Artur Luiz Andrade   |   04/12/2020 15:50   |   Atualizada em 04/12/2020 16:05

México diz que há motivos para continuar na preferência de brasileiros

Para o diplomata, há motivos para que o México continue sendo preferido dos brasileiros

Divulgação
O embaixador do México no Brasil, José Ignacio Piña Rojas, enviou carta ao Portal PANROTAS, comentando a nota “Governo americano desaconselha viagens ao México”.

Confira abaixo:

“Prezado José Guilherme Alcorta,
Faço menção à nota publicada em 2 de dezembro, em seu prestigioso Portal PANROTAS, com o título “Governo americano desaconselha viagens ao México”. A respeito gostaria de fazer os seguintes comentários:

No período de janeiro a outubro deste ano (últimas informações disponíveis) os visitantes residentes no Brasil ocupam o quarto lugar entre os estrangeiros que visitaram o México, superando os da França, Reino Unido, Argentina, Peru, Espanha etc.

A pandemia de covid-19 teve um impacto semelhante no México e no Brasil, entre outros países, conforme mostram as estatísticas sobre o número de infecções e mortes devido a este vírus.

A atividade turística tem sido uma das mais afetadas pelos efeitos da crise provocada pela pandemia. O México, assim coo o Brasil, adorou protocolos de saneamento e higiene para se apresentar como um destino turístico seguro. Da mesma forma, o Ministério do Turismo possui um plano de ação e programas que oferecem aos turistas brasileiros, que pretendem viajar ao México, atrativos tradicionais e novos, com segurança e serviços de qualidade nas condições impostas pela pandemia.

Vale ressaltar que o Acordo para Supressão de Vistos em Passaportes Ordinários, retomado pelo México e Brasil desde maio de 2013, favorece o intercâmbio turístico entre os dois países.

A entrada em vigor do novo Acordo de Serviços Aéreos entre o México e o Brasil (29/09/2018) tem fortalecido a conectividade aérea entre os dois países.

Os voos entre o Brasil e o México, que foram cancelados devido à pandemia, estão sendo gradualmente retomados.

Durante a pandemia o México tem sido um dos países com menos restrições para a entrada de visitantes internacionais em seu território.

Como se pode observar existem condições e motivos para que o México continue sendo um dos destinos preferidos dos brasileiros.

Muito apreciarei sua atenção para que esses comentários possam ser publicados no Portal PANROTAS.

Em espera de sua amável resposta, aproveito a oportunidade para enviar meus cordiais cumprimentos.
José Ignacio Piña Rojas
Embaixador"

NOTA DA REDAÇÃO
“Agradecemos à mensagem do embaixador Piña Rojas. É muito bom ver uma autoridade mexicana falando da importância dos brasileiros para o Turismo do México, depois do fim do escritório de Turismo aqui, o que muito nos faz falta.

Agradecemos pelas informações. Somos partidários e incentivadores do Turismo responsável e seguro em tempos de pandemia. É possível sim viajar com segurança, e ela depende da adesão de todos: destinos, empresas, comunidades e viajantes.

E para o turista escolher o melhor e mais seguro destino para sua viagem, quanto mais informações ele tenha melhor. Seja por meio dos agentes de viagens e operadores brasileiros, que muito incentivam e têm vendido a ida ao México, dos players da indústria, de notícias internacionais, como a que gerou a nota referida em nosso portal, e, claro, das autoridades mexicanas, aqui representadas pelo embaixador, a quem mais uma vez agradecemos por ter se disposto a nos escrever e detalhar sobre as viagens ao México, destino muito querido e importante para os brasileiros.

Desejando que a pandemia esteja perto do fim e que os destinos continuem nos recebendo com segurança e responsabilidade, enviamos nosso abraço a todo o trade mexicano. Contem conosco para divulgar medidas de segurança, novidades e produtos, mesmo não havendo mais um escritório oficial no Brasil (e seu retorno seria uma ótima notícia para o fluxo de visitantes de nosso País para o México).

Atenciosamente, Artur Luiz Andrade, editor-chefe da PANROTAS”.

Tópicos relacionados