Filip Calixto   |   03/08/2022 10:29   |   Atualizada em 03/08/2022 10:50

Revista PANROTAS mostra Dubai para todos os gostos

A mais recente edição da Revista PANROTAS desvenda alguns segredos de Dubai, nos Emirados Árabes



Das grandes construções ao mercado local de especiarias, dos parques de diversão ao deserto caracterísrtico da região, Dubai parece ter sido um destino milimetricamente projetado. E foi. Testemunhando o resultado de todo esse planejamento, a mais recente edição da Revista PANROTAS traz um olhar sobre o emirado elencando algumas das principais atrações e algumas sugestões de onde ir e o que ver no destino.

O texto completo está na edição disponível AQUI ou acima, na ferramenta do Issuu, e o resumo da reportagem de capa você pode conferir a seguir:

PANROTAS / Filip Calixto
Do alto do Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, Dubai parece um quebra-cabeças bem montado
Do alto do Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, Dubai parece um quebra-cabeças bem montado

DUBAI PARA TODOS OS GOSTOS

Do andar 124, no mirante do Burj Khalifa (atual edifício mais alto do mundo), tudo parece ter sido milimetricamente pensado em Dubai. E foi. Um dos sete Emirados Árabes Unidos, o destino já foi uma pequena aldeia piscatória no Golfo Árabe e hoje é daquelas metrópoles que lembram cenários de filmes futuristas, com prédios de arquitetura moderna e vidros espelhados, viadutos sinuosos e propagandas em tamanhos gigantes nas auto-estradas. O visual é complementado por linhas de metrô suspensas atravessando a cidade, sol constante e, nos ambientes fechados, o ar refrigerado é capaz de fazer esquecer o calor irremediável que faz durante todo o ano. Todos esses elementos compõem um cenário estrategicamente situado entre o mar e um deserto, o que torna todo o contexto mais pitoresco.

Ainda mais curioso é perceber que o lugar, sempre presente no imaginário do viajante pelo mundo, ainda está em obras e seguirá crescendo. Pelas ruas é comum ver torres em construção, edificações simbólicas recentemente entregues, como o Museu do Futuro, e novas obras ícones surgindo - já está em construção o The Tower, que será o novo prédio mais alto do mundo.

Quase tudo em Dubai chama atenção pelo tamanho grandioso e, também por isso, o local foi pouco a pouco ocupado por expatriados de mais de 160 países, que atualmente representam mais de 80% da população local. Esses números fazem com que pelas ruas se note um intrincado tecido cultural e étnico no qual é possível perceber tanto o zelo e cuidado com os costumes tradicionais árabes quanto a influência do comportamento ocidental já presente.

Os muitos centros de compras e escritórios de companhias multinacionais são sinônimo inequívoco do que é Dubai, mas talvez não representem tão bem o destino como sua paisagem símbolo: a ilha artificial Palm Jumeirah. A formação, que vista de cima tem o desenho de uma palmeira, é obra de um projeto arrojado do governo local, sob gestão do sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum, que não mediu esforços nem investimentos para desenhar os tentáculos da ilha intercalados com o mar.

Todo o projeto foi concebido no sentido de criar ali um objeto de desejo para atrair quem quisesse morar, investir e, sobretudo, incluir o destino no seu roteiro de viagem, transformando a indústria do Turismo num dos principais geradores de riqueza da região.

PANROTAS / Filip Calixto
A ilha artificial Palm Jumeirah é um projeto concebido para atrair novos habitantes, investimentos e incluir o destino nos roteiros de viagem
A ilha artificial Palm Jumeirah é um projeto concebido para atrair novos habitantes, investimentos e incluir o destino nos roteiros de viagem
Hoje, toda a palmeira e seus ramos está ocupada por casas de alto padrão, marinas particulares, escritórios, grandes malls, restaurantes e hotéis de luxo de redes conhecidas mundialmente. Marcas como Atlantis, Kempinsky, St. Regis (com uma unidade inaugurada este ano), Fairmont, Waldorf, W e muitas outras têm a localização no seu mapa de empreendimentos geridos.

DUBAI PARA QUEM?

O clima quente, praiano e a variedade de hotéis com opções de lazer e relaxamento sugerem que Dubai seja um destino para diversão. E é. Já os centros comerciais e grandes escritórios indicam que os viajantes chegam para encontros corporativos. E é também.

Na verdade, Dubai é um destino tão diverso quanto escolheu ser. Reúne grandes shoppings, com lojas das
maiores grifes, parques de diversões e temáticos, gastronomia variada, pontos culturais, portos para chegadas de navios de cruzeiros, espaços de contato com a natureza, espaços para shows e ampla conectividade aérea. Cada região do destino tem uma proposta e todas elas entregam, de alguma maneira, opções para os viajantes.

OS PRINCIPAIS BAIRROS SÃO:

- Downtown Dubai: Onde ficam marcos emblemáticos, lojas renomadas e construções mundialmente famosas como o Burj Khalifa, The Dubai Mall e Dubai Fountain. Mas além das lojas de luxo e arquitetura, o bairro reúne uma série de hotéis cinco estrelas e tem áreas verdes como o Burj Park.

- Jumeirah: Praias, boutiques e restaurantes fazem o visual de Jumeirah, que ainda oferece uma série de
oportunidades para relaxar. O bairro é repleto de buganvílias, cafés e centros comerciais à beira-mar. Espalhado por três áreas - Jumeirah 1, Jumeirah 2 e Jumeirah 3 - a região é bem ampla e mostra uma faceta rica da cidade com praias abertas ao público.

- Bur Dubai: Frequentar o bairro é como visitar o passado de Dubai. Ali ficam souks tradicionais, restaurantes autênticos e vibrantes e um visual preservado de quando a cidade ainda não era uma metrópole urbana. Bur Dubai está na área que foi assentamento original da cidade.

- Dubai Marina: Também à beira do mar, Dubai Marina é o espaço ideal na região para desportos aquáticos e passeios de barco e iates. Com uma praia de 1,7 km, a marina é cercada de arranha-céus futuristas e amplas casas de luxo.


PANROTAS / Filip Calixto
A Marina de Dubai é um show de luzes durante a noite
A Marina de Dubai é um show de luzes durante a noite

ALTA TEMPORADA

A época mais indicada para visitar o emirado é entre outubro e abril, no período que é conhecido como a alta temporada. Nesse período do ano o clima é mais agradável, com temperaturas entre 15ºC e 30ºC.

É durante esses meses que acontecem ainda os mais conhecidos eventos culturais e esportivos na região e os espaços ao ar livre nos restaurantes ficam mais disputados. É também nesse período, contudo, que as atrações ficam mais cheias e os parques têm mais filas.

Já no verão, entre maio e setembro, os termômetros apontam temperaturas mais elevadas e as atrações ficam mais acessíveis, além dos descontos programados em hotéis, parques e demais atrativos.

COMO SE DESLOCAR

Dubai fica entre o deserto e o mar e as distâncias entre os bairros são grandes, por isso as caminhadas são pouco
comuns em roteiros turísticos. Sendo assim, os táxis aparecem como uma opção mais convencional e aceitam pagamentos tanto em dirhan, que é moeda local, como em dólar. Os principais pontos estão em hotéis e shoppings.

O sistema de ônibus tem paradas em pontos com ar condicionado, mas é exclusivo para moradores. Já o metrô é aberto aos turistas e tem duas linhas (azul e roxa), que percorrem quase todos os bairros e vão do aeroporto às regiões históricas. Os abras, que são os pequenos barcos que cruzam o Creek, são outro meio de transporte
que vale a pena conhecer e estão disponíveis para viajantes.

HOTÉIS

Assim como são versáteis as opções para o turista que chega a Dubai, a rede hoteleira do destino também tem opções para todos os gostos.

No emirado estão alguns dos mais exclusivos e luxuosos hotéis do mundo. Empreendimentos nos quais o hóspede é recebido em carros de alto luxo, podem utilizar serviços de spas reconhecidos com piscinas e borda infinita e vista para a cidade, além de restaurantes liderados por chefs estrelados.

ATRAÇÕES EM DESTAQUE

MUSEU DO FUTURO
Inaugurado no começo deste ano, o Museu do Futuro já entrou para a lista de prédios mais inovadores e imperdíveis de Dubai.

PANROTAS / Filip Calixto
Inaugurado este ano, o Museu do Futuro já se tornou uma das atrações imperdíveis em Dubai
Inaugurado este ano, o Museu do Futuro já se tornou uma das atrações imperdíveis em Dubai
A construção é toda feita em fibra e aço, num prédio sem cantos ou quinas com a superfície toda gravada de poemas árabes compostos pelo próprio sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum. Traduzida, uma das frases gravadas ali diz: "O futuro pertence a quem pode imaginá-lo, projetá-lo e executá-lo. Não é algo que se espera, mas que se cria".

Para quem o visita, o museu propõe o desafio de imaginar o mundo em meados dos anos 2070, ponderando como será a vida na Terra, se a raça humana ainda viverá nela e apontando as razões que fazem o cuidado com o meio ambiente ser fundamental para o nosso tempo.

Toda essa proposta e discurso são traduzidos em instalações repletas de tecnologia, com telões, computadores interativos distribuídos em quatro andares.

BURJ KHALIFA
Oficialmente o prédio mais alto do mundo, com 828 metros de altura, o Burj Khalifa, é a construção mais procurada do mundo na internet em 2022, segundo pesquisa da plataforma financeira Money.co.uk. O edifício foi inaugurado em 2010 e virou um dos símbolos da nova fase de Dubai, transformada em grande metrópole mundial.

A torre abriga escritórios, residências e é uma das atrações mais procuradas na cidade. Durante o dia para
contemplar a vista e tirar fotos. Durante a noite por seu show de luzes, música e pelo show de águas dançantes no Dubai Fountain.

MARINA DE DUBAI
Além de ser o símbolo de um dos bairros mais ricos do destino, a Marina de Dubai é onde ficam e de onde saem
os barcos e iates de turistas e moradores endinheirados.

As embarcações ficam atracadas em um complexo cercado de grandes edifícios e em frente a um grande calçadão com restaurantes, cafés, boutiques e centros de compras.

DUBAI MALL
O complexo Dubai Mall, onde fica Burj Khalifa, o Aquário de Dubai e uma série de lojas de grife. É um centro de compras completo com atrações de entretenimento, variados tipos de produtos, restaurantes e hotéis cinco estrelas.

THE VIEW JUMEIRAH
O The View Jumeirah é um mirante de onde é possível ver toda a extensão do Palm Jumeirah e ainda algumas outras partes do destino. Para subir no espaço do mirante, o visitante passa por uma espécie de museu, no qual é informado sobre o desenvolvimento da ilha artificial, desde sua idealização até os dias de hoje.

Tudo é apresentado de forma interativa, com uma apresentação num telão touch, um pequeno filme e depois um mini-museu com momentos significativos.

SAFÁRI NO DESERTO DE DUBAI
Uma série de empresas de receptivo turístico em Dubai oferece a opção de safári pelo deserto da região. O caminho é feito em veículos 4x4 atravessando as dunas do deserto local.

Esses passeios geralmente são feitos do meio para o final da tarde, sempre com a ideia de apresentar aos viajantes o pôr do sol visto do meio das areias do deserto.

IMG WORLDS OF ADVENTURES
O IMG Worlds of Adventures é conhecido como o maior parque temático coberto nos Emirados Árabes Unidos. O parque está dividido em cinco "zonas épicas" e duas delas levam as marcas globais Cartoon Network e Marvel. Nas duas, as atrações são temáticas, com brinquedos radicais estilizados com personagens.

O parque tem, por exemplo, uma montanha-russa do Homem Aranha e um restaurante em homenagem à franquia "O Incrível Mundo de Gumball".

PANROTAS / Filip Calixto
A Grande Mesquita do Sheikh Zayed é uma das atrações da capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi, logo ao lado de Dubai
A Grande Mesquita do Sheikh Zayed é uma das atrações da capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi, logo ao lado de Dubai
MESQUITA EM ABU DHABI

É comum que os viajantes que chegam a Dubai visitem também os emirados vizinhos e nessas visitas um passeio sempre recomendado é o da Grande Mesquita do Sheikh Zayed, que fica na capitaldos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi.

É a maior mesquita do país, é um local utilizado para momentos de devoção e orações dos locais. A Grande Mesquita foi construída entre 1996 e 2007. Foi projetada pelo arquiteto sírio Yousef Abdelky. O edifício cobre uma área de mais de 12 hectares, excluindo o paisagismo exterior e o estacionamento.

Para visitar a mesquita as regras de vestimenta são mais rígidas: mulheres precisam cobrir a cabeça, braços e pernas e homens não podem deixar tatuagens aparentes.

FERRARI WORLD
Aberto desde 2010, o Ferrari World fica também em Abu Dhabi e celebra o espírito da marca italiana. O parque
abriga a montanha-russa mais rápida do mundo, a Fórmula Russa, e diversas atrações tematizadas da Ferrari.

MAIOR TIROLESA DO MUNDO EM RAS AL KHAIMAH
Em outro emirado vizinho a Dubai está uma atração imperdível para quem gosta de aventura. Inaugurada em 2018, a maior tirolesa do mundo fica no complexo Jebel Jais, em Ras Al Khaimah.

A tirolesa parte da montanha mais alta do país, a Jebel Jais. O início da descida está a 1.680 metros acima do
nível do mar e o trajeto se estende por 2,8 km, o equivalente a 28 campos de futebol.

A atração é capaz de receber 100 mil pessoas por ano. Não há restrições de idade para quem quiser se aventurar
na tirolesa, mas é preciso ter pelo menos 1,22 metro de altura e não pesar mais de 150 quilos.

A PANROTAS viajou a convite da Orinter Tour & Travel, com proteção de saúde da Affinity

Tópicos relacionados