Beatriz Contelli   |   14/09/2022 13:22

Temporada de baleias em Ilhabela (SP) registra 163 jubartes

O ponto alto da passagem das baleias-jubarte em Ilhabela se dá entre os meses de junho e agosto


Pxhere
O ponto alto da passagem das baleias-jubarte se dá entre os meses de junho e agosto
O ponto alto da passagem das baleias-jubarte se dá entre os meses de junho e agosto
O Projeto Baleia à Vista (Probav) divulgou que a temporada de observação de baleias e golfinhos de Ilhabela (SP) teve saldo positivo de 81 registros de 163 baleias-jubarte. O ponto alto da passagem das baleias-jubarte em Ilhabela se dá entre os meses de junho e agosto. Além das jubartes, já foram registradas no arquipélago outras três espécies de baleias e oito espécies de golfinhos.

Entre os registros realizados nessa temporada merece destaque a presença de baleias adultas e grupos competitivos, que são aglomerações de machos competindo por uma fêmea. Geralmente isso é visto com mais frequência na costa da Bahia, onde tradicionalmente estes animais vão para acasalar ou ter seus filhotes.

Para o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a cidade se preparou para trabalhar de forma responsável o Turismo de observação de baleias e golfinhos e isso faz de Ilhabela uma referência neste segmento no Brasil: “Qualificamos nosso trade para ofertar uma experiência de qualidade ao turista e não molestar os cetáceos, investimos em promoção e levamos informação a nossas crianças. Somos um arquipélago, devemos nos beneficiar do que o mar oferece, sem abrir mão do cuidado com esse grande patrimônio”.

Tópicos relacionados