Movida

Beatrice Teizen   |   01/10/2021 16:26

OMT e Netflix se unem para analisar papel dos filmes no Turismo

Relatório explora a crescente afeição que alguém tem por um determinado país ou cultura exibida nas telas

A OMT e a Netflix firmaram uma parceria na publicação de um relatório que examina o papel dos filmes e das séries como impulsionadores do Turismo e da afinidade cultural. O Relatório Global sobre Afinidade Cultural e Turismo na Tela explora a crescente afeição que alguém tem por um determinado país ou cultura exibida nas telas.

Divulgação/OMT
OMT e Netflix se unem para analisar papel dos filmes e das séries como impulsionadores do Turismo
OMT e Netflix se unem para analisar papel dos filmes e das séries como impulsionadores do Turismo
Os resultados da pesquisa foram apresentados em Madri, na Espanha, tendo como pano de fundo a Iberseries Platino Industria – maior evento internacional para profissionais ligados à indústria audiovisual em espanhol e português.

O objetivo final do documento é apoiar os formuladores de políticas e as principais partes interessadas no setor do Turismo a implementar políticas que tornem seus destinos atraentes para os produtores audiovisuais. Paralelamente, pretende contribuir para a construção de estratégias direcionadas para a promoção turística e do consumo da cultura local, investindo na qualificação e formação para desenvolver os setores cinematográficos e criativos locais. Com isso, quer garantir um elevado nível de talento, infraestrutura e capacidade produtiva e integração do Turismo e exibição da cultura em festivais de cinema para aprofundar o conhecimento do público global.

“Tanto o Turismo quanto o setor audiovisual celebram e promovem a cultura, apoiam empregos e oferecem oportunidades em diversos locais. O trabalho conjunto da OMT e da Netflix ajudará os destinos a perceber os benefícios potenciais da indústria na tela”, diz o secretário-geral da entidade, Zurab Pololikashvili.

O vice-presidente de Políticas Públicas da Netflix, Dean Garfield, acrescentou que “conforme destacado nesta pesquisa, fomos capazes de demonstrar conclusivamente o que instintivamente já acreditávamos, que junto com o desejo de viajar e visitar destinos, a exposição ao conteúdo das telas também leva a um maior interesse pelo patrimônio, cultura, idioma e desenvolvimento de relações interpessoais. Isso realmente demonstra que as indústrias criativas, o intercâmbio cultural, a narração de histórias e o Turismo estão todos interligados e podem transformar a maneira como as comunidades se percebem e se conectam.”

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias