Filip Calixto   |   11/09/2025 17:13

Diaspora.Black lança programa de parceiros para ampliar rotas e consolidar afroturismo

Startup lança iniciativa para atrair guias e operadoras e fortalecer o afroturismo no Brasil


Divulgação/Diaspora.Black
André Ribeiro, Antônio Pita e Carlos Humberto, fundadores da Diaspora.Black
André Ribeiro, Antônio Pita e Carlos Humberto, fundadores da Diaspora.Black

A Diaspora.Black, travel tech brasileira referência em experiências afrocentradas, acaba de lançar um programa de parceiros comerciais voltado a operadores e guias de Turismo. O objetivo é ampliar o número de rotas disponíveis em sua plataforma, fortalecer a rede de fornecedores e atender à crescente demanda de viajantes interessados no afroturismo – segmento que vem ganhando visibilidade e espaço no mercado nacional e internacional.

Segundo o diretor comercial e de Marketing da empresa, Haroldo Nascimento, trata-se de um movimento estratégico para o momento atual da Diaspora.Black.

"Estamos num período de preparação para grandes lançamentos que virão em novembro [mês da Consciência Negra no Brasil], inclusive com parcerias internacionais em destinos como Colômbia, Portugal, Argentina entre outros. Esse novo programa nasce da necessidade de expansão de roteiros para acompanhar a procura e estimular os operadores a oferecerem novas opções de experiências afrocentradas"

Haroldo Nascimento, diretor comercial e de Marketing da Diaspora.Black

Estruturação e fortalecimento do afroturismo

A Diaspora.Black atua como um hub que organiza e impulsiona a cadeia do afroturismo, operando em duas frentes:

  • no apoio a empreendedores, oferecendo publicidade, tecnologia e suporte em vendas;
  • e junto a governos, agências de fomento e municípios, auxiliando na criação de novos roteiros e produtos turísticos a partir do resgate de saberes e histórias da população negra.


Hoje, a plataforma já reúne experiências em 47 cidades, que vão desde caminhadas guiadas de algumas horas a vivências em comunidades quilombolas e programas corporativos que podem mobilizar centenas de pessoas.

Divulgação/Diaspora.Black
Haroldo Nascimento, diretor comercial e de Marketing da empresa
Haroldo Nascimento, diretor comercial e de Marketing da empresa

"Chegamos a realizar uma experiência com 700 colaboradores de uma empresa na Pequena África, no Rio de Janeiro. Cada vez mais, o mercado corporativo também tem nos procurado, principalmente via áreas de RH, interessadas em ações de diversidade e inclusão", destaca Nascimento.

Como funciona o programa de parceiros

O programa lançado pela startup busca atrair guias e empresas que atuem com foco no afroturismo para diversificar a oferta de roteiros. A ideia é estimular os operadores a ampliarem sua disponibilidade de experiências e de agenda, oferecendo desde versões expandidas de destinos e roteiros já conhecidos até novos percursos.

O incentivo inclui bonificações financeiras: operadores que ampliarem sua quantidade de roteiros, aumentarem agenda para atendimentos ou trouxerem outros parceiros para a plataforma receberão reconhecimento em forma de remuneração adicional. Sempre os três destaques em cada um desses critérios.

"Queremos criar um ciclo positivo: quanto mais roteiros e disponibilidade tivermos, mais atrativo fica para o cliente e mais os operadores ganham"

Haroldo Nascimento, diretor comercial e de Marketing da Diaspora.Black

A meta inicial é ousada: conquistar 20 novos parceiros já em setembro e dobrar o número atual de roteiros oferecidos na plataforma, atualmente são 100 ao todo pelo Brasil.

Tecnologia e expansão internacional

A startup tem investido em tecnologia para facilitar a adesão dos operadores e a jornada dos viajantes. Recentemente, sua plataforma passou a contar com versões em inglês e espanhol, ampliando a acessibilidade e atraindo público internacional.

"Durante o Salão de Turismo, por exemplo, percebemos que alguns operadores tinham dificuldades no passado por questões tecnológicas. Hoje mostramos que a plataforma evoluiu, está mais intuitiva, e isso gera confiança para que eles se reintegrem ao nosso ecossistema", considerou o executivo da travel tech.

Reprodução
A Diaspora.Black atua como um hub que organiza e impulsiona a cadeia do afroturismo
A Diaspora.Black atua como um hub que organiza e impulsiona a cadeia do afroturismo

Além da inovação digital, a empresa segue ampliando sua presença fora do Brasil, em diálogo com parceiros da América Latina e da Europa. A previsão é que em novembro sejam anunciadas novas iniciativas nesse campo, fortalecendo a internacionalização da marca.

Afroturismo em ascensão

A proposta da Diaspora.Black ganha ainda mais relevância por estar inserida em um movimento crucial de valorização do afroturismo. Historicamente marginalizados na sociedade brasileira e na própria indústria do Turismo, empreendedores e viajantes negros assumem hoje um papel em ascensão na criação de produtos, na construção de narrativas e no fortalecimento da identidade cultural afrocentrada.

"A gente tem trabalhado dia e noite pela visibilidade do afroturismo, em parceria com associações, entidades políticas e dentro da própria iniciativa privada. Em diálogo com a Embratur, com agências, em eventos do Sebrae, redes sociais e agora também com newsletter e blog próprios. É um esforço constante para mostrar que esse segmento não só existe, mas é fundamental para repensar o Turismo de forma mais inclusiva e diversa”

Haroldo Nascimento

O lançamento do programa de parceiros faz parte de um plano maior de crescimento da Diaspora.Black. A empresa já demonstrou resiliência ao atravessar a pandemia e projetou faturar R$ 10 milhões até 2025, apostando tanto em seu marketplace B2C quanto em soluções B2B, como treinamentos corporativos em diversidade e inclusão.

Com a expansão de roteiros, o fortalecimento de sua base de operadores e a aposta em internacionalização, a startup se posiciona como referência na estruturação de produtos turísticos afrocentrados. "Nosso papel é consolidar o afroturismo como parte essencial da indústria do Turismo, conectando pessoas e promovendo o conhecimento da história e da memória da população negra no Brasil e no mundo", conclui Nascimento.

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Sobre o autor

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes