Movida

Marina Oliveira   |   08/05/2018 13:51

Lummertz quer menos burocracia para alcançar 12 milhões de turistas

No Dia Nacional do Turismo, ministro faz um balanço da área.


Marluce Balbino
Ministro do Tursimo, Vinicius Lummertz
Ministro do Tursimo, Vinicius Lummertz
Aproveitando a celebração do Dia Nacional do Turismo nesta terça-feira (8), o novo ministro da pasta, Vinicius Lummertz, falou sobre as oportunidades e desafios do setor, além de fazer um breve balanço sobre as últimas ações do governo na área.


Em 2017, o Brasil registrou um crescimento no Turismo acima da média da economia global – de 7%, com contribuição de US$ 8,3 trilhões para o PIB mundial.


“O Turismo vem ganhando cada vez mais importância no Brasil, com R$ 520,5 bilhões em contribuição para a economia, sete milhões de empregos gerados e 206 milhões de viagens domésticas, apesar de estarmos aquém do nosso potencial”, declarou Lummertz.


O ministro salientou, ainda, algumas medidas já implementadas que visam alavancar o crescimento do setor, entre elas a implantação do visto eletrônico para o Japão, os Estados Unidos, o Canadá e a Austrália, a regulamentação dos voos charteres, a aprovação no Senado do “Céus Abertos” e a isenção temporária de impostos para a importação de equipamentos de parques temáticos.


Outras iniciativas previstas são o envio ao Congresso das propostas para ampliar a participação do capital internacional nas aéreas brasileiras, transformar a Embratur em agência e modernizar a Lei Geral do Turismo. Além disso, Lummertz também frisou a parceria com o Sebrae e o BNDES.


CAPTAÇÃO DE TURISTAS

O ministro falou, também, sobre os planos do governo para o maior desafio do tarde, o ambiente de negócios. “Nossa meta é chegar a 12 milhões de turistas internacionais (hoje são 6,6 milhões), 100 milhões de turistas domésticos viajando dentro do País (hoje são 60 milhões) e gerar dois milhões de novos empregos pelo setor, saindo de sete milhões para nove milhões até o ano de 2022”, estimou.


Para Lummertz, a solução passa pela desburocratização dos processos e também no projeto de lei 2724 que, entre as ações, prevê a modernização da Lei Geral do Turismo. “São 118 mudanças propostas para desburocratizar o setor e dar mais segurança para a iniciativa privada desenvolver a economia, gerando emprego e renda ao povo brasileiro.”

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias