Movida

Vinicius Novaes   |   09/04/2020 17:46   |   Atualizada em 09/04/2020 17:56

Veja como foi a segunda live do projeto Check Point

Live teve a participação do secretário de Desenvolvimento e Competitividade do MTur, William França

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (9), nas redes sociais da PANROTAS, a segunda live do Check Point, um projeto da PANROTAS com a Imaginadora, com apoio da R1, que trouxe a participação do secretário de Desenvolvimento e Competitividade do Ministério do Turismo, William França, a presidente da Resorts Brasil, Ana Biselli, o presidente da Copastur, Edmar Bull, a CEO da Imaginadora, Ana Donato, o presidente do Reclame Aqui, Maurício Vargas. O encontro foi mediado pelo editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade.

Um dos principais assuntos abordados foi a MP 948, assinada nesta quarta (8) pelo presidente Jair Bolsonaro, que dispõe sobre o cancelamento de serviços, de reservas e de eventos dos setores de Turismo e Cultura em razão do estado de calamidade pública por causa da pandemia do novo coronavírus que assola o mundo.

Roberto Castro/MTUR
William França, do MTur
William França, do MTur
“Essa medida provisória veio para atender as empresas que não têm fluxo de caixa. Por isso, nós criamos uma regra para que ela possa transitar por esse período de crise”, disse. “Todo mundo que fez um tipo de contrato vai poder ser atendido nessa medida provisória”, garantiu.

COMUNICAÇÃO
O presidente do Reclame Aqui, Maurício Vargas, ressaltou a importância de as empresas de Turismo se comunicarem com transparência e assertividade em um momento tão crítico. Isso porque nos últimos dez dias, o Reclame Aqui recebeu mais de 150 mil reclamações direcionadas a empresas do setor. “As empresas precisam do consumidor neste momento e, por isso, é necessário saber se comunicar com o cliente”, frisou. “Alguém já ligou para o seu cliente para saber como ele está?”, orientou.

Divulgação
Maurício Vargas, do Reclame Aqui
Maurício Vargas, do Reclame Aqui
O presidente do Reclame Aqui enfatizou ainda a necessidade de se organizar. “Eu tenho que me organizar na comunicação; essa é uma forma de me antecipar ao consumidor”, disse. “Tem muitas empresas fazendo um bom serviço, mas tem outras que fecharam as portas, deram férias coletivas aos funcionários, e deixaram os consumidores a ver navios”, complementa.

HOTÉIS FORA DO BRASIL
O presidente da Copastur, Edmar Bull, questionaou o fato de as regras da MP 948 não contemplarem devoluções, por exemplo, de hotéis fora do País. “Muitos hotéis lá foram não vão querer reembolsar o turista”, salientou.

O secretário de Desenvolvimento e Competitividade do Ministério do Turismo, William França, disse que, até o momento, não existe a possibilidade de legislar fora do território brasileiro. No entanto, ele afirmou que essa MP pode ser o pontapé para que novas medidas sejam tomadas por órgãos internacionais, como o OMT (Organização Mundial do Turismo).

SAZONALIDADE
A presidente da Resorts Brasil, Ana Biselli enfatizou que o Turismo trabalha muito com sazonalidade, em referência às propostas da MP 948, que assegura, entre outras coisas, a remarcação dos serviços, das reservas e dos eventos cancelados.

Filip Calixto
Ana Biselli, presidente da Resorts Brasil
Ana Biselli, presidente da Resorts Brasil
“O Turismo trabalha com sazonalidade e isso precisa ser respeitado em uma eventual troca”, comentou Biselli.

O secretário do Ministério do Turismo, William França, acredita que a principal recomendação no momento é a transparência com o cliente final. “Nesse momento que estamos atravessando, as melhores recomendações são a comunicação transparente e o talento para a negociação de cada operador”, salientou.

CAMPANHA
A segunda etapa da campanha "Não cancele, remarque!" vai focar nas empresas do trade, segundo o secretário de Desenvolvimento e Competitividade do Ministério do Turismo, William França. “Na próxima fase da campanha, nosso objetivo são as empresas do segmento, que poderão se cadastrar no www.consumidor.gov.br”, disse.

O site é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. “Até o momento já temos 15 empresas cadastradas”, frisou.


Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias