Pedro Menezes   |   30/07/2025 15:32
Atualizada em 31/07/2025 10:04

EES: Europa define data de lançamento de novo sistema de entrada/saída de turistas

EES será um sistema automatizado que registrará a chegada de turistas estrangeiros para estadias curtas


Reprodução
Segundo o site oficial do EES, de responsabilidade da União Europeia, o novo Sistema de Entrada/Saída entrará em operação no dia 12 de outubro de 2025
Segundo o site oficial do EES, de responsabilidade da União Europeia, o novo Sistema de Entrada/Saída entrará em operação no dia 12 de outubro de 2025

Você já viu aqui no Portal PANROTAS que a União Europeia decidiu adiar a implementação do novo Sistema de Entrada/Saída (EES), medida de segurança fronteiriça da Europa da qual o ETIAS depende para ser colocado em prática. O sistema, que entraria em vigor no ano passado, ganhou uma outra data de lançamento.

Segundo o site oficial do EES, de responsabilidade da União Europeia, o novo Sistema de Entrada/Saída entrará em operação no dia 12 de outubro de 2025. O mês de outubro já tinha sido cogitado pela UE, mas faltava ainda uma confirmação do dia certo que o sistema entraria em vigor.

Neste caso, os países europeus que utilizam o EES introduzirão o sistema gradualmente em suas fronteiras externas. Isso significa que a coleta de dados será introduzida gradualmente nas fronteiras, sejam terrestres ou em aeroportos, com implementação progressiva até dia 9 de abril de 2026. A partir de 10 de abril de 2026, o EES estará totalmente operacional em todos os pontos de passagem de fronteira externa dos países europeus que utilizam o sistema.

Reprodução
Aviso no site oficial do EES
Aviso no site oficial do EES

Para quem não sabe, o EES será um Sistema Oficial de Entrada/Saída devidamente automatizado, que registrará a chegada de turistas estrangeiros para estadias curtas, independentemente de serem elegíveis para entrada sem visto ou não. Além de registrar a entrada e saída de viajantes, o sistema também compilará as recusas de entrada.

O EES será acompanhado do ETIAS, autorização que já está sendo chamada de "visto europeu" e que permitirá que cidadãos isentos de visto, incluindo brasileiros, entrem em cerca de 30 países, mediante pagamento de taxa de 20 euros, para estadias de até 90 dias. O ETIAS só será implementado quando o EES estiver consolidado, o que acontecerá no último trimestre de 2026, como já vimos aqui no Portal PANROTAS.

"O EES será implantado gradualmente nas fronteiras externas dos 29 países europeus ao longo de 6 meses. Esses países europeus introduzirão os diferentes componentes do EES em fases, incluindo a coleta de dados biométricos, como imagem facial e impressões digitais. Isso significa que os dados biométricos dos viajantes (imagem facial e impressões digitais) podem não ser coletados em todos os pontos de passagem de fronteira imediatamente, e suas informações pessoais podem não ser registradas no sistema. Os passaportes continuarão a ser carimbados como de costume"

União Europeia, em site oficial do EES

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados