Roma inicia cobrança para acesso à Fontana di Trevi
Taxa de 2 euros visa conter o alto fluxo de turistas

A partir desta segunda-feira (2), turistas que desejarem jogar uma moeda na Fontana di Trevi, em Roma, precisarão pagar uma taxa de 2 euros. Conforme noticiado pelo Portal PANROTAS em janeiro, a medida faz parte de um plano de gestão de fluxo turístico e preservação do patrimônio histórico, diante do crescimento contínuo do número de visitantes.
A taxa será cobrada das 11h30 às 22h nos dias úteis e das 9h às 22h aos fins de semana. De acordo com as regras anunciadas, os residentes de Roma estão isentos, assim como pessoas com deficiência e seus acompanhantes, e crianças menores de seis anos.
A cobrança valerá apenas para o acesso dos turistas à área mais baixa do monumento, junto ao espelho d’água. Ou seja, a contemplação a partir da praça permanecerá gratuita.
As autoridades afirmam que mais de 10 milhões de pessoas visitaram a fonte entre dezembro de 2024 e dezembro de 2025, período que coincidiu em grande parte com o Ano Santo Católico, ou Jubileu, que atraiu cerca de 33,5 milhões de peregrinos a Roma.