximo a abril de 2022, a Costa Cruzeiros acaba de anunciar duas novidades: o Costa Smeralda assume os itinerários de seu navio gêmeo Costa Toscana. E o Costa Fascinosa retornará à região assumindo os embarques do Costa Favolosa.

Os dois novos navios, Smeralda e Fascinosa, são gêmeos, em tamanho, capacidade e categoria, do Toscana, que será inaugurado em dezembro, e do Favolosa.

Trata-se, segundo a empresa, de uma reacomodação global de navios e todas as regiões tiveram ganho de capacidade com o redesenho, inclusive o Brasil, já que o Costa Smeralda chega uma semana antes a Santos, o que possibilitará a saída de Natal, muito pedida pelos agentes de viagens e passageiros.

O mantra da Costa ao mercado deve ser o mesmo para os agentes de viagens repassarem a seus clientes: mudaram os nomes dos navios, mas as categorias, configurações, inovações e qualidade continuam as mesmas. Outra mudança, para melhor, além da saída de Natal, é o embarque às segundas-feiras, em Santos, para o Costa Smeralda. Segundo a companhia, por ser o maior navio a já ter navegado na temporada brasileira na história, a empresa entendeu ser melhor tê-lo sozinho nos portos de Santos, lhéus e Salvador nos dias de embarque e paradas. Mais conforto e tranquilidade para todos.

Conversamos com o presidente da Costa Cruzeiros na América do Sul, Dario Rustico, que, além do mantra “nada muda, e quando muda é para melhor”, explicou os planos da companhia, de onde retiramos alguns argumentos de venda para os agentes de viagens apostarem na temporada 2021/22 na costa brasileira.

10 pontos positivos das novidades anunciadas pela Costa Cruzeiros:

1 – Uma semana a mais do Costa Smeralda no País, com a realização do Cruzeiro de Natal, muito pedido pelas famílias brasileiras;

2 – O Costa Smeralda é um navio da categoria XL, gêmeo do Costa Toscana e também novíssimo, pois foi lançado em dezembro de 2019. Ou seja, só navegou menos de três meses e apenas retornou agora, na Europa. Assim a Costa Cruzeiros mantém o compromisso de trazer o maior navio da temporada, com 180 mil toneladas e 2,6 mil cabines, e repleto de inovações;

3 – O Costa Smeralda tem todas as inovações do Costa Toscana, como uso de combustível GNL, mais sustentável, além das novidades em gastronomia, hospedagem e entretenimento. A qualidade do produto e da experiência a bordo, portanto, está garantida;

4 – O Costa Smeralda é um navio que já existe e que está operando neste momento na Europa, portanto, os agentes de viagens podem mostrar fotos reais, vídeos e ler a experiência de quem já esteve a bordo. Isso tira qualquer possível incerteza em relação ao Costa Toscana, que, garante a Costa, não está atrasado e será lançado em dezembro, como previsto;

5 – O Costa Smeralda terá embarques às segundas-feiras, para ser o único nos portos de Santos, Ilhéus e Salvador, dando mais conforto aos clientes;

6 – O Costa Fascinosa, que assume os roteiros do Favolosa, é um ano mais novo e passou por uma reforma nas áreas externas em 2019, pouco antes da pandemia;

7 – Trata-se de um realinhamento global da frota da Costa Cruzeiros, sempre mantendo ou ampliando a qualidade e capacidade dos navios e roteiros. Ou seja, não é algo exclusivo do Brasil ou da América do Sul;

8 – Ah, mas o Costa Toscana seria inaugurado mundialmente no Brasil. Verdade, mas o Smeralda também estreia no País e já testado e conhecido por tripulantes e outros clientes. Portanto, será uma estreia sem soft opening, já com tudo testado e com o título de maior navio em uma temporada brasileira;

9 – Para os agentes de viagens não haverá o retrabalho da remarcação, garante a Costa. A central de reservas da companhia fará as mudanças automaticamente para cada navio e enviará as alterações das reservas para os agentes. Como os navios são idênticos, mantêm-se as cabines e categorias. E também os mesmos roteiros e datas, com a ressalva que o embarque no Costa Smeralda agora é às segundas-feiras. Se o passageiro quiser remarcar ou pedir reembolso, os processos são de acordo com as regras vigentes.

10 – Por fim, os exemplos da Europa e dos Estados Unidos, além do avanço da vacinação, trazem otimismo para o setor, que poderá retornar com protocolos melhores, com segurança e tudo o que esses destinos já aprenderam. Em quatro ou cinco semanas, as autoridades brasileiras, como a Anvisa e o Ministério da Infraestrutura, em parceria com a Clia e as companhias marítimas, irão apresentar os protocolos para a retomada dos cruzeiros no Brasil, a partir do último trimestre do ano.

PANROTAS / Emerson Souza
Dario Rustico, presidente da Costa Cruzeiros na América do Sul
Dario Rustico, presidente da Costa Cruzeiros na América do Sul

ENTREVISTA

Entrevistamos o presidente da Costa Cruzeiros na América do Sul, Dario Rustico, e a gerente de Marketing, Cintia Carlotti, sobre esses anúncios. Confira abaixo trechos do bate papo exclusivo e ao final as mudanças mundiais desse realinhamento que a Costa promoveu.

PORTAL PANROTAS – Como a Costa Cruzeiros analisa o impacto das mudanças no Brasil e na América do Sul?
DARIO RUSTICO – Estamos muito felizes em poder aumentar a capacidade no Brasil, já que o Costa Fascinosa e o Costa Smeralda têm o mesmo tamanho e configuração do Favolosa e do Toscana, sendo que agora o Costa Smeralda chegará ao Brasil uma semana antes, em 20 de dezembro, e poderá fazer o Cruzeiro de Natal. Ou seja, além de mantermos o compromisso com a categoria dos navios, trazendo dois outros das mesmas classes, aumentamos a oferta do Costa Smeralda em uma semana. Tínhamos compromisso com o mercado brasileiro de ter o maior navio, com as inovações de produto e sustentabilidade, e com os embarques também em Salvador e Itajaí (SC), e isso será cumprido.

PANROTAS – Por que houve esse realinhamento da frota?
RUSTICO – Estamos fazendo um retorno gradual dos cruzeiros. Hoje temos dois navios navegando no Mediterrâneo, em algumas semanas mais dois e a frota vai voltando gradualmente, de olho nas restrições dos países, que estão diminuindo quanto mais avança a vacinação. A situação da Itália há um ou dois meses era outra. O mesmo na Inglaterra e nos Estados Unidos. Dois meses de vacinação fazem a diferença e mudam os protocolos. Estamos acompanhando e vendo as oportunidades. Nesse realinhamento, tivemos a oportunidade de ter o Costa Smeralda por aqui. Achamos que seria melhor e agarramos a oportunidade.

PANROTAS – Por que melhor?
RUSTICO – Por que queremos tirar da frente qualquer tipo de incerteza. E indiretamente ouvimos o mercado fazer perguntas sobre o Costa Toscana. A inauguração do Costa Toscana está dentro dos prazos, ele será entregue em dezembro, mas se temos um navio gêmeo, que pode chegar uma semana antes no Brasil e ainda fazer o Cruzeiro de Natal... O agente de viagens e os clientes podem ver como é o navio em fotos e vídeos reais, e não com projeções, e isso traz mais segurança. As vendas no Brasil estão em linha com o que desenhamos, então acreditamos que nada muda, e o desenho agora é melhor, com mais capacidade, saídas às segundas-feiras e navios da mesma categoria que prometemos e que o Brasil merece.

CINTIA CARLOTTI – O brasileiro ama o Cruzeiro de Natal e nos pedia isso. Agora os agentes de viagens têm mais uma semana de vendas, podem atender esse desejo dos clientes e gerar mais receita. As famílias querem muito estar juntas no próximo Natal e o que um cruzeiro proporciona é o ideal depois desse período difícil que passamos.

PANROTAS – A decisão foi difícil?
RUSTICO – Não. A oportunidade era muito boa. Não tem teoria da conspiração (nesse anúncio). Tudo é muito simples e alinhado com os planos de longo prazo da Costa Cruzeiros para o Brasil. Fizemos algumas pesquisas com alguns parceiros e a resposta foi excelente.

PANROTAS – O que os agentes de viagens precisam fazer a partir de agora?
CINTIA – Nada. Toda a parte operacional é com a Costa. Vamos fazer as alterações, por navio, e enviar a eles. Nossa equipe está à disposição para dúvidas, mas os navios são idênticos, então tudo será mantido.

PANROTAS – Quando as vendas retornam já com os nomes dos navios atualizados?
RUSTICO – Nos próximos dias. É um processo tranquilo. E que traz mais segurança para todos, assim como temos visto no retorno na Europa, nos Estados Unidos. Todos estão mais otimistas e em breve o mundo estará muito mais estável.

PANROTAS – Em termos de produtos os dois navios que virão se equiparam aos outros?
CINTIA – São da mesma categoria. Temos dois na frota na categoria XL, o Costa Smeralda, que virá ao Brasil, e o Costa Toscana, que será inaugurado em dezembro. E o Costa Fascinosa ainda é um ano mais novo que o Costa Favolosa, e teve as áreas públicas reformadas em 2019, antes da pandemia.

PANROTAS – Então muda mais a parte temática de cada navio?
CINTIA – Sim, a configuração é igual. Mas a tematização é diferente. O Costa Smeralda tem design que homenageia a Itália e navegou poucos meses antes da pandemia. Agora retornou e os brasileiros vão amar o navio, que tem um museu em homenagem à Itália, duas sorveterias italianas, Bar de Nutella, Bar Campari, com drinques sensacionais, outro dedicado ao espumante Ferrari. Restaurantes maravilhosos, incluindo um em que o hóspede prepara as refeições com os chefs, e outro para as famílias.

PANROTAS / Jhonatan Soares
Dario Rustico
Dario Rustico

PANROTAS –
Também houve a transferência do Grand Cruise para 2023, o que houve?
RUSTICO – Com esse realinhamento global, sentimos falta de mais um navio no Mediterrâneo. Como o Grand Cruise é um produto vendido com antecedência, e tinha como foco o público europeu visitando América do Sul, com alguma oferta para embarque por aqui, decidimos adiar para 2023, quando tudo aqui na região estará mais seguro e certo. Veja que a Argentina teve de fechar de novo esta semana.

PANROTAS – Por falar em segurança, como vão as conversas e negociações com as autoridades brasileiras para a temporada?
RUSTICO – O clima é de colaboração. As autoridades, como o Ministério da Infraestrutura ou a Anvisa, querem nos apoiar. Estamos finalizando, com coordenação da Clia, o protocolo de operação para o Brasil, que devemos apresentar a todos em quatro ou cinco semanas. Mas repito o que disse, dois meses de vacinação fazem muita diferença e os protocolos vão avançando. Há um mês eram proibidos os cruzeiros nos Estados Unidos e agora o CDC fala em dispensar máscara para os vacinados a bordo. Na Europa, mais da metade da população adulta foi vacinada. Por aqui, a vacinação também avança e o fim da temporada em abril de 2022 com certeza terá outro cenário do que agora, um ano antes.

PANROTAS – O compromisso da Costa com o mercado brasileira continua a ser de longo prazo então...
RUSTICO – A Costa Cruzeiros tem o compromisso de oferecer sempre o melhor aos seus clientes brasileiros. Por uma questão estratégica mundial faremos esta mudança sem nenhum prejuízo de qualidade, conforto e segurança aos brasileiros que poderão viajar em um navio da categoria XL, a mais nova e moderna da companhia, idêntico ao Costa Toscana. Temos orgulho do grupo Costa ser o primeiro a adotar o Gás Natural Liquefeito (GNL). O Costa Smeralda foi desenvolvido com foco no cliente e na sustentabilidade, sendo desenhado como uma “cidade inteligente” itinerante, tendo a opção de operar com o combustível mais limpo do mundo, o GNL. E essa categoria inovadora de navio, como prometido, estará na temporada do Brasil e da América do Sul este ano.

MUDANÇA GLOBAL
Com o intuito de fortalecer sua presença no Mediterrâneo, a companhia redesenhou a sua oferta. O Costa Toscana, que viria ao Brasil e estreará em dezembro de 2021, ficará dedicado a cruzeiros de sete dias no Mediterrâneo Ocidental. O roteiro inclui a possibilidade de visitar duas cidades espanholas: Barcelona e Valência, bem como Savona, Marselha, Palermo, Civitavecchia no mesmo itinerário. Durante o verão europeu de 2022, a Espanha voltará a ser protagonista dos cruzeiros da Costa Toscana, com Ibiza e Valência, juntamente com Savona, Civitavecchia, Nápoles e Marselha.

O Costa Firenze, o mais recente acréscimo à frota, iniciará suas operações no próximo dia 4 de julho a partir de Savona, continuará a operar no Mediterrâneo até o final de novembro de 2021. De 17 de dezembro de 2021 a meados de março de 2022, a Costa posicionará no Golfo Pérsico seu novo navio Costa Firenze, construído por Fincantieri em Marghera e dedicado ao Renascimento florentino. Os cruzeiros de uma semana visitarão os Emirados Árabes Unidos, Catar e Omã, com escalas em Abu Dhabi, Doha, Muscat e uma escala de vários dias em Dubai. Pacotes específicos para permitir visitas ao Pavilhão da Itália e à Expo serão disponibilizados para que os hóspedes possam oferecer a melhor experiência possível. A partir de abril de 2022, a Costa Firenze voltará a oferecer cruzeiros de uma semana na Itália, França e Espanha.

Os programas da Costa para o inverno europeu 2021/2022 serão complementados por quatro navios adicionais. O Costa Diadema retornará suas atividades em 26 de setembro de Savona, oferecendo longos cruzeiros pela Turquia e Grécia ou Espanha e Portugal. A partir de dezembro o navio será posicionado no Caribe, com três roteiros diferentes para descobrir as mais belas ilhas do Caribe.

O Costa Fascinosa retornará suas atividades em 23 de setembro, novamente de Savona, para cruzeiros de 10 dias a Lisboa e depois virá para a temporada brasileira. Já o Costa Deliziosa continuará com seu programa de cruzeiros no Mediterrâneo Oriental até 8 de janeiro de 2022, quando partirá para o cruzeiro Volta ao Mundo

Durante a temporada de verão de 2022, além do Costa Firenze, Costa Smeralda e Costa Toscana, posicionados no Mediterrâneo Ocidental, três navios - Costa Deliziosa, Costa Luminosa e Costa Pacifica - estarão disponíveis na parte oriental do Mediterrâneo. Outros quatro navios - Costa Diadema, Costa Fascinosa, Costa Favolosa e Costa Fortuna - vão operar no Norte da Europa, oferecendo cruzeiros para cidades bálticas e fiordes noruegueses.

LUMINOSA
Durante o inverno europeu, o Costa Luminosa continuará operando no Mediterrâneo Oriental, oferecerá cruzeiros de duas semanas para as Ilhas Canárias ou Israel. Dessa forma, por uma estratégia global, o Grand Cruise do Costa Luminosa não será realizado nesta temporada. Os hóspedes do Grand Cruise de 2022 impactados pelo cancelamento, terão a remarcação para o ano 2023, que está confirmado a bordo do Costa Luminosa.

As atualizações dos programas estarão disponíveis nos próximos dias sistemas de reservas da Costa Cruzeiros, depois da transferência das reservas para o Costa Smeralda e Costa Fascinosa. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.costacruzeiros.com.br e no portal exclusivo para agências de viagens Costa Extra (www.costaextra.com.br).

SOBRE O COSTA SMERALDA


Divulgação/Costa
Navio tem cabines com varanda e terraço, uma das inovações
Navio tem cabines com varanda e terraço, uma das inovações
Flagship da Costa Cruzeiros, o Costa Smeralda foi lançado em dezembro de 2019 e será o maior navio da companhiana temporada brasileira. Com mais de 180 mil toneladas e mais de 2.600 cabines, o Costa Smeralda tem como destaque o Coliseu - uma área aberta em três decks no centro do navio que oferece tecnologia audiovisual de última geração para os hóspedes desfrutarem de shows e performances excepcionais previstos na programação.

