Maceió elabora plano operacional para temporada de cruzeiros

|

Divulgação/MSC Cruises
O MSC Seaside deve atracar em Maceió em 8 de dezembro iniciando a temporada de cruzeiros no destino
O MSC Seaside deve atracar em Maceió em 8 de dezembro iniciando a temporada de cruzeiros no destino
A temporada de cruzeiros 2021/2022 em Maceió está confirmada e seguirá uma série de protocolos que visam proporcionar aos cruzeiristas e maceioenses segurança em relação à covid-19. A Prefeitura de Maceió está elaborando o “Plano de Operacionalização de Cruzeiros Marítimos” para o destino. O documento norteará a aplicação dos protocolos sanitários tanto para o embarque, quanto para desembarque de tripulantes e passageiros no Porto da capital.

Entre as medidas estabelecidas no plano, estão: triagem de condições de saúde do viajante; comprovante de vacinação completa contra a covid-19; testagem diária laboratorial RT-PCR nos tripulantes e passageiros; uso de máscara; documento comprobatório de realização de teste RT-PCR com resultado negativo ou não detectável para o desembarque, entre outras.

De acordo com a secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Patricia Mourão, a temporada será muito positiva para Maceió e os cuidados adotados pelo destino ajudam a consolidar a capital na rota de grandes cruzeiros.

“A temporada de cruzeiros representa um importante passo para a retomada efetiva do setor, refletindo diretamente na economia municipal, gerando emprego e renda para a população. Estamos felizes e ajustando todos os detalhes junto à Clia para proporcionar conforto e segurança para os nossos visitantes cruzeiristas”, destacou a secretária.

Elaborado pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), o plano segue as normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil). O ofício está em fase final de elaboração e deve ser divulgado em breve com todas as recomendações e exigências necessárias.

“Para a indústria de cruzeiros, a saúde e segurança dos hóspedes, tripulantes e das cidades visitadas estão em primeiro lugar. E é justamente por isso que trabalhamos em estreita colaboração com as autoridades responsáveis pelos destinos. Estamos prontos para navegar e muito felizes de acompanhar o retorno dos cruzeiros ao Brasil, oferecendo as mesmas experiências únicas e memoráveis que as pessoas apaixonadas por cruzeiros estão acostumadas a vivenciar e para tantas outras que viverão esses momentos pela primeira vez”, ressaltou o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz.

TEMPORADA

O primeiro navio da temporada 2021/2022 deve atracar em Maceió em 8 de dezembro. O MSC Seaside, que volta à capital alagoana também no dia 27 do mesmo mês, vem da cidade de Salvador e destino final em Búzios, no Rio de Janeiro. Nas duas atracagens, cerca de quatro mil pessoas estarão a bordo do navio — entre passageiros e tripulantes.

Durante toda a temporada, equipes da Semtel estarão no Porto de Maceió e também na orla da Praia de Pajuçara para realizar a recepção dos visitantes. A ação contará com o apoio do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) móvel.

Os próximos cruzeiros estão previstos para o período de janeiro a agosto de 2022. São eles: MSC Seaside, Seven Seas Voyager, MSC Sinfonia, Seadream, MSC Preziosa, Costa Orchestra, Albatros, Costa Favolosa e Coral Buccanner.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA