Movida

Beatrice Teizen   |   05/01/2021 12:40

Arábia Saudita concorda em reabrir espaço aéreo ao Catar

Decisão veio após quase quatro anos de bloqueio, que começou com a crise do Golfo, em 2017

Divulgação
Arábia Saudita e Catar concordam em reabrir espaço aéreo e fronteiras marítimas e terrestres, após mais de três anos de bloqueio
Arábia Saudita e Catar concordam em reabrir espaço aéreo e fronteiras marítimas e terrestres, após mais de três anos de bloqueio
A Arábia Saudita concordou em reabrir, desde ontem (4), seu espaço aéreo e fronteiras marítimas e terrestres para o Catar, após um bloqueio de anos nas relações, que começou com a crise do Golfo, em 2017, segundo informações da CNN. O país havia sido acusado de apoiar o terrorismo e desestabilizar a região.

Para relembrar o caso, em junho de 2017, a Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Egito impuseram proibições de espaço aéreo aos jatos do Catar, como parte do bloqueio mais amplo, o que constitui uma violação dos tratados de espaço aéreo assinados pela ICAO.

Portanto, este é um momento extremamente significativo para todo o Golfo e para o Catar. De acordo com publicações em seu perfil no Twitter, o analista de aviação Alex Macheras acredita que, com a Arábia Saudita reabrindo as fronteiras depois de quase quatro anos e o sobrevoo dos jatos do Catar programado para retomar sobre o país em breve, grande parte do Oriente Médio celebrará este anúncio.

Segundo Macheras, para o Catar, o acesso ao espaço aéreo saudita é o mais crucial de todos os estados de bloqueio. O impedimento acabou forçando longos desvios ao redor da Arábia Saudita, aumentando os tempos de voos comerciais, incomodando passageiros e impedindo um fluxo eficiente de mercadorias e produtos farmacêuticos.

O avanço diplomático ocorre um dia antes de uma reunião do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) que será realizada hoje (5), organizada pela Arábia Saudita.

"Fizemos um progresso significativo nos últimos dias, graças aos esforços contínuos do Kuwait, mas também graças ao apoio do presidente Donald Trump e à administração dos EUA no sentido de aproximar todas as partes”, disse o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Faisal bin Farhan al-Saud, à publicação.


*Fonte: CNN

conteúdo original: https://cnn.it/38fUEuU

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias