Rodrigo Vieira   |   10/08/2022 13:32   |   Atualizada em 11/08/2022 09:55

México atualiza medida e aceitará visto eletrônico até 16 de setembro

Vistos eletrônicos para o México emitidos até 17/08 serão aceitos em território mexicano até 16/09


Divulgação/gob.mex
Vistos eletrônicos para o México emitidos até 17 de agosto serão aceitos em território mexicano até 16 de setembro.

Ontem (9), o Governo do México anunciou que barraria brasileiros com visto eletrônico de 18 de agosto em diante e que só valeria o visto físico, impresso no passaporte. No entanto, o Itamaraty conseguiu aprovação de nova medida: quem conseguir visto eletrônico para o México até 17 de agosto poderá usá-lo até 16 de setembro.

As informações são da diretora do receptivo AT Travel, Lilian Zanon, que também é cônsul honorária do Brasil em Cancun.

Unsplash
Cancun é o destino mexicano mais buscado pelos brasileiros
Cancun é o destino mexicano mais buscado pelos brasileiros
"O visto eletrônico emitido até 17 de agosto tem validade de 30 dias a partir de sua data de emissão para poder ingressar ao México", comunica, por e-mail o cônsul mexicano José R. Lópes de León.

Lilian Zanon diz que "realmente, até ontem a decisão era uma, mas hoje, com a interferência do Itamaraty, conseguimos ao menos essa notícia positiva". A profissional ainda diz que "até hoje no fim do dia ou no máximo amanhã essa informação estará publicada no site do Consulado do México no Brasil".

CONSULADO DO RIO DE JANEIRO
Ao enviar um e-mail para o Consulado do México no Rio de Janeiro, uma resposta automática vem logo em seguida, dando uma série de orientações e informando que as autorizações eletrônicas emitidas antes do dia 18 de agosto de 2022 permanecerão válidas até o final de sua validade (30 dias).

Confira a resposta completa a seguir.

"AVISO IMPORTANTE

O Consulado Geral do México no Rio de Janeiro comunica que todas as informações sobre vistos estão disponíveis na nossa página:

https://consulmex.sre.gob.mx/riodejaneiro/index.php/visas.

Se você precisa de agendamento para solicitar um visto no Rio de Janeiro, verifique os requisitos em nossa página e solicite *agendamento prévio* pelo sistema Mi Consulado. Todos os dias são liberadas vagas para vistos.

Esta é a única forma de obter vaga para um visto. Não existe nenhum trâmite denominado "visto de emergência"; não haverá atendimento sem agendamento, nem serão dadas vagas por e-mail.

A partir de 18 de agosto de 2022, todos os cidadãos brasileiros que viajem ao México precisam ter um visto impresso em seu passaporte.

***O Instituto Nacional de Migración informou que as autorizações eletrônicas emitidas antes do dia 18 de agosto de 2022 permanecerão válidas até o final de sua validade (30 dias)***.

Lembre-se que as pessoas estrangeiras que portem os seguintes documentos não requerem visto mexicano:
  • Documento que comprove residência permanente no Canadá, nos Unidos da América, no Japão, no Reino Unido da Grãn Bretanha e na Irlanda do Norte, ou em qualquer um dos países que integram o Espaço Schengen, assim como nos países membros da Aliança do Pacífico;
  • O visto válido e vigente do Canadá, dos Estados Unidos da América, do Japão, do Reino Unido da Grãn Bretanha e da Irlanda do Norte ou de qualquer um dos países que integram o Espaço Schengen.
Recomendação: Não adquira passagens aéreas ou qualquer serviço turístico no México, sem antes ter o visto físico correspondente estampado no passaporte."

Tópicos relacionados