Paraná aposta em grandes convenções de operadoras para impulsionar números do Turismo
Projeto foi abraçado pelo governador do Paraná, Ratinho Junior, e segue sendo a força motriz do Turismo

FOZ DO IGUAÇU (PR) - O Viaje Paraná desenvolveu um projeto há um ano e meio para trazer as convenções das maiores operadoras do Brasil ao Estado. A aposta foi abraçada pelo governador do Paraná, Ratinho Junior, e segue sendo a força motriz para que a região seja ainda mais conhecida e vendida.
Segundo Eduy Azevedo, gerente de Mercado do Viaje Paraná, o Mega Fam EHTL 2025, que acontece em Foz do Iguaçu (PR), é a décima convenção sediada no Estado este ano, fruto de um investimento do governo no B2B.
"Não tem outro jeito de fazer Turismo que não seja com os agentes de viagens. É mais fácil a gente vender o Estado se capacita os operadores e, consequentemente, os agentes. Eles são os nossos porta voz. Nunca um Estado fez tantas convenções de operadoras no mesmo ano. Trouxemos o trade para cá e assim capacitamos cerca de 20 mil agentes"
Eduy Azevedo, gerente de Mercado do Viaje Paraná
Mas além disso, quem não vem ao Paraná, é impactado na sua respectiva região. "As operadoras que não fizeram suas convenções aqui, nós viajamos com eles, participamos de roadshows. Com isso, fizemos mais de 100 capacitações pelo Brasil, inclusive com o PANROTAS Next, que participamos desde o ano passado", aponta.
"O esforço tem feito com que o Turismo cresça demais no Paraná. As pessoas têm a oportunidade de conhecer as belezas do Estado, a economia roda e o dinheiro entra cada vez mais no Estado", diz Eduy Azevedo.
Promoção é paralela à capacitação do destino
O maior objetivo do Viaje Paraná, que foi criado a cerca de dois anos, é promover o Estado do Paraná, com a aposta nas convenções. Mas paralelamente a esse trabalho, a Secretaria de Turismo do Estado vem focando seus esforços para preparar os destinos.
"A Secretaria faz um trabalho bacana com as pequenas localidades que precisam de capacitação - para preparar seus destinos a virarem turísticos. Através de parceiros como o Sebrae, estão capacitando essas pequenas regiões para navegarem na onda que o Paraná está vivendo no Turismo"
Eduy Azevedo, gerente de Mercado do Viaje Paraná
Ele reforça que a estratégia é promover os grandes destinos para depois captar turistas que possam retornar e conhecer outras localidades dentro do Estado. "Tem coisa boa no Paraná inteiro, mas a gente não consegue vender tudo de largada. Fazemos assim como outros Estados, que começam divulgando seus top destinos, porque tem que ter aeroporto e infraestrutura. Depois que a pessoa já visitou o cartão postal, pode procurar outras regiões, por isso é importante a capacitação de pequenos destinos", destaca.
Paraná no exterior
O Paraná recebeu, entre janeiro a agosto deste ano, 764.638 turistas internacionais, um aumento de 22,9% no comparativo com o mesmo período de 2024, quando foram registrados 621.705 viajantes estrangeiros em municípios paranaenses. Com o acumulado dos oito primeiros meses, o Estado se mantém como quarto maior portão de entradas internacionais no Brasil em 2025.
Neste sentido, o Viaje Paraná participou de grandes feiras como FIT Buenos Aires, Fitur na Espanha, além de outros mercados como Alemanha, Uruguai e Paraguai. "Nós fazemos um trabalho grande lá fora para trazer estrangeiros para cá. Nós temos muito para crescer no Turismo ainda e o Brasil como um todo precisa valorizar mais os seus atrativos turísticos", aponta.