Felipe Lima   |   19/09/2018 08:43

Viajantes poderão declarar bens para viagens internacionais

Os viajantes também poderão usar a nota fiscal emitida por estabelecimento brasileiro.

Divulgação/Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Deputado Vitor Valim, autor da proposta
Deputado Vitor Valim, autor da proposta
A Câmara dos Deputados está discutindo uma proposta que obriga a Receita Federal a disponibilizar formulários a todos os aeroportos, que auxiliem os viajantes a declarar bens que carregam em viagens internacionais. O objetivo da lei, segundo o autor, deputado Vitor Valim, é evitar a cobrança de tributos sobre esses bens, assegurando a tranquilidade dos turistas quando retornam.

“Há necessidade de uma declaração que comprove que a pessoa saiu do Brasil com determinados bens, como celulares e computadores, para que quando retorne ao País não seja taxada pela posse desses produtos”, explica Valim.

Além do formulário de comprovação da saída temporária de bens para o Exterior, previsto no Projeto de Lei 9.875/18, o viajante também poderá utilizar nota fiscal emitida por estabelecimento brasileiro para comprovar a procedência dos bens levados na viagem.

Atualmente, para declarar o transporte de valores superiores a R$ 10 mil, a Receita Federal já disponibiliza a Declaração Eletrônica de Bens do Viajante (e-DBV).

O projeto estabelece ainda que o novo formulário deverá ser regulamentado pelo Executivo em até 30 dias. O projeto será analisado conclusivamente pelas comissões de Finanças e Tributação, de Constituição e Justiça e de Cidadania.


*Fonte: Agência Câmara Notícias

conteúdo original: https://bit.ly/2xmvHv4

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Lima

Felipe Lima tem 533 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS