Marcos Martins   |   25/09/2018 23:35

França aposta no enoturismo para oferecer novas experiências

Destinos de Borgonha e Vale do Loire divulgam roteiros e serviços para o trade brasileiro


Marcos Martins
Alexandre Rizaucourt  e Emmanuelle Hézard, do Bourgogne-Franche-Comté Tourisme
Alexandre Rizaucourt e Emmanuelle Hézard, do Bourgogne-Franche-Comté Tourisme
FORTALEZA – A busca por novas experiências está movimentando o Turismo e, cada vez mais, as empresas têm apostado em roteiros e atividades fora do convencional. Nesse sentido, a França aparece com destaque no segmento de enoturismo pelos seus destinos estruturados e diversas possibilidades de personalização das viagens.

A região de Borgonha é uma das mais conhecidas e dá para explorá-la de várias maneiras, seja com as aulas de degustação ou passeios de carro, bicicleta e a cavalo. As rotas de vinho mais importantes hoje são a Grands Crus, Grands Vins, Route du Maconnais Beaujolais, Route des vignobles de l`Yonne (Chablis) e Route des Crémants.
Flickr / Alessandro Bartoli
Borgonha tem belas paisagens
Borgonha tem belas paisagens

“As vinícolas são pequenas e os agricultores adoram receber os clientes para compartilhar seus trabalhos, segredos e degustar vinhos. Além disso, temos guias brasileiros que trabalham nos vinhedos, e isso facilita a comunicação”, explica a diretora de Promoção Internacional do Bourgogne-Franche-Comté Tourisme, Emmanuelle Hézard, ao Portal PANROTAS.

O destino está presente no mercado brasileiro há dez anos, sempre por meio de visitas consecutivas. Agora o trabalho do Turismo de Borgonha no Brasil se concentra na capacitação do trade.

“O que sentimos do mercado é que há produtos, mas precisamos capacitar as equipes de vendas porque os gerentes de produtos e diretores já conhecem bastante a região. Vamos mostrar que eles podem oferecer o destino quando o passageiro pedir indicações. A Borgonha pode ser combinada a outros roteiros de Champagne e Provence, por exemplo, e o viajante pode conhecer as belezas naturais em alguns dias”, ressalta o correspondente de Borgonha no Brasil, Alexandre Rizaucourt.

TRADIÇÃO E ARQUITETURA
Muito além dos castelos, a região de Centre-Val de Loire é outra dica para quem deseja viagens gastronômicas, já que possui 350 caves turísticas e 50 denominações de origem. “As melhores experiências envolvem não apenas a visita, mas a degustação e acompanhamento dos processos. O ideal é participar da produção dos vinhos e ficar por dentro do que acontece”, afirma o diretor geral do Comitê Regional de Turismo de Centre-Val de Loire, Marc Richet.

Marcos Martins
Marc Richet durante os Encontros à Francesa
Marc Richet durante os Encontros à Francesa
Para se ter ideia, a cada ano são vendidas 250 milhões de garrafas dos vinhos locais em 140 países. Há diferentes possibilidades de roteiros e algumas incluem pontos geográficos importantes como Sancerre, Chinon, Bourgueil e Amboise, ideais para explorar a região.

“O enoturismo é, de fato, uma grande tendência e um jeito novo de descobrir os territórios. O vinho tem muito significado e essas atividades são uma opção para o overtourism, onde o viajante consegue respirar e aproveitar o melhor daquele momento, e não apenas tirar fotos e voltar para o ônibus, como acontece em pontos turísticos tradicionais”, ressalta.

O Portal PANROTAS viaja a convite da Atout France

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcos Martins

Marcos Martins tem 2880 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS