Turismo do Peru celebra nova Lei Geral e projeta US$ 1 bilhão de investimentos até 2030
Regulamentação propõe melhorar a infraestrutura turística do país por meio de práticas sustentáveis

LIMA (PERU) - O primeiro dia do Peru Travel Mart 2025 teve início com as presenças de Dina Boluarte, presidente do país, e Desilú León, ministra de Comércio Exterior e Turismo do Peru, que celebraram a aprovação da nova Lei Geral do Turismo.
Assim como o Brasil, o Peru também sancionou uma nova Lei Geral do Turismo, focada em fortalecer e modernizar o setor. Com a nova regulamentação, o Ministério do Comércio Exterior e Turismo do Peru (Mincetur) espera atrair mais de US$ 1 bilhão em investimentos e 5,2 milhões de visitantes até 2030 e consolidar o país como uma potência turística.
As expectativas também envolvem a criação de mais de 34 mil empregos no setor, melhorando a qualidade dos serviços e reduzindo a taxa de profissionais informais. Em relação à conectividade aérea, a nova Lei Geral do Turismo do Peru pretende reduzir os custos operacionais das companhias aéreas, além de implementar novas rotas, oferecer tarifas mais acessíveis e implementar frotas mais modernas.
“Mais de 1 milhão de peruanos vivem do Turismo. Em 2024, registramos um crescimento de 29% no setor, o que nos mostra que o Turismo não só impulsiona a economia, como promove a cultura e a diversidade peruanas. O Turismo não é só uma indústria, é uma fonte de dignidade e ferramenta de transformação”,
Desilú León, ministra de Comércio Exterior e Turismo do Peru.
A nova regulamentação ainda prevê a criação de Zonas Especiais de Desenvolvimento Turístico, áreas prioritárias projetadas para impulsionar o investimento privado, melhorar a infraestrutura turística e aumentar a competitividade regional.
Práticas sustentáveis como economia circular, Turismo comunitário e gestão ambiental responsável também integram a nova Lei Geral. A regulamentação enxerga o Turismo como uma atividade que impacta positivamente a geração de empregos, o crescimento econômico e o desenvolvimento local.
A presidente do Peru, Dina Boluarte, completou ressaltando que: “os investimentos no Turismo são essenciais, mas o Peru também seguirá investindo em segurança, infraestrutura e no desenvolvimento das regiões menos desenvolvidas do país, sempre promovendo um setor que valoriza o meio ambiente e inclui as mulheres e as comunidades locais”.
A 33ª edição do Peru Travel Mart reúne cerca de 154 empresas do Turismo peruano - incluindo destinos, receptivos, redes hoteleiras e companhias aéreas - para se conectarem com 180 buyers internacionais, que chegam de países da Alemanha à Coreia do Sul. A organização do evento espera que sejam realizadas mais de seis mil reuniões de negócios.
Veja fotos dos expositores e das rodadas de negócios do Peru Travel Mart:
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