Ceará passa a cobrar vacina em eventos e restaurantes

|

Divulgação
Camilo Santana, governador do Ceará
Camilo Santana, governador do Ceará
O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou, na tarde de sexta-feira (12), por meio de transmissão via redes sociais, o novo decreto de combate à pandemia de covid-19. Entre as decisões tomadas em conjunto pelo comitê que delibera sobre o assunto, está a obrigatoriedade da apresentação do Passaporte da Vacina para ingresso em restaurantes, bares e eventos em todo o Ceará. O decreto vigora por 15 dias, a partir de ontem (15). Ao lado do governador estava o secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha.

“O comitê tomou uma decisão e nós estamos, de forma oficial, implementando, a partir da próxima segunda-feira (15), a exigência do Passaporte da Vacina para o ingresso, no Ceará, em restaurantes, bares e eventos em geral. Inclusive, não haverá mais restrição de horários em bares e restaurantes, mas com a exigência do comprovante de vacinação. Estivemos no Exterior e era um protocolo comum a exigência deste documento para entrar em um restaurante, em um bar de hotel. Se está no ciclo vacinal de duas doses, comprove o esquema vacinal completo. E estamos implementando essa exigência com o único objetivo de proteger a população”, explicou o governador do Ceará.

Camilo Santana ressaltou que os números seguem muito favoráveis, mas, apesar da baixa positividade e baixa transmissão, a pandemia não acabou. “As pessoas que estão contraindo o vírus, que estão tendo sintomas graves e precisando de internação, em grande maioria são aquelas que não se vacinaram ou não completaram o esquema vacinal. Isso demonstra a importância de você se vacinar. Aliás, quando a pessoa não se vacina, ela está comprometendo a sua vida individual, colocando ela mesma em risco, e compromete também a saúde do próximo, seja o seu familiar, o seu amigo de trabalho. Por isso, é fundamental que toda a população que ainda não se vacinou, ou não tomou a segunda dose, procure uma unidade de vacinação e se vacine”, pontuou o chefe do Executivo estadual.

PASSAPORTE

Para comprovar a vacinação e acessar bares, restaurantes e eventos no Ceará, basta apresentar o Certificado Nacional de Vacinação contra covid-19. Para isso, é necessário acessar o aplicativo Ceará App, que está em pleno funcionamento para sistema iOS e em implementação gradual para Android. Também é possível emitir o documento pela página ConecteSUS. Por esses canais, a partir de dados do CPF, é possível acessar e baixar o documento.

Divulgação
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA