Juliana Monaco   |   12/05/2020 14:09
Atualizada em 12/05/2020 14:10

OMT lança pacote para ajudar na recuperação do Turismo

O plano está estruturado em três pilares: recuperação econômica, marketing e fortalecimento institucional.


Flickr / Oscar von Bonsdorff
As chegadas de turistas internacionais poderão diminuir de 60% a 80% em 2020
As chegadas de turistas internacionais poderão diminuir de 60% a 80% em 2020
A Organização Mundial de Turismo (OMT) lançou um pacote de assistência para a recuperação do setor em resposta à crise causada pela covid-19. Desenvolvido para apoiar governos, setor privado e agências doadoras, o pacote está estruturado em três pilares principais: recuperação econômica, marketing e fortalecimento institucional.

"Devemos apoiar o setor agora com ações reais enquanto nos preparamos para que ele volte o mais forte possível. Os planos de recuperação do Turismo se traduzirão em empregos e crescimento econômico, não apenas dentro do próprio setor, mas em todas as esferas. Este pacote ajudará governos e empresas a implementar nossas recomendações para a recuperação", afirma o secretário geral da OMT, Zurab Pololikashvili.

O pacote de assistência defende políticas e medidas a serem implementadas para estimular a recuperação econômica do setor. Em relação ao segundo pilar, a OMT fornecerá assistência técnica para identificar mercados que possam ajudar a acelerar a recuperação e reformular estratégias de marketing. Já o fortalecimento institucional visa aprimorar a parceria público-privada e a promoção de esforços colaborativos para a recuperação do Turismo e o aprimoramento das habilidades para a recuperação de crises.

A entidade identificou três possíveis cenários para os próximos meses. Dependendo do momento em que as restrições de viagens acabarem, as chegadas de turistas internacionais poderão diminuir de 60% a 80% em 2020. Isso representaria uma queda nas receitas de exportação do Turismo entre US$ 910 bilhões e US$ 1,2 trilhão, além de colocar em risco mais de 100 milhões de empregos diretos.

O apoio oferecido pela OMT é projetado para ajudar os profissionais a trabalharem na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e nas 17 Metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Vários desses objetivos estão diretamente relacionados ao Turismo, especialmente os ODS 8, 12 e 17, sobre "Trabalho Decente e Crescimento Econômico", "Produção e Consumo Responsáveis" e "Parcerias e Meios de Implementação".

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS