Especial para o Portal PANROTAS Luiza Lorenzetti   |   10/12/2025 19:18

St. Louis e Rota 66 (Sul dos EUA): veja fotos e destaques do ponto de vista dos operadores

Depois de participarem do International Travel South USA Showcase, operadores se dividiram pela região


Luiza Lorenzetti
Lia Coutinho, da EZLink, na Rota 66
Lia Coutinho, da EZLink, na Rota 66

Depois de participarem do International Travel South USA Showcase, evento que reuniu estados, cidades e receptivos do Sul dos Estados Unidos para rodadas de negócios com o trade internacional em Kansas City, os operadores brasileiros se dividiram para famtours pela região.

Enquanto Ana Felipa Palma Parreira Roquette, da Agaxtur, explorou St. Louis, no Missouri, Lia Coutinho, da EZLink, percorreu o trecho da Rota 66 no mesmo estado.

A seguir, confira os destaques das duas viagens:

Saint Louis

No estado de Missouri, St. Louis está localizada no encontro do rio Mississippi com o rio Missouri. Ana e o grupo saíram de Kansas City de ônibus pela manhã e fizeram uma parada em Boonville, onde fizeram uma parada para o almoço e puderam visitar os museus River, Rails & Trails e o Mitchell Antique Motorcar Museum, ambos dedicados à história ferroviária e automobilística do país.

Ao longo do famtour, os participantes visitaram importantes instituições culturais, como:

  • Saint Louis Art Museum, um dos principais museus gratuitos dos EUA;
  • City Museum, famoso por sua mistura de parque de aventuras com instalações artísticas reutilizando materiais industriais;
  • Missouri History Museum, dedicado à história do estado e da expansão para o Oeste;
  • National Museum of Transportation, com um grande acervo de veículos históricos.

Para Ana, um dos destaques da programação foi a visita ao Busch Stadium, casa do St. Louis Cardinals, time de beisebol local. “Perto do estádio tem lojinhas, um bar com telão onde o pessoal assiste aos jogos e um dos restaurantes mais famosos de St. Louis onde fomos jantar”, conta.

Outro ponto alto da viagem foi o tour na Anheuser-Busch Brewery, a tradicional fábrica da Budweiser, uma experiência gratuita que mostra a história da marca, o seu processo de produção e visita aos famosos cavalos Clydesdales, símbolo da cervejaria. O Garden Glow, no Missouri Botanical Garden, também encantou a operadora brasileira. Por lá, acontece um festival de luzes que costuma atrair turistas no fim de ano.

Por fim, o ponto mais popular da cidade é o Gateway Arch. Visto de diferentes lugares da cidade, o grande arco foi projetado pelo arquiteto finlandês Eero Saarinen em 1947 e tem quase 200 metros de altura – o maior monumento dos Estados Unidos. Cartão postal de St. Louis, o arco possui um museu que narra a expansão para o oeste americano e um elevador interno que leva o visitante para uma vista panorâmica.

Veja, abaixo, mais fotos dos operadores brasileiros em St. Louis:


Rota 66

Você provavelmente já ouviu falar da Rota 66: a rodovia mais famosa dos Estados Unidos atravessa oito estados, de Illinois à Califórnia. Com muitos trechos históricos preservados, o trajeto simboliza o sonho americano e a liberdade das road trips que aparecem nos filmes hollywoodianos.

Lia Coutinho foi a única brasileira do grupo que percorreu o trecho do Missouri da Rota 66. A experiência fez com que ela se aprofundasse nas atrações, logística, hotelaria e experiências essenciais para montar roteiros completos para viajantes brasileiros — especialmente para o centenário da rota, que acontece em 2026.

A viagem começou em Red Oak II, que fica quase na divisa com Oklahoma. O lugar é uma vila artística, com casas e objetos históricos de pequenas cidades rurais em um clima nostálgico, característico da Rota.

Em seguida, o grupo visitou Joplin, cidade marcada pelos murais coloridos dedicados à rota. Já em Springfield, conhecida como Birthplace of Route 66, os participantes visitaram atrações preservadas, como o Gillioz Theatre, inaugurado em 1926. Foi nesta cidade que autoridades do Missouri e Oklahoma enviaram o telegrama a Washington formalizando o número “66” para a rodovia.

Para passar a noite, a escolha foi o histórico Best Western Route 66 Rail Haven, famoso por ter recebido Elvis Presley e sua mãe. O hotel preserva quartos temáticos e decoração inspirada na viagem de carro clássica americana.

Dentre as várias cidades que o grupo percorreu, Lia destaca Waynesville, que tem um museu a céu aberto de neon, com muitos painéis históricos da Rota; e também St. Louis, onde visitou alguns dos pontos que Ana também conheceu, como o Gateway Arch e a fábrica da Budweiser.

Em 2026, quando a Rota 66 completa 100 anos, Lia aposta que o interesse pela viagem vai crescer bastante. Com a Copa do Mundo no mesmo ano, que terá jogos em cidades do Sul e do Centro-Oeste norte-americano, esses roteiros podem ser uma oportunidade de diversificar a oferta aos brasileiros que buscam experiências alternativas, especialmente viagens temáticas ligadas à música, história e road trips.

Veja, abaixo, mais fotos da Rota 66:


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Luiza Lorenzetti

Luiza Lorenzetti tem 5 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS