Juliana Monaco   |   12/05/2020 14:09   |   Atualizada em 12/05/2020 14:10

OMT lança pacote para ajudar na recuperação do Turismo

O plano está estruturado em três pilares: recuperação econômica, marketing e fortalecimento institucional.


Flickr / Oscar von Bonsdorff
As chegadas de turistas internacionais poderão diminuir de 60% a 80% em 2020
As chegadas de turistas internacionais poderão diminuir de 60% a 80% em 2020
A Organização Mundial de Turismo (OMT) lançou um pacote de assistência para a recuperação do setor em resposta à crise causada pela covid-19. Desenvolvido para apoiar governos, setor privado e agências doadoras, o pacote está estruturado em três pilares principais: recuperação econômica, marketing e fortalecimento institucional.

"Devemos apoiar o setor agora com ações reais enquanto nos preparamos para que ele volte o mais forte possível. Os planos de recuperação do Turismo se traduzirão em empregos e crescimento econômico, não apenas dentro do próprio setor, mas em todas as esferas. Este pacote ajudará governos e empresas a implementar nossas recomendações para a recuperação", afirma o secretário geral da OMT, Zurab Pololikashvili.

O pacote de assistência defende políticas e medidas a serem implementadas para estimular a recuperação econômica do setor. Em relação ao segundo pilar, a OMT fornecerá assistência técnica para identificar mercados que possam ajudar a acelerar a recuperação e reformular estratégias de marketing. Já o fortalecimento institucional visa aprimorar a parceria público-privada e a promoção de esforços colaborativos para a recuperação do Turismo e o aprimoramento das habilidades para a recuperação de crises.

A entidade identificou três possíveis cenários para os próximos meses. Dependendo do momento em que as restrições de viagens acabarem, as chegadas de turistas internacionais poderão diminuir de 60% a 80% em 2020. Isso representaria uma queda nas receitas de exportação do Turismo entre US$ 910 bilhões e US$ 1,2 trilhão, além de colocar em risco mais de 100 milhões de empregos diretos.

O apoio oferecido pela OMT é projetado para ajudar os profissionais a trabalharem na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e nas 17 Metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Vários desses objetivos estão diretamente relacionados ao Turismo, especialmente os ODS 8, 12 e 17, sobre "Trabalho Decente e Crescimento Econômico", "Produção e Consumo Responsáveis" e "Parcerias e Meios de Implementação".

Tópicos relacionados