Filip Calixto   |   12/07/2021 11:53 Atualizada em 12/07/2021 11:54

Aventura e ecoturismo: Paraíba lança trilha de longa distância

A nova trilha do turismo paraibano tem 100 quilômetros de percurso


Divulgação
A trilha tem 100 quilômetros de percurso indo de Araruna até a cidade de Cuité, também na Paraíba
A trilha tem 100 quilômetros de percurso indo de Araruna até a cidade de Cuité, também na Paraíba
A Paraíba ganhou mais um roteiro turístico. No último sábado (10), foi lançada a primeira trilha de longa distância do Estado e uma das primeiras do Nordeste, no Mirante Vale da Serra, em Araruna (PB). A trilha Caminhos das Ararunas, segundo afirma o presidente do Fórum de Turismo do Curimataú e Seridó paraibano, Ricardo Henrique, é um produto voltado para o público que procura por aventura na natureza e trekking em regiões serranas.

A trilha tem 100 quilômetros de percurso indo de Araruna até a cidade de Cuité, também na Paraíba. O trajeto faz parte da Rede Brasileira de Trilhas de Longa Distância e já está toda georreferenciada e sinalizada, sendo possível se guiar pelo aplicativo wikiloc.

De acordo com Henrique, o roteiro é ideal nesse momento de pandemia da covid-19, tendo em vista ser em área aberta. “Com público alvo bem definido, que procura natureza, imersão e aventura sem aglomerações”, aponta o representante do Fórum de Turismo.

Segundo o coordenador da trilha Caminhos das Ararunas, Ricardo Câmara, o atrativo “conectará diversas áreas de preservação e estimulará o desenvolvimento das comunidades locais por meio do turismo, trazendo inúmeros benefícios para os municípios e criando oportunidades de empregos e renda”.

O processo de implementação do roteiro foi realizado em duas etapas. A primeira, uma oficina que abordou a teoria da sinalização em corredores ecológicos, de modo que foram apresentados os modelos e cores das setas, técnicas de marcação e locais apropriados para a sinalização. A segunda etapa ocorreu no Cânion da Serra Verde, um dos principais cartões postais de Araruna.

Tópicos relacionados