Raphael Silva   |   18/05/2018 10:00

Direto da fonte: 5 dicas de DMCs para vender África do Sul e safáris

Destino que segue com aumento gradativo de brasileiros ganha cada vez mais atenção do mercado, que precisa entender como vender o produto

Raphael Silva
Safáris são o grande o grande produto turístico da África do Sul, mas você sabe vende-lo?
Safáris são o grande o grande produto turístico da África do Sul, mas você sabe vende-lo?
DURBAN (ÁFRICA DO SUL) – A ambição da África do Sul de recepcionar cinco milhões de novos turistas até 2023 passa muito pela venda dos safáris. A principal atração local tem se popularizado em ritmo acelerado e conquistado os brasileiros, que viajam cada vez mais em busca dos Big 5 – os cinco mamíferos selvagens mais difíceis de serem caçados pelo homem.

Diante disso, o Portal PANROTAS conversou com DMCs sul-africanos em busca de dicas para agentes de viagens que querem adicionar o destino e o produto à prateleira ou vendê-los com mais autoridade.

MOMENTO IDEAL
O gerente de Vendas e Marketing da Kobo Safaris, Ederval Carbonaro, atua na DMC há cerca de oito anos e vê o momento como ideal para se vender África do Sul. A valorização do real frente ao rand – moeda local – é um dos destaques. No mesmo caminho está a disputa de tarifas das companhias aéreas, que operam a rota entre Guarulhos (SP) e Joanesburgo, South African Airways e Latam.

“Tudo isso é um atrativo que facilita a vinda do brasileiro. O nosso dinheiro (real) tem valor aqui. Há safáris acessíveis, acomodações para todos os bolsos, além disso, comer e beber se torna mais barato também”, explicou Carbonaro.

O ano passado contou com mais de 67 mil brasileiros viajando ao destino, uma alta de 74% em relação ao ano anterior. Segundo o gerente da Kobo, o ganho de relevância do destino faz com que os turistas busquem mais informações e, assim, se familiarizem mais com a África do Sul.

Raphael Silva
Observar os Big 5 em seu habitat natural é um trunfo único do continente africano
Observar os Big 5 em seu habitat natural é um trunfo único do continente africano
ATRAÇÃO ÚNICA
Os safáris em busca dos Big 5 em seu habitat natural são atrações únicas para quem viaja à África, grande trunfo do destino. É preciso entender, porém, a diferença entre as reservas privadas e públicas, como, por exemplo, o conhecido Parque Nacional Kruger.

“99% do público brasileiro vai para reservas privadas. Eu aconselho sempre [isso]. É uma experiência mais completa. Há toda uma atmosfera proporcionada pelo guia, informações curiosas e detalhes que fazem a diferença”, afirmou Carbonaro.

Já segundo a gerente de Vendas da Akilanga, Priscila Ribeiro, o importante é ter certeza de que aquela reserva conta com todos os Big 5: leão, elefante, búfalo africano, leopardo e rinoceronte. “Eles são o nosso grande trunfo, então é imprescindível que o agente saiba onde tem e onde não tem para não frustrar o seu cliente”, afirmou.

Raphael Silva
Tendência global, o glamping já é realidade nas reservas naturais da África do Sul
Tendência global, o glamping já é realidade nas reservas naturais da África do Sul
LODGES EM ALTA
Alguns dos lodges sul-africanos ficam situados dentro das reservas naturais, onde são realizados os safáris. Aí é apontada outra vantagem. Hoje, não existem apenas lodges luxuosos e extremamente caros, mas também opções mais acessíveis, que atendem ao bolso de diversos tipos de viajantes.

No destino, há opções que vão desde acomodações básicas até o luxo. Dentro do Kruger, por exemplo, existem alternativas apenas para se passar a noite, com baixo custo e serviço básico.

Já no Amakhala Game Reserve, em Paterson, é possível desfrutar da experiência de glamping no Woodbury Tented Camp. Nas opções luxuosas, o exemplo é o Amakhala Safari Lodge, com direito a piscina privativa na acomodação. Todos esses estão situados dentro das reservas e contam com programas que incluem safáris.

Raphael Silva
Você sabe porque as girafas bebem água de perna aberta? Um guia que fala português pode tirar essa dúvida com facilidade
Você sabe porque as girafas bebem água de perna aberta? Um guia que fala português pode tirar essa dúvida com facilidade
ADAPTAÇÃO
A África do Sul é vista por muitos como ‘porta de entrada’ para os viajantes que vão ao continente pela primeira vez. Lá, a língua inglesa facilita a comunicação, mas pode ficar ainda mais fácil. Muitas empresas adotam atendimento e receptivos com colaboradores de Angola e Moçambique, que têm o português como língua nativa.

VENDA CONSULTIVA
Diferentemente de destinos mais comuns e fáceis comercializados on-line, a África do Sul é um destino que atrai os agentes pela consultoria. A oportunidade de personalizar o roteiro e vender produtos adicionais aumenta o ticket médio do viajante e de ganho do vendedor.

“Não é um destino que as pessoas compram pela internet. Por isso, surge a oportunidade de atuar como um consultor, agregando valor à venda com variáveis para o cliente”, destacou Carbonaro ao falar das vantagens de se vender roteiros de safáris e reservas naturais.

O Portal PANROTAS viajou a convite da South African Tourism e da Latam.

Tópicos relacionados