Plano Brasis 2025-2027 projeta reposicionar o Brasil como potência turística internacional
Estratégia da Embratur inclui promover a distribuição sustentável do fluxo turístico internacional no País

Reposicionar o Brasil no cenário do Turismo internacional. Esse é um dos objetivos do Plano Brasis 2025-2027, desenvolvido pela Embratur, em parceria com o Sebrae, e com apoio do Conselho Nacional de Turismo (CNT), Ministério do Turismo e Governo Federal.
A Embratur, representada pelo presidente Marcelo Freixo, pelo diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, e pela gerente de Projetos Estruturantes, Ana Paula Jacques, já apresentou o Plano Brasis em 11 Estados e tem como meta alcançar todas as unidades federativas até o fim de 2026.
Adaptado à realidade local de cada região, o plano reconhece as particularidades culturais e econômicas do País — o Amapá, por exemplo, exige estratégias distintas das aplicadas em São Paulo ou no Distrito Federal. Para garantir sua efetividade, a Embratur implementou um mecanismo de acompanhamento que avalia a aplicação e o desempenho do Plano em cada Estado, permitindo ajustes conforme os resultados.
“O Turismo não pode ser tratado como algo secundário. Desde o ano passado, estamos batendo recordes de visitantes internacionais. Só neste ano, entre janeiro e junho, já recebemos mais de 5 milhões de turistas estrangeiros — e acreditamos que vamos alcançar a meta de 8 milhões já em 2025. Vale lembrar que, há 20 anos, o País não contava com um plano estratégico internacional para o setor. Por isso precisamos desenvolver o Turismo brasileiro de maneira sustentável e com um olhar que combine com o século 21”,
Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
As estratégias do Plano Brasis 2025-2027 incluem:
- Alavancar a imagem turística do Brasil no exterior;
- Aumentar o número de turistas internacionais no Brasil;
- Promover a distribuição equilibrada e sustentável do fluxo turístico internacional por todo o território nacional;
- Aumentar a receita turística com viagens internacionais ao Brasil;
- Fortalecer a gestão de atores de interesse para potencializar a competitividade turística internacional do Brasil.
O Plano Brasis aposta em um Turismo sustentável, justo e democrático, que gere emprego e renda, valorize a diversidade cultural brasileira e seja conduzido por pessoas ambientalmente responsáveis e antirracistas.
A Embratur ainda destacou segmentos e nichos do Turismo em potencial no Brasil:
- Luxo autêntico e bem-estar
- Sol e praia
- Observação de vida selvagem
- Nomadismo digital
- Afroturismo
- LGBTQ+
A entidade também tem apostado em outras ações concretas para promoção internacional do Brasil, como roadshows, workshops, famtours, webinars e publicações nas redes sociais.