Da Redação   |   09/05/2025 10:51

Coronel José Dias, no Piauí, aposta no Turismo como motor de desenvolvimento

Cidade abriga a maior extensão de área turisticamente visitada do Parque Nacional da Serra da Capivara


PANROTAS / Luiza Lorenzetti
Secretário municipal de Turismo de Coronel José Dias, Arivan Lima
Secretário municipal de Turismo de Coronel José Dias, Arivan Lima

CORONEL JOSÉ DIAS (PIAUÍ) – Com cerca de 5 mil habitantes, o município de Coronel José Dias, no Sul do Piauí, abriga a maior extensão de área turisticamente visitada do Parque Nacional da Serra da Capivara. Ainda pouco conhecido fora do circuito especializado, o destino busca ganhar protagonismo no cenário nacional com uma aposta clara: transformar o Turismo em alavanca de desenvolvimento social.

Com esse propósito, a cidade participa da Feira de Turismo do Piauí – Fetur com estande próprio, apresentando seus atrativos ao público do trade turístico. Em entrevista concedida ao Portal PANROTAS durante o evento, o secretário municipal de Turismo, Arivan Lima, destacou a importância da presença na feira: “É muito importante aparecer, muito importante que o trade nacional conheça os produtos do nosso lugar e que a gente também possa, num futuro bem próximo, fazer do destino um lugar bem visitado”, afirmou.

Apesar dos avanços, o cancelamento dos voos da companhia Azul para a região – inclusive para São Raimundo Nonato, principal porta de entrada aérea para o parque — representou um retrocesso. Lima se preocupa, mas não desanima: “A gente regrediu bastante, foi uma perda importante para o destino. Mas é continuar trabalhando. A gente não pode parar”.

A força da Serra da Capivara, segundo Lima, está na sua capacidade de dialogar com diferentes públicos. O parque, que combina ciência, preservação ambiental e Turismo, abriga mais de 40 mil pinturas rupestres catalogadas — a maior concentração do tipo em todo o mundo. Mas não é só isso. “Eu costumo dizer que a Serra da Capivara é multidisciplinar, do ponto de vista do Turismo. Ela vai desde o do lúdico, com as pinturas rupestres, até o químico, com as relações biológicas que acontecem no bioma da Caatinga. Então, o que você procurar na Serra da Capivara, você vai encontrar.”, diz o secretário.

PANROTAS / Luiza Lorenzetti
.
.

E há ainda os produtos feitos pela comunidade. É o caso da Cerâmica Serra da Capivara, um dos ativos mais valiosos da cidade. Com 100 funcionários locais, a iniciativa impacta diretamente a vida da população da região.

“Temos essa representatividade social, né? Numa cidade de 5,mil habitantes, imagina o quanto isso eleva o IDH do lugar. Então, tem todo esse esse viés tanto social como também artístico com as peças em si”. Orgulhoso, o secretário conta que as peças já apareceram em novelas da Globo, no programa de Ana Maria Braga e que também circulam por países da Europa e da Ásia.

Com suas belezas naturais, história e iniciativas sociais de impacto, Coronel José Dias quer ser mais do que passagem para o parque: quer ser destino.


Por Luiza Lorenzetti, especial para o Portal PANROTAS

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11151 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS