MSC Cruzeiros anuncia encomenda de dois novos navios da Classe World
Investimento de 3,5 bi de euros amplia parceria com estaleiro francês e eleva total de encomendas em 2025

A MSC Cruzeiros anunciou a encomenda de dois novos navios da Classe World ao estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique, com entregas previstas para 2030 e 2031. O investimento de 3,5 bilhões de euros eleva o total de encomendas feitas pela companhia em 2025 para quase 7 bilhões de euros.
O anúncio ocorreu em Saint-Nazaire, na França, durante uma cerimônia que também marcou o teste de flutuação do MSC World Asia e a colocação da moeda do MSC World Atlantic. Com os novos contratos, o investimento direto da MSC Cruzeiros na França chega a 10,5 bilhões de euros. A parceria com o estaleiro francês já dura mais de 20 anos.
Segundo Pierfrancesco Vago, presidente executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, a Classe World simboliza a visão da companhia para o futuro do setor. Ele destacou a eficiência energética dos navios e o compromisso com combustíveis de baixo carbono, como o GNL (gás natural liquefeito).

Laurent Castaing, diretor-geral do Chantiers de l’Atlantique, afirmou que o novo pedido reforça a confiança da MSC na capacidade do estaleiro e consolida uma série de oito navios da mesma classe. Os dois novos pedidos estão sujeitos à obtenção de financiamento, prática comum no setor.
A construção dos novos World Class 7 e 8 começa em 2029. Atualmente, a Classe World inclui o MSC World Europa (2022), o MSC World America (2025), o MSC World Asia (2026) e o MSC World Atlantic (2027).
O teste de flutuação do MSC World Asia marcou a entrada do navio na fase final de construção. A embarcação será entregue em novembro de 2026 e fará cruzeiros de sete noites pelo Mediterrâneo, com escalas em cidades como Barcelona, Marselha, Gênova, Civitavecchia, Messina e Valeta.
A cerimônia da moeda do MSC World Atlantic contou com as madrinhas Lynn Torrent, presidente da MSC Cruzeiros na América do Norte, e Agnès Sahores, gerente de inovação industrial do estaleiro francês. O navio entrará em operação em 2027, com roteiros pelo Caribe a partir de Port Canaveral, nos Estados Unidos.
Todos os navios da Classe World são movidos por motores bicombustíveis a GNL, preparados para operar também com combustíveis renováveis, como o bio e o sintético, assim que estiverem disponíveis em escala comercial. A MSC Cruzeiros pretende atingir emissões líquidas zero até 2050. O uso do GNL é considerado uma etapa de transição para tecnologias totalmente neutras em carbono.