Nathalia Ribeiro   |   24/06/2022 11:23

Brasileiros ilegais flagrados nos EUA crescem pelo 3º mês seguido

Em maio, houve crescimento de 60% na quantidade de imigrantes ilegais do Brasil detidos pelas autoridades


Em maio, houve crescimento de 60% na quantidade de imigrantes ilegais do Brasil detidos pelas autoridades
Em maio, houve crescimento de 60% na quantidade de imigrantes ilegais do Brasil detidos pelas autoridades
Em maio, as autoridades dos EUA flagraram 5.404 tentativas de brasileiros tentando entrar ilegalmente no país. Trata-se de um aumento de 60% sobre abril e a terceira alta consecutiva. Os dados são do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras, levantados pelo escritório de advocacia imigratória AG Immigration.

No ano, já são 15.153 encontros com brasileiros – 30% abaixo do que no mesmo período do ano passado. Encontro é um termo técnico dos órgãos de fronteira e refere-se a dois tipos distintos de eventos: a detenção, que acontece quando os imigrantes são levados sob custódia para aguardar julgamento; e a expulsão, quando eles são imediatamente devolvidos para seu país de origem ou último país de trânsito.

O Brasil foi o 11º país que mais teve cidadãos sendo flagrados nas fronteiras americanas em maio, ficando à frente de nações como Venezuela, Filipinas e Rússia. A maioria acaba sendo detida na divisa com o México e expulsa do país, uma vez que brasileiros não costumam ser elegíveis para pedidos de asilo nos EUA.

Após atingir máximas recordes em 2021, com Joe Biden assumindo a presidência e as restrições contra a covid-19 sendo flexibilizadas, os flagrantes de brasileiros na fronteira americana apresentaram sinais de queda no início de 2022. Contudo, voltaram a subir de maneira intensa em abril e maio.

Para o advogado de imigração e sócio-fundador da AG Immigration, Felipe Alexandre, ainda é cedo para dizer se o aumento na quantidade de brasileiros tentando entrar ilegalmente nos EUA é circunstancial ou o início de uma tendência.

“Há, de fato, uma desesperança do brasileiro com a situação do País. Temos visto muitos indicadores socioeconômicos piorando nos últimos tempos, como o desemprego e o avanço da fome. Além disso, a proximidade das eleições aflora esse sentimento”, analisa. “De todo modo, seja qual for o motivo da migração, é importante alertar que a travessia ilegal para os Estados Unidos é extremamente perigosa, além de ser mais cara do que um processo regular de obtenção de visto”, complementa o advogado.

Ainda de acordo com Alexandre, porém, quem tenta entrar ilegalmente nos EUA geralmente o faz porque já teve o visto negado ou não se qualifica para os critérios de elegibilidade do green card. “Mesmo que a pessoa consiga entrar no país, ela vai sempre correr o risco de ser deportada, além de, como imigrante ilegal, não ter acesso a vários serviços e possibilidades que são ofertadas a quem está regularizado”.

Números nacionais
Considerando a nacionalidade de todos os encontros de maio, os EUA registraram 273.309 mil flagrantes de pessoas tentando entrar ilegalmente – alta de 4,4% sobre abril. Trata-se do maior número da história e uma preocupação política para o governo.

Com a proximidade das eleições de meio de mandato, que serão realizadas em novembro para o Congresso americano, o partido Republicano – que faz oposição a Biden – tem acusado o chefe do Executivo de ser leniente com os imigrantes.

Histórico de brasileiros flagrados na fronteira dos EUA nos últimos 12 meses
Histórico de brasileiros flagrados na fronteira dos EUA nos últimos 12 meses
Veja abaixo os países com mais cidadãos flagrados na fronteira dos EUA em maio de 2022:

1. México – 78.154
2. Cuba – 25.691
3. Guatemala – 21.527
4. Honduras – 19.701
5. Colômbia – 19.591
6. Nicarágua – 18.998
7. Haiti – 10.673
8. El Salvador – 9.026
9. Ucrânia – 7.243
10. Índia – 6.507
11. Brasil – 5.404
12. Venezuela – 5.270
13. Filipinas – 4.510
14. Rússia – 4.357
15. Canadá – 3.928
16. Turquia – 2.638
17. China – 2.036



Tópicos relacionados