Juliana Monaco   |   17/10/2019 14:59
Atualizada em 17/10/2019 15:12

PDT pede suspensão de acordo entre Embraer e Boeing

O PDT enviou ao Supremo Tribunal Federal um pedido de liminar para suspender a venda do controle da divisão de aviação comercial da Embraer para a Boeing.


Divulgação
Anunciado no ano passado, o acordo envolve uma parceria das duas empresas para venda do cargueiro nacional KC-390.
Anunciado no ano passado, o acordo envolve uma parceria das duas empresas para venda do cargueiro nacional KC-390.
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de liminar para suspender o processo de venda do controle da divisão de aviação comercial da Embraer para a norte-americana Boeing.

Anunciado no ano passado, o acordo envolve uma parceria das duas empresas para venda do cargueiro nacional KC-390. A expectativa era que a conclusão da venda ocorresse no final deste ano, mas órgãos de defesa da concorrência da União Europeia decidiram abrir uma investigação sobre a operação, definindo o dia 20 de fevereiro de 2020 como prazo para uma decisão.

O diretório nacional do partido diz que o negócio viola o princípio da soberania nacional, além de criticar o não uso do poder de veto da União por parte do governo de Jair Bolsonaro, por ocasião da assembleia de acionistas da Embraer realizada em fevereiro. O pedido de liminar foi protocolado nesta semana e está nas mãos do ministro Luiz Roberto Barroso, do STF.

O PDT afirma no processo que a divisão de produtos e serviços de Defesa da Embraer ficará ameaçada pela operação uma vez que a empresa está vendendo 80% de sua principal geradora de recursos para a Boeing. A ação cita ainda que o negócio deveria ter viabilizado uma oferta pública (OPA) a todos os acionistas da fabricante brasileira, como estabelecido em seu estatuto social.

No início do ano, o partido propôs uma ação civil pública na Justiça de Brasília para tentar impedir a operação, defendendo que fosse submetida à apreciação pelo Congresso Nacional e pelo Conselho de Defesa Nacional.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS