Da Redação   |   06/07/2020 10:59

Espanha impõe bloqueio na Galiza para conter covid-19

Restrições alcançam cerca de 70 mil pessoas que vivem na região.

AGÊNCIA BRASIL
Divulgação
Restrições valem para cerca de 70 mil pessoas que vivem na Galiza
Restrições valem para cerca de 70 mil pessoas que vivem na Galiza
A região espanhola da Galiza, no noroeste daquele país, impôs restrições a cerca de 70 mil pessoas nesse domingo (5) após um surto de covid-19, um dia depois que a Catalunha também estabeleceu bloqueio local para conter a propagação do coronavírus.

Os moradores de La Mariña, na costa norte da Espanha, na província de Lugo, não poderão deixar a área até sexta-feira (10), dois dias antes das eleições regionais na Galiza, em 12 de julho.

O primeiro-ministro Pedro Sánchez, falando em um comício político local em Bilbao, pediu às pessoas que não baixem a guarda, mas também calma, porque "a detecção precoce desses surtos mostra que o sistema de saúde está muito mais bem preparado" do que em março.

O governo regional disse que as pessoas poderão se deslocar por La Mariña, mas apenas aqueles que precisam viajar para trabalhar.

O ministro regional da Saúde, Jesús Vázquez Almuíña, disse, em entrevista, que os maiores surtos estão ligados a bares da região. As autoridades regionais de saúde afirmaram que agora há 258 casos na Galiza, dos quais 117 em Lugo.

O ministro da Saúde da Espanha, Salvador Illa, disse que o ministério acompanha de perto a situação na Galiza e na Catalunha.

Tópicos relacionados