Isabella Tagliapietra   |   16/12/2019 18:46   |   Atualizada em 16/12/2019 18:47

Governo de SP conclui restauração do Museu da Língua Portuguesa

O Museus, que passou por um incêndio em 2015, abrirá as portas novamente em junho de 2020. O governo de SP anunciou o fim das obras hoje (16).

Com previsão de reabertura para 25 de junho de 2020, o governador de São Paulo, João Doria e o secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão anunciaram o fim das obras de restauração do Museu da Língua Portuguesa - o custo total foi de R$ 81,4 milhões.

“O Museu da Língua Portuguesa será ainda mais interativo do que já foi, isso cativa pessoas. Crianças, jovens e adultos, inclusive as pessoas com deficiência terão aqui a oportunidade desta interação. A tecnologia ajuda e contribui com a inclusão”, destacou o governador.

Agora com as obras finalizadas, o museu passará pela instalação da museografia e ocorrerá a licitação para contratação da organização social que fará a gestão - o edital para esta etapa foi lançado hoje (16).

Divulgação
Localizado no antigo prédio da Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa foi destruído por um incêndio ocorrido em 2015
Localizado no antigo prédio da Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa foi destruído por um incêndio ocorrido em 2015
“Nós teremos aqui um Centro de Referência e Estudos da língua portuguesa. Então teremos não apenas uma área voltada ao público em geral, mas também um espaço para pesquisadores, estudiosos e outro para debates e seminários sobre a língua portuguesa e a diversidade cultural como temas principais”, disse o secretário Sá Leitão.

O Museu foi tomado por um incêndio em 2015 e desde então estava em obras para reabertura. O restauro trouxe melhorias contra incêndios, como a instalação de sprikers. Além disso, houveram mudanças para melhorar a acessibilidade.

A obra também seguiu diretrizes de sustentaridade, o foco foi obter o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) - muito importante na área de construções sustentáveis.

A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo de São Paulo em parceria com a Fundação Roberto Marinho e tem como patrocinador master a EDP; como patrocinadores, o Grupo Globo, o Grupo Itaú e a Sabesp; e conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Tópicos relacionados