Beatriz Contelli   |   06/04/2023 11:28
Atualizada em 06/04/2023 14:42

Salta e Jujuy destacam produtos na WTM Latin America

Objetivo é posicionar o destino argentino como um dos preferidos do turista brasileiro

PANROTAS/Filip Calixto
Mario Peña e Nadia Serrano, de Salta e Jujuy
Mario Peña e Nadia Serrano, de Salta e Jujuy
Salta e Jujuy, províncias do Norte argentino, apresentam outra vez sua oferta turística na WTM Latin America, com o objetivo de se firmar como um dos destinos argentinos preferidos do turista brasileiro. Nesta ocasião, representando a província de Jujuy, Nadia Serrano Antar, diretora da Agência de Promoção Turística, e em nome da província de Salta, Mario Peña, ministro do Turismo e Esportes.

Desde o ano passado, a Aerolíneas Argentinas iniciou a rota que conecta diretamente a cidade de São Paulo com Salta, sendo a porta de entrada para o Norte do país e oferecendo-o ao turista como um destino integrado.

"Este voo tem sido fundamental para confirmar e acelerar os resultados do trabalho promocional que temos realizado no mercado brasileiro, pois em apenas três horas de viagem pode-se desfrutar das nossas paisagens, da gastronomia, acompanhada dos melhores Vinhos de Altura e de uma diversidade de atividades que nosso destino oferece. Com 16% do total de turistas estrangeiros que visitam Salta, o Brasil liderou o ranking de chegadas de 2022", afirmou Mário Peña.

“Atualmente Jujuy tem onze meses de alta temporada, conseguindo quebrar com a sazonalidade; a consequência disso é que no ano passado batemos um novo recorde com os melhores números da história do Turismo na província. Isso também se deve ao trabalho conjunto e articulado que a província realiza junto ao setor privado”, destacou Nadia Serrano Antar.

SALTA E JUJUY QUEREM SE POSICIONAR COMO DESTINO PREFERIDO DOS BRASILEIROS

Em 2022, Salta recuperou 75% do Turismo receptivo internacional em relação aos níveis anteriores à pandemia, em grande parte graças à recuperação de rotas aéreas descontinuadas durante a pandemia, e também devido à confirmação de novos voos.

De 10 de abril a 30 de junho, Aerolíneas Argentinas lançou uma tarifa promocional de 250 dólares ida e volta acrescida das taxas a Salta. Além disso, o Governo Argentino oferece para todos aqueles que viajam nos meses de maio e junho um benefício adicional de 75 dólares por pessoa, participando do programa “Tesoros Argentinos” que permite adquirir experiências no destino.

Dois eventos internacionais acontecerão em Salta em breve. Em 4 de junho, a 9ª edição da competição de mountain bike Desafio das Nuvens #DDLN2023 será composta por quatro provas: duas para os mais experientes, com um circuito de 80 km Rural Bike e outro de 50 km Cross Country, e duas para os menos experientes com um circuito de 35 km Cross Country e outro de 30 km Rural Bike.

Em 14 de Julho de 2023, chega à Salta MESSI10, um espetáculo do Cirque du Soleil, uma explosão de futebol e circo. Um show que é uma estimulante apresentação acrobática sobre a excelência. Uma experiência imersiva, homenageando as habilidades excepcionais de Lionel Messi, como o melhor jogador de futebol do mundo.

Jujuy está conectada às cidades de Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e Iguazú, com 50 frequências semanais, o que foi possível graças à reforma do Aeroporto Dr. Horacio Guzmán, com capacidade para receber 3 milhões de passageiros por ano.

Nadia Serrano Antar, diretora da Agência de Promoção Turística de Jujuy, destacou que “É fundamental que Jujuy tenha conectividade direta com Iguaçu, pois esta é uma porta de entrada nacional para receber esses turistas brasileiros. Desde 2022, Aerolíneas Argentinas abriu a rota que conecta diretamente a cidade de São Paulo com a cidade vizinha de Salta e que privilegia o Norte do país como destino integrado”.

Nos últimos sete anos, Jujuy passou de 900 mil para 1,5 milhão de turistas por ano e de duas para três noites médias de pernoites.

Tópicos relacionados