Embratur e Netflix anunciam acordo para impulsionar Turismo audiovisual no Brasil
Objetivo é valorizar a cultura nacional e lançar um guia de viagem baseado nas obras da plataforma no País

A Netflix e a Embratur anunciaram um acordo de cooperação para potencializar o Turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. A iniciativa reconhece o papel estratégico do audiovisual como vetor de desenvolvimento econômico, projeção internacional e valorização da cultura nacional.
Inspirada em experiências internacionais bem-sucedidas da Netflix em países como França e Espanha, a iniciativa prevê um vídeo promocional que associa o potencial turístico do Brasil a produções que já conquistaram o público global, como Cidade Invisível, gravada na Floresta Amazônica, Casamento às Cegas Brasil, com temporadas filmadas em destinos como Amparo (SP) e Bom Jardim da Serra (SC), e Sintonia, que destaca as paisagens urbanas da periferia de São Paulo.
“O audiovisual é uma ferramenta poderosa, fundamental também para a promoção turística. Muitas pessoas decidem seus destinos de viagens incentivadas por algum filme ou série que assistiram. O conteúdo audiovisual e o talento brasileiro são reconhecidos pela qualidade, carregam a nossa identidade cultural e conquistam, cada vez mais, corações em todo o mundo. Essa parceria é uma forma de transformar a força das histórias brasileiras em conexões reais”,
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
A parceria também prevê o lançamento de um guia de viagem que reunirá roteiros e experiências turísticas baseadas em títulos de destaque da Netflix, que tiveram alto engajamento local e global, e que refletem os principais ativos culturais que a Embratur deseja promover. O material será lançado no final deste ano e refletirá sobre os ativos culturais e naturais promovidos pela Embratur.
“Temos um compromisso de longo prazo com o Brasil. Sabemos que as histórias que contamos ajudam a projetar o País para o mundo e geram impacto direto na economia local, na cultura brasileira e no Turismo aqui no Brasil, tanto de público doméstico, quanto internacional”, afirma a diretora de Políticas Públicas da Netflix, Mariana Polidoro.
A parceria reforça o potencial do audiovisual como aliado na promoção do Brasil como destino turístico e um cenário de histórias, além de marcar um passo importante na articulação entre cultura, Turismo e desenvolvimento econômico.