Pedro Menezes   |   27/11/2025 12:13
Atualizada em 27/11/2025 12:26

Brasil lidera com folga o crescimento do Turismo internacional em 2025

Mais de 1,1 bilhão de turistas viajaram internacionalmente entre janeiro e setembro, segundo ONU Turismo

Alexandre Macieira/Riotur
Brasil cresceu 45% de janeiro a setembro, em relação a 2024
Brasil cresceu 45% de janeiro a setembro, em relação a 2024

Mais de 1,1 bilhão de turistas viajaram internacionalmente entre janeiro e setembro deste ano, cerca de 50 milhões a mais do que no mesmo período de 2024 (+5%), segundo dados divulgados pela ONU Turismo.

O destaque fica para o Brasil, que liderou o crescimento global de turistas internacionais (+45% em relação a 2024), seguido por Vietnã e Egito (ambos +21%), além de Etiópia e Japão (ambos +18%). A África do Sul, por sua vez, registrou um crescimento de 17%, Sri Lanka e Mongólia, ambos 16%, e Marrocos, 14%. Todos os destinos já ultrapassaram os níveis de 2019.

Nesta semana, comemoramos a marca de 8 milhões de visitantes estrangeiros, com direito a evento no Museu de Arte do Rio (MAR), no Rio de Janeiro (RJ), e o recorde de gastos destes turistas, que ultrapassou a marca de R$ 35 bilhões até outubro.

De acordo com a entidade, os resultados refletem a demanda sustentada por viagens ao longo do ano, apesar da alta inflação nos serviços turísticos e da confiança variável dos viajantes devido às tensões geopolíticas e comerciais. Apenas o terceiro trimestre registrou um aumento de 4% em relação a 2024, com uma forte temporada de verão no Hemisfério Norte.

"O Turismo internacional continuou apresentando crescimento sustentado em 2025, tanto em termos de chegadas internacionais quanto, principalmente, em receitas, apesar da alta inflação nos serviços turísticos e das tensões geopolíticas. África e Europa, em particular, se destacam pelos seus resultados"

Secretário-Geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili

De acordo com a projeção do Turismo das Nações Unidas em janeiro deste ano, espera-se que as chegadas de turistas internacionais cresçam de 3% a 5% em 2025. Embora os resultados até setembro estejam em linha com a previsão do Turismo das Nações Unidas, fatores como altos preços das viagens e um ambiente geopolítico desafiador continuam sendo importantes riscos de queda.

De acordo com a projeção do Turismo das Nações Unidas em janeiro deste ano, espera-se que as chegadas de turistas internacionais cresçam de 3% a 5% em 2025
De acordo com a projeção do Turismo das Nações Unidas em janeiro deste ano, espera-se que as chegadas de turistas internacionais cresçam de 3% a 5% em 2025

Por região e sub-região

  • A África registrou um aumento de 10% nas chegadas até setembro. Tanto o Norte da África (+11%) quanto a África Subsaariana (+10%) registraram crescimento de dois dígitos nas chegadas.
  • A Europa, a maior região turística do mundo, recebeu 625 milhões de turistas internacionais entre janeiro e setembro de 2025, um aumento de 4% em relação aos mesmos meses de 2024. Todas as sub-regiões europeias apresentaram resultados sólidos durante o terceiro trimestre. A Europa Ocidental (+5%) e o Sul da Europa Mediterrânea (+3%) apresentaram um desempenho robusto, enquanto o Norte da Europa (-1%) registrou resultados mais modestos. A Europa Central e Oriental continuou a apresentar uma forte recuperação (+8%), embora as chegadas tenham permanecido 11% abaixo dos níveis de 2019.
  • As Américas registraram um crescimento de 2% neste período, com um aumento de 3% no primeiro e segundo trimestres, mas uma ligeira queda no terceiro trimestre (-1%). Os resultados entre as sub-regiões foram mistos. A América do Sul (+9%) teve o melhor desempenho, apesar de um terceiro trimestre estável. A América do Norte (-1%) apresentou resultados mais fracos, em parte devido a pequenas quedas nos Estados Unidos e no Canadá. As chegadas na América Central aumentaram 3% até setembro, enquanto o Caribe (+1%) registrou um crescimento comparativamente mais modesto.
  • As chegadas no Oriente Médio cresceram 2% de janeiro a setembro em comparação com o mesmo período de 2024. Isso representa 33% mais chegadas do que em 2019, os resultados regionais mais fortes em relação ao ano anterior à pandemia.
  • As chegadas na Ásia e no Pacífico cresceram 8% nos primeiros nove meses de 2025, atingindo 90% dos números pré-pandemia (-10% em comparação com janeiro-setembro de 2019), à medida que a região continua a se recuperar. O Nordeste Asiático se destacou com um aumento de 17% nas chegadas em relação a 2024, mas permaneceu 12% abaixo dos níveis de 2019.

Gastos expressivos de visitantes na maioria dos destinos

Os dados mensais sobre receitas do Turismo internacional mostram gastos expressivos de visitantes em diversos destinos até setembro de 2025. Japão (+21%), Nicarágua (+19%), Egito (+18%), Mongólia e Marrocos (ambos +15%), Letônia (+13%), Brasil (+12%) e França (+9%) estiveram entre os destinos com melhor desempenho em termos de crescimento de receitas nos primeiros nove meses de 2025.

De acordo com a ONU Turismo, uma forte demanda também pode ser observada nos gastos de viagens internacionais de alguns grandes mercados, como os Estados Unidos (+7% até agosto), França (+5%), Alemanha e Itália (ambos +4%), bem como Espanha (+15% até agosto) e a República da Coreia (+7%).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4473 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.