Todos os móveis, iluminação, tecidos e acessórios foram fabricados na Itália, alguns produzidos especificamente para o navio. O design italiano é também a grande estrela no CoDe - Costa Design Museum, o primeiro museu instalado em um navio de cruzeiro. O Costa Smeralda traz ainda como destaque o Solemio Spa; espaços de entretenimento; bares temáticos e restaurantes, incluindo um ambiente pensado exclusivamente para famílias com crianças.

O Costa Smeralda é considerado uma “cidade inteligente” itinerante. Além da inovação de ter como opção de combustível o Gás Natural Liquefeito (GNL), com baixos níveis de emissões, o navio incorpora uma série de novidades tecnológicas de ponta e projetadas para reduzir ainda mais o impacto ambiental, entre elas: a necessidade diária de água, que é alcançada diretamente do mar, por meio dos sistemas de dessalinização; o consumo de energia, reduzido ao mínimo com luzes de LED; o projeto do casco do navio, que diminui significativamente o arrasto na água, os elevadores de última geração que recuperam a energia ao reintroduzi-la no sistema de eletricidade; e a coleta e a reciclagem de 100% dos materiais como plástico, papel, vidro e alumínio, que fazem parte de uma abordagem integrada para apoiar projetos de economia circular.

SOBRE O COSTA FASCINOSA


Divulgação/Costa

O Costa Fascinosa iniciará a temporada brasileira da companhia em 20 de novembro com opções de mini-cruzeiros e itinerário rumo à Bahia, com embarque e desembarque em Santos. Em dezembro o navio será reposicionado para os itinerários do Prata, com opções de embarque no Rio de Janeiro e em Itajaí.

Em abril de 2022, o transatlântico Brasil-Itália oferecerá embarque em Itajaí, pela primeira vez com itinerário de 19 noites; além da opção de embarque no Rio de Janeiro, em um roteiro de 17 noites.

Com a temática dos filmes clássicos e seus protagonistas, o Costa Fascinosa apresenta já na entrada principal do navio, o chamado de Amarcord Atrium, no qual os hóspedes se deliciam com um cenário inspirado no clássico de Federico Fellini, decorado com cores quentes e lustres em forma de diamantes. O navio conta com 1.508 cabines, 4 piscinas, 5 jacuzzis, 290 m de comprimento e 35,5 de largura.

A área externa é dedicada ao filme “E o Vento Levou”. Com mais de 1.000 m², traz opções de relaxamento e entretenimento, como banheiras de hidromassagem com vista para o oceano, cachoeiras e outras atrações. A outra área no deck principal é a “Blue Moon”, que possui um teto de vidro deslizante para o hóspede contemplar o céu nas mais diversas estações do ano. No local, há também uma tela de cinema de 18 m², onde passam filmes e vídeos.

No navio o hóspede pode aproveitar o “Nuovomondo 4D Cinema”, cinema em quatro dimensões que desperta os cinco sentidos e agrada adultos e crianças. Destinado às crianças, o Acqua Park é um playground com um navio pirata, um castelo e um toboágua.

Os hóspedes poderão ver shows dignos da Belle Époque na "Bel Ami", um teatro com uma iluminação futurista e sistema de som. Socializar em qualquer um dos 13 bares, se divertir no "Babilônia" Disco, acompanhar shows de música ao vivo no "Blue Velvet" piano bar ou tentar a sua sorte no "The Millionaire" Casino, em homenagem ao filme “Quem Quer Ser um Milionário”.

Possui um dos maiores centros de bem-estar a bordo, o Samsara Spa, com 6 mil m² de área com o que há de mais moderno em tratamentos de beleza e bem-estar.

Outro ponto alto do Costa Fascinosa é a sua excelência em gastronomia e em variada carta de vinhos, com o melhor da cozinha italiana tradicional e internacional em cinco restaurantes.

CONFIRA ABAIXO FOTOS DO COSTA SMERALDA E DO COSTA FASCINOSA

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA