Coronel José Dias, no Piauí, aposta no Turismo como motor de desenvolvimento
Cidade abriga a maior extensão de área turisticamente visitada do Parque Nacional da Serra da Capivara

CORONEL JOSÉ DIAS (PIAUÍ) – Com cerca de 5 mil habitantes, o município de Coronel José Dias, no Sul do Piauí, abriga a maior extensão de área turisticamente visitada do Parque Nacional da Serra da Capivara. Ainda pouco conhecido fora do circuito especializado, o destino busca ganhar protagonismo no cenário nacional com uma aposta clara: transformar o Turismo em alavanca de desenvolvimento social.
Com esse propósito, a cidade participa da Feira de Turismo do Piauí – Fetur com estande próprio, apresentando seus atrativos ao público do trade turístico. Em entrevista concedida ao Portal PANROTAS durante o evento, o secretário municipal de Turismo, Arivan Lima, destacou a importância da presença na feira: “É muito importante aparecer, muito importante que o trade nacional conheça os produtos do nosso lugar e que a gente também possa, num futuro bem próximo, fazer do destino um lugar bem visitado”, afirmou.
Apesar dos avanços, o cancelamento dos voos da companhia Azul para a região – inclusive para São Raimundo Nonato, principal porta de entrada aérea para o parque — representou um retrocesso. Lima se preocupa, mas não desanima: “A gente regrediu bastante, foi uma perda importante para o destino. Mas é continuar trabalhando. A gente não pode parar”.
A força da Serra da Capivara, segundo Lima, está na sua capacidade de dialogar com diferentes públicos. O parque, que combina ciência, preservação ambiental e Turismo, abriga mais de 40 mil pinturas rupestres catalogadas — a maior concentração do tipo em todo o mundo. Mas não é só isso. “Eu costumo dizer que a Serra da Capivara é multidisciplinar, do ponto de vista do Turismo. Ela vai desde o do lúdico, com as pinturas rupestres, até o químico, com as relações biológicas que acontecem no bioma da Caatinga. Então, o que você procurar na Serra da Capivara, você vai encontrar.”, diz o secretário.

E há ainda os produtos feitos pela comunidade. É o caso da Cerâmica Serra da Capivara, um dos ativos mais valiosos da cidade. Com 100 funcionários locais, a iniciativa impacta diretamente a vida da população da região.
“Temos essa representatividade social, né? Numa cidade de 5,mil habitantes, imagina o quanto isso eleva o IDH do lugar. Então, tem todo esse esse viés tanto social como também artístico com as peças em si”. Orgulhoso, o secretário conta que as peças já apareceram em novelas da Globo, no programa de Ana Maria Braga e que também circulam por países da Europa e da Ásia.
Com suas belezas naturais, história e iniciativas sociais de impacto, Coronel José Dias quer ser mais do que passagem para o parque: quer ser destino.
Por Luiza Lorenzetti, especial para o Portal PANROTAS