Antonio R. Rocha   |   20/09/2021 18:45
Atualizada em 20/09/2021 18:46

Feira e Fórum marcam a retomada do Turismo do RN

Quase 4 mil pessoas passara pelo Centro de Convenções de Natal para participar dos eventos

Divulgação/Canindé Soares
7ª Femptur (Feira dos Municípios e Produtos Turísticos) do RN e o 12º Fórum de Turismo do RN aconteceram nos dias 17 e 18 de setembro; auditório teve distanciamento de 1,8 metro entre as cadeiras
7ª Femptur (Feira dos Municípios e Produtos Turísticos) do RN e o 12º Fórum de Turismo do RN aconteceram nos dias 17 e 18 de setembro; auditório teve distanciamento de 1,8 metro entre as cadeiras
Encerrados na noite de sábado passado (18), a 7ª Femptur (Feira dos Municípios e Produtos Turísticos) do RN e o 12º Fórum de Turismo do RN marcaram a retomada do Turismo potiguar. Além dos 41 estandes de municípios (39 do próprio Rio Grande do Norte e dois da Paraíba), o evento contou com exposição e comercialização de artesanato, produtos da agricultura familiar, palco com shows culturais, espaço gastronômico e paredão de escalada, a cargo do município de Serra Caiada.

De acordo com o sistema on-line de contagem da Argus, empresa idealizadora e promotora dos dois encontros, circularam pelo Centro de Convenções de Natal 1.727 pessoas na sexta-feira (17) e 2.266 no sábado (18). O evento teve entrada gratuita, mediante credenciamento, e obedeceu uma série de protocolos de segurança contra a covid-19, como distanciamentos, tótens de álcool em gel e uso obrigatório de máscara.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), participou da solenidade de abertura dos dois eventos. Na ocasião, falou sobre o momento atual do Turismo potiguar. "A feira e o fórum de Turismo do Rio Grande do Norte são os principais eventos do setor. Trazem municípios de vários pontos do Estado para que os gestores possam ver como funciona a dinâmica do Turismo. Estamos num bom momento. A malha aérea melhorou muito, teremos um Complexo da Rampa, que contará a história da aviação, e reabriremos o Forte dos Reis Magos", ressaltou a governadora.

Uma das novidades da Femptur neste ano foi a entrega do troféu "Reconhecimento no Turismo", que obedeceu aos critérios de segmentação do setor. Entre outros municípios, Pipa-Tibau do Sul ganhou no item ecoturismo. Rio do Fogo levou o troféu de turismo de aventura (mar), enquanto Nísia Floresta foi premiada pelo turismo de aventura (terra). Natal ganhou o troféu de turismo gastronômico. Mossoró ficou com a premiação de turismo cultural. Já Parnamirim obteve o troféu de turismo histórico. No segmento turismo religioso o vencedor foi Santa Cruz.

No Fórum de Turismo do RN, que se realizou pelo décimo-segundo ano consecutivo, os temas debatidos, com painéis e palestras, foram Turismo de Eventos, Integração do Turismo do Nordeste, Turismo de Aventura, Sustentabilidade no Turismo e Turismo Cultural. Todos com foco no Rio Grande do Norte.

Os dois eventos têm o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Prefeitura de Natal, Sebrae, Sistema Fecomércio e Banco do Nordeste do Brasil. Também apoiam Fórum e Feira de Turismo do RN o Serhs Natal Grand Hotel, DataShow Brasil, InterTV (Rede Globo) e ABIH-RN.

No álbum a seguir veja algumas fotos dos eventos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Antonio R. Rocha

Antonio R. Rocha tem 1998 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS