Movida

Rodrigo Vieira   |   01/02/2021 16:31   |   Atualizada em 01/02/2021 16:32

"Decisão infeliz", diz WTTC sobre Canadá cancelar voos

Bloqueios e cancelamentos de voos não são a solução, aponta o conselho mundial


Wikicommons
Gloria Guevara Manzo, presidente do WTTC
Gloria Guevara Manzo, presidente do WTTC
Decisão infeliz. É assim que o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) avalia a atitude tomada pelo governo do Canadá de cancelar voos do país ao México e ao Caribe até 30 de abril, como uma medida para conter a pandemia do coronavírus.

"Isso vai afetar gravemente a economia da região", aponta o WTTC. "É fundamental que o Canadá trabalhe com outros governos em uma estratégia efetiva para enfrentar a crise. Bloqueios e cancelamentos de voos não são a solução. Devem ser aplicados testes rápidos e de baixo custo como uma saída aos passageiros, assim como a implementação de um modelo de rastreamento de cada indivíduo. Fechar fronteiras de maneira drástica não é uma boa decisão."

A presidente do WTTC, Gloria Guevara Manzo, assinala que tais medidas radicais prejudicam a colaboração internacional e causam ainda mais danos a um setor que contribui para um em cada dez empregos no mundo. No Canadá, a indústria de Viagens e Turismo gera 1,67 milhão de empregos, montante que representa 8,8% do total de empregos do país. "O setor será chave para a recuperação econômica do Canadá, uma vez que a pandemia esteja combatida", reiterou Gloria.

A última pesquisa do WTTC revela o impacto devastador que a covid-19 está tendo na indústria de Viagens e Turismo na América do Norte, continente que pode amargar uma perda de 10,8 milhões a 13,8 milhões de empregos em decorrência da pandemia.

Segundo a presidente do conselho, o ideal é a aplicação de testes, que asseguraria todas as pessoas no voo e evitaria a transmissão do vírus de um destino ao outro. Gloria Guevara também reforça que "é fundamental que o Canadá trabalhe com outros governos em uma estratégia efetiva para enfrentamento da crise".

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias