Como fazer o planejamento financeiro da sua empresa em 2021

|

Já não é novidade que a pandemia de coronavírus trouxe inúmeros desafios para as empresas e provocou uma crise nunca antes vista pelo mercado. Apesar das projeções de melhora para este ano, a Pesquisa Pulso Empresa divulgou que 62,4% das organizações sentiram que seus negócios foram impactados negativamente. Mas o que as empresas devem fazer para reverter esse cenário?

Além de acompanhar a transformação digital, trabalhar com planejamento financeiro é essencial para atingir o objetivo esperado e vencer os obstáculos econômicos impostos pela crise.

Continue lendo e conheça os principais passos para realizar o planejamento financeiro da sua empresa. E se quiser completar a leitura, a SAP Concur preparou um conteúdo especialmente voltado para empresas que desejam reduzir gastos em apenas 5 passos.

Divulgação
ATUAL SITUAÇÃO DO SEU NEGÓCIO
O primeiro passo para estruturar o planejamento financeiro em 2021 é estudar minuciosamente a condição financeira da sua organização. Nesta etapa, é preciso destacar alguns pontos importantes, como:

- tempo de atuação
- serviços e produtos ofertados
- público-alvo
- impacto financeiro da crise no último ano
- fornecedores
- clientes

A avaliação do seu negócio ainda inclui uma análise de todos os processos financeiros e das possíveis melhorias que podem otimizar a gestão. Também é imprescindível realizar o balanço patrimonial, demonstração contábil com os ativos e passivos da organização e a posição financeira atual da empresa.

DIFERENTES CENÁRIOS
O segundo passo para o sucesso do planejamento financeiro é estruturar possíveis ações para os diferentes cenários que a empresa pode enfrentar em 2021, desde os mais pessimistas até os mais otimistas. Desta maneira, sua organização estará previamente preparada para enfrentar as diversas situações de mercado deste ano.

PLANO DE AÇÃO
Após levantar a atual situação econômica e realizar o planejamento financeiro de diversos cenários, é o momento de estruturar o plano de ação.

Nesta etapa, é importante:

- definir metas e objetivos realistas
- mapear as ações necessárias para atingir o resultado esperado
- estruturar um cronograma para cada ação
- dividir tarefas e responsabilidades com os colaboradores
- documentar todas as ações
- mensurar resultados
- invista em tecnologia

Por último, mas não menos importante, investir em tecnologia é fundamental para otimizar todos esses processos do planejamento financeiro e ainda promover melhorias na gestão de negócios, aumento de produtividade dos profissionais e até uma possível redução de custos.

Leia também: Plano de negócios: como reestruturar e reduzir os custos corporativos em até 8%?

CONTE COM A SAP CONCUR
Como visto, a tecnologia é um fator importante para o sucesso do planejamento financeiro, além da sua organização acompanhar a transformação digital e obter inteligência de negócios e competitividade de mercado.
Por isso, a SAP Concur disponibiliza o SAP Concur Expense, sistema de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores com inteligência artificial, automação de processos, em compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados, com indicadores para sua empresa realizar escolhas mais sustentáveis e diversos outros recursos para sua empresa reduzir os custos corporativos em até 8%.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA