Santos e São Paulo unem forças para incrementar Turismo marítimo no Estado
Governo estadual e município celebram início da temporada e integração de ações

SANTOS (SP) - Mais do que um porto de partida, Santos se consolida como fundamental do Turismo de cruzeiros no Brasil, e o Estado de São Paulo reafirma sua liderança como destino e emissor de viajantes.
Na abertura oficial da temporada 2025/2026 de cruzeiros na América do Sul, realizada a bordo do MSC Preziosa, autoridades estaduais e municipais reforçaram o compromisso com o setor e apresentaram ações conjuntas para garantir uma temporada segura, organizada e economicamente expressiva para o turismo paulista.
O secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena, destacou que o governo paulista tem trabalhado para garantir infraestrutura, integração e continuidade às operações de cruzeiros.
"Podem contar com o Governo do Estado com todo o esforço que pudermos para ter temporadas maiores e melhores. O Turismo de cruzeiros é uma atividade estratégica, que movimenta a economia, gera emprego e fortalece a imagem de São Paulo como destino completo", afirmou.
Lucena ressaltou ainda que o Turismo náutico está entre as prioridades da gestão estadual, especialmente no contexto de ampliação dos investimentos em conectividade e qualificação.
"São Paulo é o maior emissor e também um dos maiores receptores de turistas do país. Apoiar o crescimento da temporada de cruzeiros é apoiar o setor como um todo — uma atividade que transforma vidas, aquece o comércio e impulsiona o desenvolvimento sustentável"
Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo
Santos, protagonista nacional do Turismo marítimo
Com 60% de todo o movimento de embarque em cruzeiros no Brasil, o porto de Santos segue como principal ponto de embarque e desembarque do País. O secretário municipal de Turismo, Thiago Papa, destacou o impacto direto da atividade na geração de empregos e no fortalecimento da economia local. "São mais de 30 mil empregos gerados e um comércio aquecido. Ficamos muito felizes em ver a cidade preparada e vibrante para receber mais uma temporada de cruzeiros", afirmou.

Segundo Papa, a prefeitura realizou um planejamento completo para a operação deste ano, com ações que vão desde o ordenamento urbano até a promoção turística. "Estamos prontos para acolher os visitantes com qualidade e hospitalidade. A cidade se mobilizou para que cada escala seja uma oportunidade de mostrar o melhor de Santos", disse.
O secretário também destacou o Santos Sunset, evento promovido na região do Aquário Municipal, com avenida fechada ao trânsito e programação especial para celebrar o pôr do sol e a chegada da temporada. "Queremos que o público local e os visitantes sintam que Santos é o coração do Turismo marítimo no Brasil”, completou.
O Santos Sunset aconteceu ontem (26), no horário da saída do MSC Preziosa.

Integração e projeção nacional
Com a união entre o Estado e o município, São Paulo consolida sua liderança no turismo de cruzeiros e reforça seu papel estratégico na economia nacional. A temporada 2025/2026 deve fortalecer ainda mais essa posição, combinando o potencial econômico da Baixada Santista com o planejamento estadual voltado à inovação, sustentabilidade e promoção turística.
"Quando o Turismo cresce, cresce o Brasil", resumiu Roberto de Lucena, ao encerrar sua fala durante a cerimônia.
A reportagem da PANROTAS viaja a convite da MSC Cruzeiros.