Da Redação   |   13/06/2025 17:12
Atualizada em 13/06/2025 17:14

Sebrae-PI apresenta plano para impulsionar Turismo em Barra Grande

Veja as ações que estão previstas para este novo plano estratégico, assinado nesta sexta-feira, no Piauí


Divulgação
Momento do fechamento do acordo do Mapa de Ações Estratégicas
Momento do fechamento do acordo do Mapa de Ações Estratégicas

O Sebrae Piauí lançou hoje o Mapa Estratégico de Ações para o destino. A ocasião foi um seminário de Turismo realizado em parceria com a Lab Turismo, que faz a consultoria do projeto entre março e junho, além do apoio da Secretária de Turismo do Piauí e da articulação de entidades locais.

A proposta é posicionar Barra Grande, que faz parte do município Cajueiro da Praia, como um modelo de desenvolvimento turístico sustentável no litoral piauiense, valorizando seus diferenciais naturais e culturais com responsabilidade e planejamento.

Entre as ações previstas estão:

  • o programa Fortalece Turismo, com foco na capacitação de lideranças e elaboração do Plano Municipal de Turismo;
  • consultorias em inteligência de mercado para empresas locais; oficinas e palestras;
  • ações de fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo;
  • e iniciativas voltadas para a promoção do destino em mercados estratégicos.

“O seminário marca uma etapa estratégica na qualificação da oferta turística de Barra Grande, reunindo diagnóstico, oficinas participativas e validação de propostas para fortalecer a governança local e elevar a competitividade do destino. Com uma ação estruturada e metodológica, o Sebrae busca alinhar a vocação do território à inteligência estratégica, gestão colaborativa e diferenciação de produto — construindo um destino preparado para atrair mais visitantes, gerar valor aos pequenos negócios e impulsionar o desenvolvimento sustentável”, afirma o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

Reconhecida por suas praias paradisíacas, vocação para esportes como o kitesurfe, gastronomia de excelência e infraestrutura hoteleira consolidada, Barra Grande foi escolhida como foco de atuação para um novo ciclo de desenvolvimento dentro da Rota das Emoções. O estudo contou com oficinas participativas, pesquisa com lideranças locais e análise de dados secundários.

O resultado foi a construção do Mapa Estratégico de Ações para o biênio 2025/2026, apresentado oficialmente durante o evento, que reuniu representantes do poder público, empreendedores, lideranças comunitárias e profissionais do setor para debater as diretrizes do plano e alinhar esforços em prol do crescimento sustentável da região.

“Barra Grande tem se consolidado como um destino com enorme potencial turístico, e nosso papel é contribuir para que esse crescimento aconteça de forma estruturada e sustentável. O plano que apresentamos é fruto de um trabalho técnico detalhado e de escuta ativa com os atores locais, que conhecem e vivem o destino no dia a dia”, destaca Richard Alves, diretor executivo da Lab Turismo Consultoria.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados