Diáspora.Black apoia iniciativas do projeto Mentoria Preta
Em expansão, marketplace é referência em afroturismo no Brasil e apoiará projeto de ascensão de lideranças

Referência em afroturismo no Brasil e em processo de internacionalização, a Diáspora.Black, uma startup que nasceu para promover segurança, acolhimento e pertencimento a viajantes e anfitriões negros, dá novos passos em sua trajetória de impacto no setor de Turismo.
Em reunião com a equipe da PANROTAS, os líderes da empresa compartilharam conquistas recentes, seus planos de expansão e a intenção de fortalecer sinergias com o projeto Mentoria Preta, da qual fazem partes lideranças negras do Turismo para fomentar a ascensão de profissionais negros à alta liderança no trade. Como mentores, encabeçam essa estreia do projeto:
Denis Tassitano - diretor SAP Concur
Jackson Soares - Diretor Befly
Jurema Monteiro - Ex presidente Abear
Lígia Secco - Partner @RARO
Reifer Souza - Diretor Copastur
Renata Garcia - Sócia-proprietária da agência Go2Grow
Rogéria Pinheiro - Fundadora Travel Education
Wellington Melo - Diretor do Hotel Unique

Carlos Humberto Silva, fundador e CEO da Diáspora.Black, compartilhou sua inspiradora trajetória desde a infância vivida em um terreiro de umbanda na Baixada Fluminense até a criação da plataforma em 2016, durante a Feira Preta. O negócio surgiu como resposta ao racismo estrutural enfrentado no setor de hospitalidade e hoje já atua também com experiências turísticas, treinamentos corporativos, eventos, receptivo e consultoria para o desenvolvimento de destinos afrocentrados.
Diaspora.Black em busca dos Estados Unidos
O marketplace especializado em afroturismo vive um momento importante de reforços. Haroldo Nascimento, que deixou o Bradesco após 19 anos para liderar o setor comercial da Diáspora.Black, assumiu recentemente também a área de Marketing, reforçando a integração estratégica entre as frentes.
Um dos focos prioritários da nova fase é o posicionamento da marca nos Estados Unidos, com o objetivo de tornar-se referência global em experiências de Turismo voltadas à comunidade afro-americana — um segmento que movimentou mais de US$ 540 bilhões em 2022.
Diáspora.Black no Mentoria Preta

A parceria com a Mentoria Preta visa não apenas ampliar a visibilidade da Diáspora.Black, mas também fomentar o desenvolvimento de profissionais e territórios negros por meio de ações estruturadas, como o projeto Mentoria Preta, que já conta com oito mentorados selecionados e apoio integral da PANROTAS. “Queremos ir além da visibilidade e construir juntos iniciativas duradouras que transformem o setor”, afirmou Carlos Humberto.
A reunião também selou um compromisso mútuo de colaboração contínua com a PANROTAS, com trocas previstas em eventos como o PANROTAS Next em Florianópolis e futuras iniciativas em formação profissional, diversidade e inovação. Segundo Zé Guilherme Alcorta, CEO da PANROTAS, “o Turismo precisa refletir a diversidade que já existe em sua base, mas que ainda não chegou à liderança. Nosso papel como mídia é provocar, visibilizar e construir soluções com o setor.”
Com metas ousadas de faturamento, novos projetos com o BNDES, SEBRAE e governos estaduais, e ações de impacto previstas para a COP em Belém, a Diáspora.Black se posiciona como uma das forças mais inovadoras e transformadoras do Turismo brasileiro — e a PANROTAS estará ao lado nesse caminho.
Mais informações em diaspora.black e mentoriapreta.com.br